Le Mans | Notícias | WEC

World Endurance Championship

Zytek Engineering confirma motor LMP1 para 2014, incluindo opção híbrida.

por Hugo Ribeiro, 23 de Outubro de 2013 Sem Comentários

© Zytek Engineering

Depois da Judd, outra confirmação que já se esperava no que toca a soluções de motorização para 2014. Hoje, a Zytek, confirmou que também terá um motor disponível para clientes para a classe rainha do Mundial de Resistência e das 24 Horas de Le Mans. Motores já existem — HPD, Judd e Zytek — mas haverão chassis para eles? Com longa experiência no desenvolvimento de sistemas híbridos para carros de produção, um pacote híbrido irá também se colocado à disposição.

A Zytek Engineering anunciou o desenvolvimento de uma motor LMP1 de acordo com o regulamento de 2014. Este incorporará tecnologia oriunda das unidades V8 ZRS-03 (ndr.: na imagem), utilizadas na Renault World Series FR3.5, assente numa longa e bem sucedida história de desenvolvimento de motores inovadores de custos controlados

Um motor de 4500cc, eficiente em termos de utilização de combustível, está actualmente a sofrer testes com o objectivo de ser fornecido a clientes no Campeonato Mundial de Resistência de 2014. O motor naturalmente aspirado irá beneficiar de tecnologia avançada de controlo/drive-by-wire, e após um investimento significativo no ultra preciso equipamento de medição de deslocação de massa de combustível, a aplicação de injecção directa de combustível encontra-se a sem também explorada.

Para além do motor a gasolina, um sistema híbrido opcional irá também ser oferecido às equipas que pretenderem seguir as vantagens competitivas oferecidos pelos sistemas de recuperação de energia de 2 e 4 MJ, permitidos pelo regulamento. Este sistema ligado à transmissão é baseado no bem sucedido Zytek KERS F1 que actualmente é utilizado com grande eficiência no Honda SGT-300 CRZ e que tem sido testado n0 Honda NSX SGT-500 2014.

Bill Gibson, Presidente e Fundador da Zytek: “A Zytek apoia totalmente o rumo da introdução e desenvolvimento de sistemas de eficiência de combustível híbridos no palco do automobilismo. O regulamento FIA/ACO para 2014 é a oportunidade perfeita para combinar tecnologias desenvolvidas por todo o Grupo Zytek de forma a providenciar um conjunto Motor/ERS e sistemas de controlo dentro dos constrangimentos de um orçamento realista.”

Comunicado de Imprensa da Zytek