ELMS | Le Mans | Notícias | WEC

24 Horas de Le Mans

Zytek anuncia desenvolvimento de novo LMP2 ‘coupe’

por Hugo Ribeiro, 12 de Junho de 2014 Sem Comentários

© Zytek Engineering

Depois de Oreca, HPD, Onroak (Ligier) e Strakka — estes dois últimos já a competir — chegou a vez de também a Zytek anunciar o desenvolvimento de um LMP2 coupe. O novo protótipo, ainda sem designação, tem a estreia prevista para 2016, com os primeiros testes a terem lugar em 2015. Com o actual regulamento a chegar ao fim de vida no final da temporada de 2016, no entanto, o risco de ter um carro ultrapassado ao fim de um ano é enorme.

A Zytek Engineering anunciou que irá desenvolver e construir um LMP2 coupe com vista à temporada 2016. O novo protótipo, ainda sem designação (vai uma aposta que será Z16S?), será construído de acordo com o regulamento 'custos controlados' da classe com a monocoque a ser homologada para a classe LMP1. O novo LMP2 irá substituir o já velhinho chassis, que apesar de inúmeros melhoramentos ao longo dos anos — e inúmeros sucessos pelo caminho, entre os quais o título LMS LMP2 para a portuguesa Quifel ASM Team em 2009 — data já de 2002. O Zytek é ainda o único LMP2 integralmente desenvolvido pelo construtor, desde a monocoque à carroçaria, passando pelo motor (os motores Nissan são preparados pela Zytek) e por toda a electrónica.

O objectivo passa por colocar o Zytek LMP2 coupe disponível para a temporada 2016, com o protótipo a realizar os primeiros testes no final de 2015, o que poderá ser um objectivo bem arriscado: sabendo-se que o actual ciclo regulamentar da LMP2 termina no final de 2016, e que há conversações entre o ACO e a IMSA para uma plataforma comum para a classe LMP2 que junte esta com os americanos Daytona Prototypes, o novo Zytek arrisca-se a ficar obsoleto ao fim de um ano...

“O nível de interesse no chassis Zytek tem sido tremendo, ultimamente, devido ao seu contínuo sucesso em pista, pela sua facilidade de condução e reconhecido registo de segurança”, afirmou Bill Gibson, Presidente e Fundador da Zytek. “O negócio de chassis eleva a marca Zytek, serve de montra aos nossos motores e electrónica na perfeição. Queremos que tal assim continue e floresça, pelo que tomámos esta importante decisão de ir em frente com um carro coupé que irá manter a nossa presença na cena sportscar por muitos anos.”

© Zytek Engineering

© Zytek Engineering

Este será na verdade o primeiro LMP totalmente desenvolvido pela Zytek, visto que o actual chassis não é mais do uma variante do Reynard 02S — construído e desenvolvido pela Reynard, outrora o maior construtor independente de carros de competição — a quem a Zytek Engineering adquiriu o projecto e respectiva licença de construção quando aquela empresa faliu em 2002.

Fonte (citações): Comunicado de Imprensa da Zytek Engineering