Le Mans | Notícias | WEC

World Endurance Championship

WEC aposta na estabilidade no calendário de 2014

por Hugo Ribeiro, 21 de Setembro de 2013 6 Comentários

Foi ontem divulgado o Calendário 2014 do Campeonato do Mundo de Resistência (WEC). Como era já esperado, a estabilidade é o mote para a próxima temporada mantendo-se as oito provas deste ano, na mesma ordem. Havia algumas dúvidas quanto à continuação de Spa, (diz-se) fruto de um desentendimento quando aos valores pagos pela utilização do circuito, mas felizmente não ficaremos privados daquela que será — a seguir a Le Mans — a prova com mais tradição do Mundial.

Como prometido, Setembro foi uma vez mais o mês escolhido para a divulgação do Calendário da próxima temporada. Com a caravana Mundial concentrada em Austin, Texas, para as 6 Horas do Circuito das Américas — estreia absoluta — os organizadores do WEC divulgaram as oito provas que farão parte do cardápio em 2014, com a aposta a ser não só na estabilidade no número de provas, como na estabilidade das datas da sua realização. Mantêm-se os oito eventos, na mesma ordem, e sensivelmente nos mesmos fins-de-semana. A grande diferença está na season finale, no Bahrain, que se realizará 15 dias antes do que acontece este ano.

Mantêm-se também os mesmo erros: pós Le Mans, voltam a surgir dois meses e meio sem quaisquer provas, o que está longe de ser uma boa ideia para quem quer criar rotinas entre os fãs. As últimas cinco provas realizam-se precisamente em dois meses e meio. Já agora, e na nossa opinião, um calendário mais variado em termos de duração (e que tal um corrida de 9 horas e outra de 12 horas?) não seria também má ideia!

WEC 2014

R. Data Evento Circuito País
28-29 Março Testes Oficiais Paul Ricard HTTT França
1 18-20 Abril 6 Horas de Silverstone Silverstone Circuit Reino Unido
2 9-10 Maio 6 Horas de Spa-Francorchamps Circuit de Spa-Francorchamps Bélgica
1 Junho Teste Oficial para Le Mans Circuit de la Sarthe França
3 10-15 Junho 24 Horas de Le Mans Circuit de la Sarthe França
4 29-31 Agosto 6 Horas de São Paulo Autódromo José Carlos Pace Brasil
5 29-31 Setembro 6 Horas de Austin Circuit of the Americas EUA
6 10-12 Outubro 6 Horas de Fuji Fuji Speedway Japão
7 31 Outubro -1 Novembro 6 Horas de Shanghai Shanghai International Circuit China
8 13-15 Novembro 6 Horas do Bahrain Bahrain International Circuit Bahrain

Gerard Neveau, CEO do FIA WEC: “Este calendário representa um passo em frente na implementação da marca FIA WEC nos países que visitamos. É importante que as sete corridas à parte das 24 Horas de Le Mans tenham um calendário estável de forma a que os fãs saibam onde e quando o WEC levará o espírito Le Mans para um circuito perto deles. Representa também estabilidade para as nossas equipas, patrocinadores e parceiros, e irá permitir construir sobre as fundações que têm vindo a ser lançadas nas últimas duas temporadas.”

Pierre Fillion, Presidente do ACO: “2014 vai ser um ano muito interessante com o lançamento das novas regulamentações para a classe LMP1 e a chegada da Porsche com o seu P1 a desafiar os rivais da Audi e Toyota. Esperamos também mais carros na P2 e na GTE, pois o campeonato está em crescimento. Estou muito satisfeito com este calendário, pois proporciona estabilidade para as equipas e parceiros neste clima económico tão difícil. Espero uma temporada de 2014 muito excitante.”

Fonte: Comunicado de Imprensa FIA WEC