GT / Protótipos | Notícias | Portugueses

CNV / Braga: Rescaldo

Veloso Motorsport entre o céu e o inferno em Braga

por Press Release, 17 de Abril de 2014 Sem Comentários

© Veloso Motorsport PR

O Circuito de Braga recebeu este Domingo a primeira jornada do Racing Weekend 2014, um fim-de-semana pleno de competição, com a Veloso Motorsport a estar envolvida em duas frentes, no Campeonato de Portugal de Velocidade e no Challenge Desafio Único.

Depois de ter disputado e dominado no sábado, os treinos livres e posteriormente a duas qualificações, para determinar as posições à partida para as corridas de Domingo, os resultados deixavam um largo sorriso nas caras dos responsáveis da formação da Póvoa do Lanhoso, que viam o novo Tatuus PY012 pilotado por Carlos Vieira e Pedro Salvador, dominar com a obtenção das duas poles, conseguindo ainda estabelecer um novo recorde do traçado bracarense!

Excelente também a prestação dos jovens irmãos Eugénio e Sérgio Montez com o Norma M20FC, que apesar de reconhecerem estar em fase acelerada de aprendizagem, conseguiram bons tempos ao longo dos treinos, conseguindo uma posição na terceira fila da grelha para ambas as corridas de Domingo.

No Domingo, o optimismo para as corridas do nacional de velocidade era naturalmente elevado, e as primeiras voltas de Carlos Vieira confirmaram as melhores expectativas, com o piloto bracarense a largar muito bem e assumir a liderança da corrida para se afastar à razão de um segundo por volta dos seus mais directos adversários.

A paragem nas boxes para trocar de pilotos revelar-se-ia dramática para a formação da Veloso Motorsport, uma vez que Pedro Salvador não conseguiria recolocar de imediato o protótipo em funcionamento, perdendo com isso muito tempo e caindo para a terceira posição. O azar voltaria a fazer das suas minutos mais tarde, com o acelerador do Tatuus a ficar bloqueado, forçando Salvador a entrar nas boxes, de onde já não sairia, dando por terminada a sua corrida.

Por seu turno Eugénio e Sérgio Montez encaravam a sua primeira corrida ao volante do Norma M20FC com total maturidade, conseguindo rodar bem próximo dos lugares da frente. Aproveitando alguns dos azares alheios esta dupla de pilotos alcançava a terceira posição absoluta, mas um toque com um adversário atrasado acabaria por custar uma posição, com o quarto lugar final a ser o resultado possível.

A segunda ronda do Campeonato Nacional de Velocidade iniciar-se-ia pouco depois, com Pedro Salvador a fazer desta feita o arranque para a corrida de 50 minutos. Depois de uma excelente largada, o azar voltava a condicionar o carro que era nessa altura o mais rápido em pista, com Salvador a ter de passar pelas boxes para resolver um problema, mais uma vez com o cabo de acelerador, que desta feita se soltou. Foi muito o tempo perdido nas boxes, duas voltas, com Salvador primeiro e depois Carlos Vieira, a tudo fazerem para recuperar lugares, vindo a terminar a corrida na sexta posição.

Por seu turno, a corrida do Norma dos irmãos Montez voltou a ser excelente, com a quarta posição final a reflectir a excelente evolução desta dupla, deixando no ar a certeza que há que contar com eles muito proximamente para a luta pelos lugares da frente.

Carlos Vieira: Estou muito desiludido com o nosso fim-de-semana aqui em Braga. Mostramos que podemos andar bem e que formamos uma dupla forte e consistente. Teríamos vencido se não tivéssemos problemas e isso é uma meia consolação, no meio do grande azar que tivemos. Vamos agora olhar para a frente e apostar em vencer nas provas que faltam, começando já pela Falperra, a próxima prova do campeonato.”

Pedro Salvador: Não podemos considerar este um fim-de-semana positivo dadas as circunstâncias. Foi bom podermos mostrar que em condições normais estamos na luta pela vitória, mas não há como resistir a este tipo de azares, totalmente inesperados. O facto de todas as provas pontuarem para o campeonato, joga este momento contra nós e temos por isso de tentar dar o máximo no que ainda falta disputar.” 

Sérgio Montez: Estou muito surpreendido com a nossa prestação aqui em Braga. Conseguimos andar muito bem e estar a lutar pelo pódio na nossa prova de estreia é fantástico. Poderia ter sido ainda um pouco melhor na primeira corrida, mas perdemos o terceiro lugar depois do toque num piloto atrasado. Ainda assim o quarto lugar é óptimo. Na segunda corrida, depois de alguns toques na primeira curva, conseguimos repetir  a quarta posição o que é muito bom.

Eugénio Montez: Os resultados superaram as expectativas, fizemos bem o nosso trabalho e cumprimos aquilo que tínhamos delineado, conseguindo também aproveitar os azares dos outros para conseguirmos dois excelentes resultados. Aqui em Braga estivemos um pouco mais à vontade do que esperávamos, uma vez conhecemos já um pouco melhor o carro, assim como a pista que foi onde testamos mais. O saldo é por isso muito positivo e estamos definitivamente muito contentes com a nossa prestação.

A próxima jornada do Campeonato Nacional de Velocidade está agendada para a Rampa da Falperra em Braga, nos dias 10 e 11 de Maio.

Comunicado de Imprensa da Veloso Motorsport