Notícias | Portugueses | USCC

United SportsCar Championship

USCC / CoTA: Menos carros nos Protótipos e mais um na GTLM

por Andrew Remedios, 15 de Setembro de 2014 Sem Comentários

© IMSA

A penúltima prova do United SportsCar Championship terá lugar daqui a uma semana e há várias novidades, tanto por razões das próprias equipas, como por virtude da deslocação do Campeonato do Mundo de Resistência passar pelo mesmo circuito.

Protótipos

A Extreme Speed Motorsports anunciou, ainda em Road America há um mês atrás, que o chassis #1 de Scott Sharp e Ryan Dalziel, não participaria na corrida de CoTA, por virtude da equipa de Ed Brown ter inscrito o carro para a corrida do WEC, onde o regulamento técnico é diferente, obrigando a alterações substanciais no carro. AESM pondera ainda o seu futuro em 2015, existindo a hipótese de competir no WEC na próxima temporada, já que a equipa tem interesse em correr nas 24 horas de Le Mans. Esta participação poderá no entanto ficar limitada Às provas que antecedem a grande clássica francesa.

A OAK Racing, por seu lado, substituiu o Morgan Nissan pelo seu novo Ligier JS P2 HPD, uma criação da OnRoak Automotive (o departamento de construção da OAK Racing). Será uma estreia no carro para Gustavo Yacaman mas Alex Brundle foi um dos pilotos de desenvolvimento, embora a equipa tenha muito trabalho de adaptação aos pneus Continental. Um dos objectivos da equipa, como frisou Jacques Nicolet, é "gerar interesse entre as equipas Americanas do mesmo modo que o fizeram na Europa."

A Starworks e a Honda Performance Development (HPD) previram inicialmente correr o Honda DP nas duas últimas provas do ano, começando em CoTA, mas segundo o site RACER.com, ambos decidiram encostar o programa devido aos muitos compromissos que ambas as estruturas têm neste momento, e para dar tempo para decidiram o rumo a dar em 2015. Mais informações em artigo à parte.

Finalmente, o DeltaWing também estará ausente de CoTA. Assim, a grelha dos Protótipos contará com 10 carros.

Em relação a João Barbosa e Christian Fittipaldi, que serão um dos 10 competidores com o Corvette DP #5 da Action Express Racing, a dupla luso-brasileiro cumpriu uma sessão de testes em Road Atlanta com o seu 3º co-piloto, o francês Sebastien Bourdais, para verificar alguns aspectos do Daytona Prototype e preparar a última prova de Petit Le Mans, onde querem estar a defender a liderança no campeonato geral e no NAEC de Barbosa e Fittipaldi. O piloto portuense saiu contente com o teste de dois dias, frisando que “agora podemos focar em CoTA e o objectivo é tentar vencer pela 3ª vez consecutiva.”

GTLM

A grande novidade entre os GT Le Mans(GTLM) é a inclusão de um terceiro Porsche 911 RSR para a equipa oficial da Porsche North America. Com a presença do WEC, a equipa contará com mais pessoal e inscreveram o #910 para os franceses Frédéric Makowiecki e Patrick Pilet, para ajudar a marca a defender a sua vantagem na classificação de marcas. Como o próprio director da Porsche Motorsport, Hartmut Kristen, frisou, "a luta pelo campeonato na categoria GTLM continua excitante até ao fim. Isso diz muito sobre a qualidade desta nova competição. Mesmo na sua primeira época, o campeonato entusiasmou fãs com grandes corridas e correspondeu às expectativas. Ao inscrever um terceiro Porsche 911 RSR com a Porsche North America queremos manter as nossas boas possibilidades de vencer a classificação por marcas." Nick Tandy, Jörg Bergmeister, Frédéric Makowiecki, Patrick Pilet e, se estiver recuperado, Richard Lietz, participarão nas duas provas no domingo. Relativamente a este último, ainda não é certa a sua participação devido ao acidente sofrido nos treinos em Virginia, onde partiu um braço, e, por isso, Bergmeister foi inscrito no #911, juntamente com Tandy e Lietz.

Jan Magnussen, que sofreu um traumatismo craniano em Virginia quando embateu no Porsche de Lietz (razão da lesão do austríaco), estará de volta no CoTA para se juntar ao espanhol António Garcia no Corvette #3. Garcia é agora o líder isolado no campeonato, com 6 pontos de vantagem sobre Jonathan Bomarito e Kuno Wittmer da SRT Viper.

Fontes: comunicados de imprensa da OAK Racing, Action Express Racing e Porsche Motorsport, e RACER.com.