Notícias | Portugueses | USCC

United SportsCar Championship

United Sportscar Championship 2014: um campeonato que promete

por Andrew Remedios, 21 de Janeiro de 2014 3 Comentários

O ano 2014 representa uma nova etapa para as corridas de endurance na América do Norte. Da fusão do American Le Mans Series com o Grand-Am surgiu o United Sportscar Championship sob a égide da IMSA. Apesar de algum cepticismo inicial o novo campeonato parte para a sua prova inaugural, as 24 horas de Daytona, com um plantel bastante recheado de quase 70 carros, entre os quais se regista a presença de três pilotos portugueses - João Barbosa, Pedro Lamy e Filipe Albuquerque, sendo apenas o primeiro concorrente durante a época inteira.

Para quem conhecia bem os meandros da endurance norte-americana, a fusão parecia ser um projecto muito complexo e ambicioso. O ALMS contava com cinco classes (P1, P2, PC, GT e GTC) e o Grand-Am com três (DP, GT e GTX). Tanto os P1 como os GTX desapareceram, tendo o restante sido reorganizado em quatro grandes categorias: Protótipos (juntando P2 e DP), Protótipos Challenge (PC), GTLM (denominados GT Le Mans, compreendendo os carros GT do ALMS) e GTD (GT Daytona, juntando os GTC do ALMS com os GT do Grand-Am).

Um dos pontos mais controversos tem sido o problema da equivalência entre os diferentes tipos de carros, especialmente entre os P2 e os mais lentos DP. Juntando a isso a adopção de uma marca de pneus única, a Continental - com os quais os DP já corriam em anos anteriores - em detrimento da livre escolha, o inverno tem sido repleto de sobressaltos, inclusive dois grandes sustos nos testes de Daytona em Novembro de 2013 (ler artigo). Dois DPs, um pilotado pelo João Barbosa (o outro por Richard Westbrook), acabaram mesmo por levantar voo, felizmente sem consequências de maior para os dois pilotos.

No Roar Before the 24, os DP fizeram os seis melhores tempos, com o primeiro ‘P2’ a ficar a mais de um segundo. No entanto, ainda é muito cedo para tirar conclusões, e nas 24 horas de Daytona haverão muitas mudanças neste ano de transição e aprendizagem. Para já, o campeonato conta com muitos conjuntos de grande qualidade em todas as categorias augurando uma competição certamente muito renhida e interessante. Vejamos então os principais candidatos que se perfilam para 2014, focando essencialmente nos Protótipos e nos GTLM.

Nos Protótipos, o nosso destaque é sem dúvida a presença do português João Barbosa no Corvette DP #5 da equipa Acton Express Racing. Este ano o piloto do Porto inicia a temporada já com o brasileiro Christian Fittipaldi, com quem formou uma dupla temível a partir do momento em que se juntaram à terceira prova em 2013. Tudo leva a crer que em 2014, com uma temporada inteira partilhando o mesmo carro, a dupla luso-brasileira será uma das fortes candidatas ao título.

Depois temos os dois campeões em título: dum lado Max Angelelli e Jordan Taylor no Corvette DP #10 da Wayne Taylor Racing, campeões de Grand-Am; e do outro, Klaus Graf e Lucas Luhr no ORECA 03 Nissan #6 da Pickett Racing, campeões de ALMS. Este últimos transitam da categoria P1, passando a correr com o chassis P2 da Oreca.

Mas os favoritos ao título não se ficam por aí. Onde anda Chip Ganassi por terras do Tio Sam, anda sempre um candidato aos triunfos, e a equipa sediada no centro do automobilismo americano, Indianapolis, conta com dois novíssimos Ford EcoBoost Riley DP, incluindo o #01 da dupla vice-campeã em 2013 do Grand Am, Scott Pruett e Memo Rojas. Seguem-se os terceiros classificados no ano transacto, Alex Gurney e John Fogarty, no Corvette DP #99 da GAINSCO, e, fechando a conta entre os favoritos com o Corvette DP, está o #90 da Spirit of Daytona de Richard Westbrook e Michael Valiante.

A Michael Shank Racing será certamente uma das grandes outsiders entre os DP com o Ford EcoBoost #60 de John Pew e Oswaldo Negri Jr, tal como o Riley DP #78 da Starworks Motorsport pilotado, entre outros, pelo quinto classificado em 2013, Alex Popow.

No que diz respeito aos P2, e para além de Pickett Racing, há mais dois conjuntos de grande valor: o melhor entre os seus semelhantes no Roar Before the 24, o HPD ARX-03b #1 da ESM de Scott Sharp e Ryan Dalziel, e ainda« o Morgan Nissan #42 da OAK Racing que conta para já com os préstimos do rapidíssimo Olivier Pla. A equipa francesa já correu no ALMS, mas será a primeira vez que investe a tempo inteiro num campeonato em terras americanas.

No total, são dez grandes candidatos entre um leque de dezoito inscritos, entre os quais merece ainda referência a presença de uma equipa oficial da Mazda através da Speedsource, com dois protótipos de motor diesel utilizando a tecnologia SKYACTIV-D da marca nipónica. Note-se que já em 2013 a Speedsource correu em GTX com esta mesma tecnologia mas com um mais convencional Mazda6.

Passando agora para a categoria GTLM, o cenário não deverá difere muito do que vimos em 2013 no ALMS. A Corvette Racing parte na frente do pelotão após o título conquistado no ano passado com os mesmos parceiros, e com a nova geração do Corvette, o C7.R, apresentada ao público na semana passada. Pedro Lamy estará presente na prova de Daytona com a Aston Martin Racing, o Vantage V8 e mais três pilotos oficiais, restando ainda saber o que fará a marca britânica o resto da época.

Entre os carros alemães, a BMW Team RLL certamente quer a desforra depois de ter ficado em 2º lugar e, apesar de terem perdido Maxime Martin para o DTM, em troca vem o britânico Andy Priaulx. Por sua vez, a Porsche contará com três dos seus novos 991, começando desde logo por uma equipa oficial com dois carros e quatro pilotos oficiais para a CORE Autosport, agora denominada Porsche North America, um prémio para a equipa que apostou na marca de Weissach no ano passado. O terceiro Porsche está inscrito pela Falken Tire, que voltará a ter Bryan Sellers e Wolf Henzler como pilotos.

Segue-se a SRT Viper, que transita com os seus dois SRT Viper GTS-R e os mesmos quatro pilotos a tempo inteiro, e, finalmente, a Ferrari que não poderia estar ausente. A Risi Competizione continua em 2014 com o F458 Italia, que estará em Daytona com Mateo Malucelli e Olivier Beretta e dois pilotos-oficiais faltando apenas confirmar os dois pilotos que continuarão após Sebring. A Krohn Racing participará no NAEC, inscrevendo um Ferrari F458 Italia com apoio da Risi.

Espera-se da categoria PC e GTD o mesmo espectáculo que ofereciam PC e GTC no ALMS e GT em Grand-Am, em 2013, havendo para já nove PCs e vinte e nove (!!) GTDs inscritos para Daytona. Entre os Porsche, Aston Martin, Audi, Viper e Ferrari que militarão em GTD estarão em Daytona mais de dez pilotos-oficiais incluindo o recém-promovido a piloto P1 no WEC, o conimbricense Filipe Albuquerque, no Audi R8 LMS #35 da Flying Lizard Motorsports.

Como referimos, ao todo estarão quase 70 carros nas 24 horas de Daytona dos quais mais de 50 estão inscritos para toda a temporada, razão pela qual nalgumas provas estarão apenas algumas categorias ou com corridas separadas, chegando-se a falar, nomeadamente, que em Road Atlanta (Petit Le Mans) poderá ser necessário utilizar as duas boxes. A corrida de Daytona é a primeira etapa do USCC e também do mini-campeonato NAEC (North American Endurance Championship), que englobará, para além de Daytona, as 12 horas de Sebring, as 6 horas de Watkins Glen e Petit Le Mans.

A Fox Sports detém os direitos televisivos e transmitirá parte da corrida de Daytona. A IMSA já anunciou que fora dessas horas haverá transmissão no site da IMSA. Na Europa, a MotorsTV assegura  a retransmissão, para já em Daytona, das imagens da Fox Sports, tendo ficado a Radio Le Mans fora de jogo, tal como o formato de transmissões por internet que ALMS tinha no site deles.

A nova etapa começa já no próximo fim-de-semana em Daytona e à primeira vista tem tudo para ser um sucesso.

USCC 2014: Lista de Inscritos

N.Cl.EquipaChassis / MotorTemporada
0PDeltaWing Racing CarsDeltaWing DWC13Full Season
01PChip Ganassi RacingRiley FordFull Season
02PChip Ganassi RacingRiley FordNAEC
1PExtreme Speed MotorsportsHPD ARX-03bFull Season
2PExtreme Speed MotorsportsHPD ARX-03bFull Season
5PAction Express Racing [ João Barbosa ]Corvette DPFull Season
6PPickett RacingORECA 03 NissanFull Season
07PSpeedSourceMazda SKYACTIV-DFull Season
9PAction Express RacingCorvette DPNAEC
10PWayne Taylor RacingCorvette DPFull Season
31PMarsh RacingCorvette DPFull Season
42POAK RacingMorgan NissanFull Season
50PHighway To HelpRiley DinanNAEC
60PMichael Shank RacingRiley FordFull Season
70PSpeedSourceMazda SKYACTIV-DFull Season
90PSpirit Of DaytonaCorvette DPFull Season
99PGAINSCO/Bob Stallings RacingCorvette DPNAEC
3P8Star MotorsportsCorvette DP1ª Alternativa
78PStarworks MotorsportRiley DPNAEC
15PProject LibraRadical SR9 Roush-Yates3ª Alternativa
7PCStarworks MotorsportORECA FLM09Full Season
8PCStarworks MotorsportORECA FLM09Full Season
08PCRSR RacingORECA FLM09Full Season
09PCRSR RacingORECA FLM09Full Season
25PC8Star MotorsportsORECA FLM09Full Season
38PCPerformance Tech MotorsportsORECA FLM09Full Season
52PCPR1/Mathiasen MotorsportsORECA FLM09Full Season
54PCCORE AutosportORECA FLM09Full Season
87PCBAR1 MotorsportsORECA FLM09Full Season
88PCBAR1 MotorsportsORECA FLM09Full Season
551PCLevel 5 MotorsportsORECA FLM09Full Season
552PCLevel 5 MotorsportsORECA FLM09Full Season
12PCPickett RacingORECA FLM091ª Alternativa
85PCJDC/MillerORECA FLM092ª Alternativa
3GTLMCorvette RacingCorvette C7.RFull Season
4GTLMCorvette RacingCorvette C7.RFull Season
17GTLMTeam Falken TirePorsche 911 GT3 RSR- Daytona
55GTLMBMW Team RLLBMW Z4 GTEFull Season
56GTLMBMW Team RLLBMW Z4 GTEFull Season
57GTLMKrohn RacingFerrari F458 ItaliaNAEC
62GTLMRisi CompetizioneFerrari F458 ItaliaFull Season
91GTLMSRT MotorsportsSRT Viper GTS-RFull Season
93GTLMSRT MotorsportsSRT Viper GTS-RFull Season
97GTLMAston Martin Racing [ Pedro Lamy ]Aston Martin V8 VantageDaytona
911GTLMPorsche North AmericaPorsche 911 GT3 RSRFull Season
912GTLMPorsche North AmericaPorsche 911 GT3 RSRFull Season
007GTDTRG-AMRAston Martin V12 VantageFull Season
009GTDTRG-AMRAston Martin V12 VantageFull Season
18GTDMuehlner Motorsports AmericaPorsche GT AmericaFull Season
19GTDMuehlner Motorsports AmericaPorsche GT AmericaFull Season
22GTDAlex Job RacingPorsche GT AmericaFull Season
23GTDTeam Seattle/Alex Job RacingPorsche GT AmericaFull Season
27GTDDempsey RacingPorsche GT AmericaFull Season
28GTDDempsey Racing / Konrad MotorsportPorsche GT AmericaFull Season
30GTDNGT MotorsportPorsche GT AmericaFull Season
32GTDGMG RacingAudi R8 LMSFull Season
33GTDRiley MotorsportsSRT Viper GT3-RFull Season
35GTDFlying Lizard Motorsports [ Filipe Albuquerque ]*Audi R8 LMSFull Season
44GTDMagnus RacingPorsche GT AmericaFull Season
45GTDFlying Lizard MotorsportsAudi R8 LMSFull Season
46GTDFall-Line MotorsportsAudi R8 LMSFull Season
48GTDPaul Miller RacingAudi R8 LMSFull Season
49GTDSpirit of RaceFerrari 458 ItaliaNAEC
51GTDSpirit of RaceFerrari 458 ItaliaNAEC
58GTDSnow RacingPorsche GT AmericaFull Season
63GTDScuderia CorsaFerrari 458 ItaliaFull Season
64GTDScuderia CorsaFerrari 458 ItaliaFull Season
71GTDPark Place MotorsportsPorsche GT AmericaFull Season
72GTDSMP/ESM RacingFerrari 458 ItaliaDaytona
73GTDPark Place MotorsportsPorsche GT AmericaFull Season
81GTDGB AutosportPorsche GT AmericaFull Season
94GTDTurner MotorsportBMW Z4Full Season
555GTDLevel 5 MotorsportsFerrari 458 ItaliaFull Season
29GTDKonrad RacingPorsche GT America1ª Alternativa
556GTDLevel 5 MotorsportsFerrari 458 Italia2ª Alternativa
65GTDScuderia CorsaFerrari 458 Italia3ª Alternativa
75GTDSMPFerrari 458 Italia4ª Alternativa
* Filipe Albuquerque está confirmado apenas para as 24 Horas de Daytona, mas poderá alinhar nas restantes provas do NAEC