ALMS | Grand Am | Notícias | USCC

United SportsCar Racing

United SportsCar anuncia calendário para a primeira temporada

por Hugo Ribeiro, 21 de Setembro de 2013 2 Comentários

A presença do ALMS e do WEC em Austin, no Texas, para o fim-de-semana conjunto no Circuito of The Americas, foi aproveitado para a divulgação dos calendários para 2014. No próximo ano não haverá ALMS, nem Grand Am. Haverá sim uma nova competição com o melhor dos dois mundos, num calendário com 12 etapas. O calendário do WEC encontra-se em artigo à parte.

A IMSA divulgou onde o calendário da primeira temporada da United SportsCar Racing, ou, desde que foi assinado um contrato de naming do futuro campeonato, o Tudor United SportsCar Championship (USCC). Tal como em pista se juntará o melhor dois dois mundos — com uma classe de protótipos conjunta e um BoP inimaginável... — também o calendário será constituído pelas melhores pistas de ambos os campeonatos agora unificados.

Não há grande surpresas, com os escolhidos a serem sensivelmente os óbvios e nos que larga maioria dos fãs apostava. De surpreendente só mesmo o facto de que, embora o calendário apresente 12 etapas, cada uma das classes só irá competir em 11 dos eventos. Como? Fácil (ou não): as corridas citadinas de Long Beach e Detroit (Belle Isle), irão ser disputadas apenas, e respectivamente, pelas classes de Protótipos e GT Le Mans, e Protótipos, Challenge Protótipos e GT Daytona. No VIR (Virginia) será ainda mais estranho, com uma corrida reservada aos GT Le Mans e GT Daytona, e outra apenas para os Challenge Protótipos.

USCC 2014

R. Data Evento Circuito País
1 25-26 Janeiro 24 Horas de Daytona Daytona International Speedway EUA
2 15 Março 12 Horas de Sebring Sebring International Raceway EUA
3 12 Abril Long Beach * Long Beach Street Circuit EUA
4 4 Maio Laguna Seca Mazda Raceway Laguna Seca EUA
5 31 Maio Belle Isle ** Detroit Belle Isle EUA
6 29 Junho 6 Horas de Watkins Glen Watkins Glen International EUA
7 13 Julho Mosport Canadian Tire Motorsport Park Canada
8 25 Julho Indianapolis Indianapolis International Speedway EUA
9 10 Agosto Road America Road America EUA
10 24 Agosto VIR *** Virginia International Raceway EUA
11 20 Setembro Austin Circuit of The Americas EUA
12 4 Outubro Petit Le Mans Road Atlanta EUA

* P + GTLM
** P+PC+GTD
*** GTLM+GTD e PC

Ed Bennet, CEO da IMSA: “Criamos uma calendário de luxo para os fãs de sports cars, trazendo para o nosso campeonato algumas das melhores pistas na América do Norte. O alinhamento de eventos sublinha ainda o espírito de cooperação da fusão entre o Grand Am e o ALMS. É uma perspectiva do "melhor de ambos os mundos", o lema que nos guiou ao longo do processo de fusão, e que é evidente olhando para o calendário 2014.

Tínhamos vários interessados, mas para 2014 apenas consideramos as pistas que fizeram parte do Calendário 2013 do Grand Am e ALMS. Era o mais justo para os nossos parceiros actuais, que têm sido fortes apoiantes de ambos os campeonatos. A primeira temporada do USCC irá apresentar pistas icónicas com uma história rica. Temos muito orgulho neste lote de 12 pistas que foram seleccionadas para a temporada inaugural.”

Scott Atherton, COO e Presidente da IMSA: “Este é, sem dúvidas, o melhor calendário da história dos sports cars na América do Norte. Quando anunciamos os planos de fusão no ano passado, imediatamente idealizamos um calendário de sonho, um que a nossa indústria, e especialmente os fãs, fossem abraçar. Apesar de não ter sido fácil, penso que o alcançamos. Havia imensas opções a considerar, e podíamos juntar mais provas, mas temos de garantir que não sobrecarregávamos a nossa indústria. Assim, mantivemo-nos fieis ao objectivo do "melhor de ambos os mundos" e criamos este calendário de 12 eventos.

Este alinhamento terá de tudo: provas histórias, provas citadinas nos maiores mercados e duas das mais espectaculares superspeedways do mundo, Daytona e Indy. E temos ainda a mais recente jóia do continente, o Circuit of The Americas. No geral, é verdadeiramente um calendário de sonho.”

Fonte: Comunicado de Imprensa IMSA