Le Mans | Notícias

24 Horas de Le Mans

TVR sonha com regresso a Le Mans… outra vez

por Hugo Ribeiro, 28 de Janeiro de 2015 Sem Comentários

© DPPI

Segundo a edição da semana passada da revista inglesa Autosport, o construtor independente britânico TVR pretende regressar aos palcos mundiais do automobilismo, nomeadamente às 24 Horas de Le Mans. Esta pretensão não é nova, com estas declarações a surgirem sempre que a companhia muda de mãos...

A Autosport inglesa chama-lhe "os novos planos para Le Mans'", mas a vontade da TVR em regressar à clássica francesa, de novo, não tem nada, mas de inconsequente tem imenso. Numa entrevista logo após ter adquirido o pequeno construtor independente britânico em 2013, o empresário Les Edgar já havia dito que “seria insensato se [o regresso a Le Mans] não estivesse no radar, mas não está no topo da nossa lista de prioridades. No topo está restabelecer a marca aos olhos dos fãs de carros desportivos, no entanto a TVR tem uma história em Le Mans que eu adoraria acrescentar”. Mas ainda antes, em 2010, quando o milionário russo Nikolai Smolenski era o dono da companhia (a quem Les Edgar a compraria posteriormente), a sugestão de um regresso a Le Mans já estava na ordem do dia quando se falava no lançamento de três novos modelos que nunca chegaram sequer a sair do imaginário de Smolenski.

Semana passada o assunto voltou à baila, agora na conceituada revista inglesa Autosport — o que sempre vai dando alguma credibilidade ao tema: “Le Mans tem que ser um objectivo sensato, embora as nossas aspirações no automobilismo sejam mais alargadas. Iremos competir com um GT, mas os nossos planos têm de estar em sintonia com os nosso carros de estrada,” afirmou Edgar na Autosport. Há vários anos que se fala em novos modelos na forja (o último modelo da TVR deixou de ser produzido em 2006), mas até ao momento, nada. Os novos donos — Les Edgar lidera um grupo de investidores — têm estado a trabalhar há mais de um ano no renascimento da TVR e num novo carro (ou novos carros, não é certo), sendo difícil que qualquer plano efectivo de desenvolver um GTE se materialize sem haver razões comercias para tal.

A última participação da TVR em Le Mans deu-se em 2005, embora a equipa ainda levasse o carro em 2006 ao então Le Mans Series. Na imagem, o TVR Tuscan T400R GT2 do Tean LNT, durante uma prova do Le Mans Series em 2005. A TVR conta com 7 presenças nas 24 Horas de Le Mans, e o melhor resultado foi em 2004 pelas mãos da Chamberlain - Synergy Motorsport: o Tuscan T400R #89 pilotado por Bob Berridge / Michael Caine / Christopher Stockton terminou no 21º lugar da geral, 8º da classe GT.

Fontes: Autocar e Autosport UK (edição impressa)