ELMS | Notícias | Portugueses

ELMS / 4H Estoril

Toda a informação sobre as 4 Horas do Estoril ELMS

por Press Release (edição: Hugo Ribeiro), 16 de Outubro de 2014 Sem Comentários

© ELMS

Este fim-de-semana o European Le Mans Series chega à sua conclusão no Autódromo do Estoril. O piloto português Filipe Albuquerque poderá conquistar o título europeu em casa, mas com a disputa deste ao rubro, a vida está longe de estar facilitada para ao piloto português. Só faltam vocês para tornar o fim-de-semana inesquecível, e darem um inequívoco sinal de que para o ano querem mais...

Acesso livre às bancadas, o espírito de festa das 24 Horas de Le Mans, quatro pilotos portugueses em pista e um deles, Filipe Albuquerque, a lutar pela vitória e pelo título europeu, são razões mais que suficientes para os espectadores se deslocarem ao Autódromo para a derradeira jornada do European Le Mans Series, as 4 Horas do Estoril, nos dias 18 e 19 de Outubro.

Neste regresso das provas de resistência a Portugal, a ACDME, organizadora da prova aposta em casa cheia. Para tal, perceberam que para além dos fãs do desporto motorizado tinham de captar mais espectadores, a começar pelas famílias destes e os amigos dos amigos. Quem se deslocar no fim-de-semana ao Autódromo do Estoril para assistir às 4 Horas do Estoril terá uma panóplia de actividades ao seu dispor, muito para além de uma simples corrida de automóveis. Para os que são fãs incondicionais, um bilhete de cinco euros com acesso ao paddock permitirá ver os carros de perto, contactar com os pilotos sempre muito disponíveis ou participar na sessão de autógrafos que decorrerá nas boxes no final da manhã de domingo, antes da corrida, cujo início está agendado para as 13h30m.

Os protagonistas

Quase quarenta carros estarão em pista (36), divididos em três classes - protótipos (LMP2) e GT (LMGTE e GTC) - sendo que em todas elas ,tanto os títulos de equipas, como de pilotos estão em aberto. Ao volante vão estar desde ex-pilotos da F1, como Mika Salo, Christian Klien, Jan Magnussen, Olivier Beretta e Andrea Montermini, até vencedores das 24 Horas de Le Mans (Eric Helary), passando por jovens vedetas em ascensão, alguns com menos de 20 anos de idade, ou gentlemen drivers endinheirados mas com bom golpe de volante, ou até mesmo um ex-campeão do mundo de futebol, o guarda-redes francês Fabien Barthez, sem esquecer quatro piloto nacionais.

Um dos portugueses, Filipe Albuquerque, piloto oficial da Audi no Mundial de Resistência, luta pelo título na categoria principal (LMP2) com o Zytek Nissan da equipa Jota Sport, que divide com Harry Tincknell e Simon Dolan. A equipa venceu a prova de Imola e aponta à vitória no Estoril. Com 10 pontos de atraso face à formação francesa da Alpine Signatech (Nelson Panciatici, Oliver Webb e Paul-Loup Chatin), precisam de fazer a 'pole-position' e vencer a corrida, esperando que os actuais líderes e campeões em título não acabem a prova na segunda posição. Não sendo fácil, também não é impossível, tendo em conta que o nível da competição é elevadíssimo, com quatro vencedores diferentes nas quatro provas até agora realizadas e nunca se tendo repetido um pódio.

Ainda entre os LMP2, os portugueses vão poder assistir à estreia de Miguel Faísca num protótipo Zytek Nissan da equipa Greaves Motorsport, passados apenas 13 meses sobre a sua itória na GT Academy, onde derrotou 700 mil jogadores de Playstation que se candidatavam a deixar as corridas virtuais e tornar-se pilotos profissionais. Um desafio enorme para o jovem de 25 anos, para mais perante o seu público.

Destaque ainda para a dupla Francisco Guedes/Filipe Barreiros que vão estar no Estoril com um dos Ferrari 458 Itália GT3 da AF Corse, inscritos na categoria GTC. Francisco Guedes, campeão de 2014 no Blancpain Endurance Series (categoria Pro-Am), estreia-se no ELMS, onde Filipe Barreiros competiu na prova anterior, em Paul Ricard, como preparação para a presença no Estoril. O objectivo é lutar pelo pódio numa das categorias de GT, onde os carros da marca italiana vão defrontar modelos de outros construtores que fazem sonhar - Porsche, Aston Martin, McLaren, Audi e BMW.

Título LMP2 ao rubro...

A Signatech Alpine, campeã europeia em título, encontra-se neste momento à frente da classificação geral de equipas com 68 pontos contabilizados, ou seja, mais 10 que a sua maior rival, a formação britânica Jota Sport. Para garantir a renovação do título europeu de 2014, Nelson Panciatici, Oliver Webb e Paul-Loup Chatin deverão terminar impreterivelmente em primeiro ou segundo da geral no próximo Domingo.

Por seu lado, se os pilotos da Jota Sport, Filipe Albuquerque, Simon Dolan e Harry Tincknell vencerem a corrida e o Alpine A-450 Nissan da Signatech terminar em terceiro, será o ponto da “pole position” que fará a diferença e decidirá a entrega do título. Se nenhuma destas equipas assinar a “pole” ficarão empatadas com 83 pontos. Nessa eventualidade, a Jota Sport a ser declarada vencedora por ter ganho duas corridas durante a época, contra uma da Signatech. A NewBlood by Morand Racing e os seus pilotos Christian Klien e Gary Hirsch têm actualmente 50 pontos, 18 atrás da Signatech Alpine e menos oito que a Jota Sport. A “pole-position” e o triunfo dariam à escuderia suíça um total de 76 pontos, o que significa que apenas chegariam ao título se a Signatech Alpine e os seus pilotos ficassem classificados em sexto ou abaixo. Mesmo que a Jota termine em segundo, a Morand Racing conseguiria o título, pois nesse caso somaria dois triunfos contra um dos britânicos.

A equipa Race Performance e os seus pilotos Michel Frey e Frank Mailleaux estão ainda na corrida para o título, com 45 pontos no contador, ou seja 23 menos do que dispõe a Signatech Alpine. Com a vitória e a “pole” ficariam com 71 pontos, significando isso que os actuais líderes teriam de terminar em nono ou abaixo, e a Jota teria que se classificar para lá da quarta posição para o título do ELMS pertencer à Race Performance. Neste mesmo quadro, a equipa NewBlood by Morand Racing não conseguirá somar o número suficiente de pontos para chegar ao título, mesmo que venha a terminar em segundo da geral.

Resumindo, cada um dos pretendentes ao título necessita de ser o primeiro a ver a bandeira de xadrez para ser campeão e, em seguida, deverá verificar em que lugares se classificaram as equipas rivais. Esta contabilidade algo complexa comprova que a época de 2014 do European Le Mans Series tem sido intensamente disputada na categoria LMP2.

... assim como na GTE e GTC

Nos LMGTE, Duncan Cameron, Matt Griffin (campeão da classe em 2013) e Michele Rugolo venceram três das quarto corridas do ano no Ferrari 458 Italia da AF Corse (#55). Contudo, apenas os dois primeiros podem sagrar‐se campeões tendo em conta que Rugolo não participou em Imola ‐ a única prova que a equipa não ganhou. O italiano ficou assim com menos seis pontos que o britânico e o irlandês, que somam 81, mais 21 que os adversários directos: Andrea Bertolini, Sergey Zlobin e Viktor Shaitar no SMP Racing Ferrari 458 Italia. Assim sendo, basta‐lhes um sétimo lugar nas 4 Horas do Estoril para obterem o título, tanto nos pilotos como nas equipas.

Entre os GTC, a vantagem está no campo do SMP Racing Ferrari 458 Italia GT3 com o #73. Anton Ladygin, David Markozov e Olivier Beretta conseguiram três segundos lugares e a vitória na última jornada em Paul Ricard. Isso confere‐lhes um avanço de 18,5 pontos sobre os rivais mais próximos, o Formula Racing Ferrari 458 Italia GT3 #60 de Johnny Laursen e Mikkel Mac. Desta equipa faz também parte o ex‐piloto de F1, e pai de Kevin (actual piloto da McLaren F1), Jan Magnusson, que por não ter estado em Imola ficou arredado da possibilidade de dividir o título com os seus compatriotas dinamarqueses. Um ceptro que será difícil pender para o lado dos nórdicos, pois ao Ferrari da SMP Racing basta terminar em sexto na prova portuguesa para conseguir os títulos de pilotos e equipas no Domingo à tarde.

A festa está montada. O mote é "Venha ver Le Mans ao Estoril". Motivos de interesse não faltam e o espírito de Le Mans vai mesmo repetir-se no Estoril com treinos livres no Sábado, 18 de Outubro, e treinos cronometrados (9h30) e corrida (13h30) no Domingo, 19 de Outubro.

AS EQUIPAS, OS CARROS, OS PILOTOS

ELMS / 4H Estoril: Lista de Inscritos

Cl.N.EquipaPilotosChassis - Motor
LMP224Sebastien Loeb RacingVincent Capillaire
Jimmy Eriksson
Oreca 03 Nissan
LMP228Greaves MotorsportLuciano Bacheta
Mark Shulzhitskiy
Zytek Z11SN Nissan
LMP229Pegasus RacingJulien Schell
Nicolas Leutwiler
Jonathan Coleman
Morgan Nissan
LMP234Race PerformanceMichel Frey
Franck Mailleux
Oreca 03 Judd
LMP236Signatech AlpinePaul-Loup Chatin
Nelson Panciatici
Oliver Webb
Alpine A450 Nissan
LMP238Jota SportSimon Dolan
Harry Tincknell
Filipe Albuquerque
Zytek Z11SN Nissan
LMP241Greaves MotorsportMatthew McMurry
Miguel Faísca
James Fletcher
TBA
Zytek Z11SN Nissan
LMP243Newblood by Morand RacingChristian Klien
Gary Hirsch
Pierre Ragues
Morgan Judd
LMP246Thiriet by TDS RacingPierre Thiriet
Ludovic Badey
Tristan Gommendy
Ligier JS P2 Nissan
LMP248Murphy PrototypesPipo Derani
James Littlejohn
Tony Wells
Oreca 03 Nissan
GTE54AF CorsePierguiseppe Perazzini
Marco Cioci
Michael Lyons
Ferrari 458 Italia
GTE55AF CorseDuncan Cameron
Matt Griffin
Michele Rugolo
Ferrari 458 Italia
GTE56AT RacingAlexander Talkanitsa
Pierre Kaffer
Mirko Venturi
Ferrari 458 Italia
GTE58Team Sofrev-ASPFabien Barthez
Anthony Pons
Soheil Ayari
Ferrari 458 Italia
GTE66JMW MotorsportDaniel McKenzie
George Richardson
TBA
Ferrari 458 Italia
GTE67IMSA Performance MatmutErik Maris
Jean-Marc Merlin
Eric Helary
Porsche 911 GT3 RSR
GTE70AF CorseYannick Mallegol
François Perrodo
Emmanuel Collard
Ferrari 458 Italia
GTE72SMP RacingAndrea Bertolini
Viktor Shaitar
Sergey Zlobin
Ferrari 458 Italia
GTE76IMSA Performance MatmutRaymond Narac
Nicolas Armindo
Christina Nielsen
Porsche 911 GT3 RSR
GTE80Kessel RacingMichael Broniszewski
Giacomo Piccini
Ferrari 458 Italia
GTE81Kessel RacingThomas Kemenater
Matteo Cressoni
Ferrari 458 Italia
GTE85Gulf Racing UKRoald Goethe
Stuart Hall
Daniel Brown
Aston Martin Vantage V8
GTE86Gulf Racing UKMichael Wainwright
Adam Carroll
Ben Barker
Porsche 911 RSR
GTC57SMP RacingBoris Rotenberg
Mika Salo
Maurizio Mediani
Ferrari 458 Italia GT3
GTC59Team Sofrev-ASPChristophe Bourret
Pascal Gibon
Jean-Philippe Belloc
Ferrari 458 Italia GT3
GTC60Formula RacingJan Magnussen
Johnny Laursen
Mikkel Mac
Ferrari 458 Italia GT3
GTC63AF CorseMads Radsmussen
Filipe Barreiros
Francisco Guedes
Ferrari 458 Italia GT3
GTC71SMP Racing Kirill Ladygin
Aleksey Basov
Luca Persiani
Ferrari 458 Italia GT3
GTC73SMP Racing Olivier Beretta
David Markozov
Anton Ladygin
Ferrari 458 Italia GT3
GTC75Prospeed CompetitionPaul Van Splunteren
Gilles Vannelet
Mike Parisy
Porsche 911 (991) GT3 R
GTC78Team Russia by BarwellLeonid Machitski
Timur Sardarov
Jonathan Cocker
BMW Z4 GT3
GTC87BMW Sport Trophy Marc VDSBas Leinders
Markus Paltalla
TBA
BMW Z4 GT3
GTC92Team OmbraMario Cordoni
Marco Zanuttini
Ferrari 458 Italia GT3
GTC93Pro GT by AlmerasFranck Perera
Lucas Laserre
Eric Dermont
Porsche 911 (997) GT3 R
GTC95AF CorseAdrien De Leener
Cedric Sbirrazzuoli
Ferrari 458 Italia GT3
GTC98ART Grand PrixKevin Korjus
Grégoire Demoustier
Yann Goudy
McLaren MP4-12C GT3
GTC99ART Grand PrixAlex Brundle
Ricardo Gonzalez
Karim Ajlani
McLaren MP4-12C GT3

Transmissão

Sábado, 18 de Outubro

Inicio Fim Sessão Transmissão
Web Radio Web TV TV
11:00 12:30 Treino Livre 1 RadioLeMans.com
15:30 17:00 Treino Livre 2 RadioLeMans.com

Domingo, 19 de Outubro

Inicio Fim Sessão Transmissão
Web Radio Web TV TV
09:30 09:50 Qualificação GTE & GTC RadioLeMans.com ELMS.com
10:00 10:20 Qualificação LMP2 RadioLeMans.com ELMS.com
13:30 17:30 Corrida RadioLeMans.com ELMS.com Motors TV
Horários na Hora Portuguesa (GMT)
Horários na Hora Portuguesa (GMT)

Transmissão TV

Canal Horários Total (extra)
Motors TV 13h10 → 15h10 / 16h00 → 17h50 3h10 (+40m)
RTP2 13h30 → 17h30 4h00

Links Úteis

ELMS Live Timming e WebTV www.europeanlemansseries.com
Radio Le Mans Web Radio www.radiolemans.com
Motors TV TV (Programação) www.motorstv.com
RTP2 TV (Programação) www.rtp.pt/rtp2

Estatísticas

Vencedores das 4 Horas do Estoril (LMS/ELMS)

Ano Camp. Equipa Pilotos Chassis - Motor
Formato 3 Horas
2013
Formato 6 Horas
2012
Formato 1000Km
2011 LMS Pescarolo Team Christophe Tinseau / Emmanuel Collard / Julien Jousse Pescarolo 01 Judd

Recordes da Pista (LMS)

Sessão Equipa Pilotos Chassis - Motor Tempo Camp., Ano
Qualificação Rebellion Racing Neel Jani Lola B10/60 Toyota 1:30.118 LMS, 2011
Corrida Rebellion Racing Neel Jani Lola B10/60 Toyota 1:30.702 LMS, 2011