Notícias | Portugueses | WEC

WEC / 6H Spa: Antevisão

Toda a informação sobre as 6 Horas de Spa-Francorchamps WEC 2015

por Hugo Ribeiro, 29 de Abril de 2015 Sem Comentários

© FIA WEC

Depois do Reino Unido, a fase Europeia do Mundial de Resistência continua com a sempre muito aguardada peregrinação à Bélgica, e ao 'santuário' de Spa-Francorchamps: são as 6 Horas de Spa-Francorchamps WEC! Pedro Lamy (Aston Martin Racing) e Rui Águas (AF Corse) estão de volta, e em Spa têm a companhia de Filipe Albuquerque que estará ao volante do 3º Audi R18 e-tron quatro. Muita animação em perspectiva para Spa em todas as classes, com muitas novidades, n

Depois de termos estado ausentes durante as 6 Horas de Silverstone por motivos pessoais — excepção feita ao rescaldo da prova — eis que o 'Toda a Informação sobre...' regressa para a temporada 2015. As nossas disponibilidades são outras nos dias que correm (felizmente que a atenção mediática em português é também bem diferente, para melhor, daquela que havia quando iniciamos em projecto de fãs para fãs, quando pouco ou quase nada havia disponível) mas não podemos deixar de compilar este documento. A ver vamos o que o futuro reserva...

Antevisão

Com Silverstone ainda na retina, a expectativa para Spa é imensa. O Campeonato Mundial de Resistência (WEC) segue em bom ritmo, e depois das lutas intensas a que podemos assistir — sobretudo pela vitória à geral com momentos simplesmente arrepiantes entre Neel Jani (Porsche) e Marcel Fässler (Audi) como já não víamos numa competição mundial, seguramente há mais de uma década! No final, 4.610s foi a diferença entre os dois primeiros. Será Spa mais do mesmo? Oxalá que sim: os fãs agradecem, o campeonato também, e o "antigamente é que era bom" pode finalmente ter um merecido descanso dado o excesso de uso.

LMP1: Porche e Audi na máxima força... Toyota igual a sí mesma

Se Audi e Porsche apresentam-se em Spa na sua máxima força, com os três carros que alinharão em Le Mans, a Toyota Racing mantêm-se iguial a sí mesma. Em Spa, tal como em Le Mans, e em todo o WEC, TS040 Hybrid são apenas dois. A marca nipónica continua apostada numa vitória em Le Mans estilo low-cost, da mesma forma que conquistou o título 2012 do WEC, e apesar das pública criticas de alguns elementos da equipa, durante a época passada, continua a não haver orçamento para um 3º carro — é pena! A corrida parece ter passado um pouco à margem em Silverstone, mas quem julgar que a Toyota está um passo atrás, é melhor pensar duas vezes. Em Spa a marca nipónica não irá equipar nenhum dos seus carros com o kit aero para Le Mans.

A Porsche Team espera obter em Spa o que em Silverstone lhe escapou por pouco. A caixa de velocidades parece ser uma dor de cabeça recorrente, mas a equipa demostrou na pista britânica que está praticamente em ponto rebuçado para Le Mans: velocidade em recta não lhe falta, mas em curva foi claramente batida pelos Audi, pelo que há ainda trabalho aqui a fazer. A "primeira" vitória após este tão aguardado regresso (sim... nós sabemos que a primeira vitória foi em Interlagos, no fecho da temporada 2014, mas aquela bandeira vermelha final foi um brutal anti-climax, sejamos honestos, é quase como se não contasse) está eminente, e sendo Le Mans a mais desejada, de certeza que a Porsche não se importará nada em começar já em Spa. Le Mans será sempre a maior corrida do mundo, mas nos últimos anos têm um título mundial como prémio de consolação pelo que todos os pontinhos contam. Tal como a Toyota, a Porsche apresenta-se em Spa com o kit aero de alto downforce. A grande novidade ma marca de Estugarda é a estreia absoluta de Nico Hulkenberg, Nick Tandy e Earl Bamber ao volante de um Porsche 919 acabadinho de sair da 'linha de montagem'. Testar é sempre válido, mas nada melhor do que a competição para preparar Le Mans convenientemente.

A Audi Sport Team Joest é mesmo a única dos três marcas presenças a levar o kit aero Le Mans para Spa, e pelo menos o #7 do trio maravilha (Marcel Fässler / André Lotterer / Benoît Tréluyer) estará equipado com ele — o que em termos de campeonato poderá ser um risco, mas Le Mans é a dobrar... O piloto português Filipe Albuquerque, Marco Bonanomi e René Rast (este último a estrear-se em absoluto num LMP1) são os homens do terceiro Audi R18 na prova belga, e o facto de serem o terceiro carro não significa que não poderão lutar de igual para igual com os seus companheiros de equipa, os pilotos regulares do WEC.

No campo dos privados, enquanto não há Rebellion Racing (apenas a partir de Le Mans, tal como a Nissan) a ByKolles limita-se a competir contra sí mesma. Se o CLM P1/01 AER já havia sofrido bastantes mexidas para esta temporada, em Spa surgirá com mais ainda, sobretudo uma frente completamente nova, não sendo claro se se trata de um alteração para a temporada WEC, ou se a equipa 'alemã-que-é-romena-mas-agora-é-austriaca' irá testar o kit aero para Le Mans — parece-nos que não. Irão as alterações melhorarem a performance do LMP1? Em Silverstone a falta de ritmo era gritante, ao longo da corrida a equipa parecia estar a lutar pela vitória na LMP2.

LMP2: Alguém dá luta à G-Drive Racing

Alguém conseguirá dar luta aos russos da G-Drive Racing e os seus dois Ligier JS P2 Nissan (os aos franceses da OAK Racing disfarçados de oligarcas russos do petróleo)? O domínio da equipa franco-russa em Silverstone foi confrangedor, e apesar do plantel ter subido consideravelmente de qualidade (e em quantidade) para esta temporada, em pista parece que ainda estamos em 2014. Mesmo tendo perdido um dos melhores pilotos de endurance da actualidade — Olivier Pla — para a Nissan, a equipa não parece-se ter perdido uma ponta de competitividade. Não fossem duas desistência em 2014, uma delas em Le Mans, não só a G-Drive não tinha perdido o título em 2014 como o tinha ganho com uma perna às costas. Sobre o único Ligier Nissan assumidamente da OAK Racing, conduzido por três gentlemen-drivers, que vêm a Spa vindo do ELMS para preparar Le Mans... bem, sendo conduzido por três gentlemen-drivers, está tudo dito! Que se divirtam muito, e que não azelhem em demasia.

Será a Jota Sport a equipa que irá fazer frente à G-Drive? Os britânicos estão bem habituados em vir a Spa preparar Le Mans, como demostrar que pelo ELMS há equipas de grande qualidade e competitividade, onde a diferença é mesmo a falta de orçamento para dar a volta ao mundo em oito corridas. Órfã de Albuquerque para Spa (e Le Mans), a equipa agradece o regresso a casa por empréstimo do agora piloto Nissan Harry Tincknell pelo menos até Le Mans, tendo o piloto GP2 Mitch Evans a substituir o português. Nas vindas a Spa por alturas do WEC, três corridas, três pódios, incluindo a vitória em 2012.

Expectativas altas para a estreia dos Ligier Honda dos americanos da Extreme Speed Motorsport. O chassis construido pela Onroak parace ser o 'carro a ter' na classe LMP2, e vejamos se equipado com o motor Honda este será um rival de peso para os Ligier Nissan da G-Drive e da KCMG. Certo é que o Ligier Honda da Michael Shank Racing que compete no USCC não servirá de grande comparação. Ambos os chassis foram construídos quase em tempo recorde (para um pequeno construtor independente) e a equipa de Scott Sharp só teve ainda tempo para fazer um shakedown, o que poderá ser motivo mais do que suficiente para refrear um pouco os ânimos. De assinalar o regresso de Johannes van Overbook, depois de ter falhado a prova de abertura devido a uma lesão.

O Strakka Dome S103 Nissan da Strakka Racing estreou-se em casa com um pódio, depois de uma temporada 2014 infernal onde o LMP2 nunca passou de carro de teste, mas não pareceu ter andamento ainda para rivalizar com a G-Drive, o mesmo valendo para o único Oreca 05 Nissan, o da KCMG, que apesar de ter liderado as primeiras voltas, não pareceu ter ainda o ritmo necessário para regressar às vitórias. Por outro lado, a equipa envolveu-se em tantos toques no meio do pelotão, que provavelmente também não conseguiu tirar o máximo do Oreca. Nick Tandy, emprestado pela Porsche, regressou a casa para Spa e Le Mans, e a equipa de Hong Kong contará com Nicolas Lapierre que regressa à competição após o estranhíssimo afastamento da Toyota. O outro Oreca, o 03R Nissan renomeado Alpine A450B da Signatech Alpine pouco demostrou em Silverstone, e com a era dos chassis abertos a passar a história, não parece ser um candidato sério a pódios dado o nível a que os coupés se encontram. Pena para a equipa bi-campeã do ELMS, que certamemte terá pilotos para o fazerem.

Palavra final para o regresso do Team SARD Morand e de um dos seus Morgan LMP2 evo SARD (ou Judd... com base num BMW). Terminada a novela da aquisição-não-aquisição da equipa por parte da KAIROS Technologies (que pretende levar a Greaves Motorsport à LMP1 em três anos...) que fez com que a equipa não só não alinhasse em Silverstone, como perdesse o financiamento para o segundo carro (se não mesmo para a toda a temporada, a ver vamos) e chegasse mesmo a pré-colocar a equipa fora de Le Mans. Pierre Ragues, Oliver Web e Zoel Amberg serão os pilotos de serviço numa equipa que durante os testes conjuntos fez o 4º melhor tempo dos LMP2, mas têm ainda muito que prova em pista.

Portugueses

Os habituais Pedro Lamy e Rui Águas, a competir na classe GTE Am, terão em Spa (e em Le Mans) a companhia de Filipe Albuquerque. O piloto português estará ao volante não do Gibson 015S Nissan da Jota Sport com o qual disputa o título ELMS pelo segundo ano consecutivo, mas sim ao volante do 3º Audi R18. O piloto natural de Coimbra irá dividir o 3º carro da equipa de fábrica da Audi de novo com Marco Bonanomi, e este ano com o recém-chegado René Rast a fechar o alinhamento de pilotos: “Estamos muito à vontade os três. Os testes têm ajudado a conhecermo-nos melhor e penso que este primeiro desafio vai mostrar isso. Spa é uma pista que toda a gente gosta e eu estou ansioso por regressar à competição com o R18. Claro que gostávamos de ganhar a corrida mas o objectivo passa por preparar Le Mans”, explicou Filipe Albuquerque em comunicado de imprensa.

Depois da vitória em Silverstone, Pedro Lamy posiciona-se claramente com forte candidato ao título na classe, e evidentemente à vitória em Le Mans, sendo Spa o derradeiro teste para a grande clássica. “Spa é um circuito fantástico e muito exigente. É ainda um excelente teste para as 24 Horas de Le Mans, a prova mais importante do campeonato. Com a vitória em Silverstone a equipa ficou ainda mais motivada para lutar por uma boa classificação na prova belga. A equipa tem feito um excelente trabalho no desenvolvimento do carro que provou estar bastante competitivo e fiável, pelo que estamos optimistas para a conquista de mais um bom resultado”, referiu Pedro Lamy em comunicado de imprensa. Não podemos deixar de fazer uma pequena referênci ao gentelmen-driver do Aston Martin Vantage #98, Paul Dalla Lana, que começa a dar garantias de reduzir ao mínimo o (lógico) impacto negativo que têm sobre o trabalho dos dois pilotos profissionais — e em Spa fizer uma corrida ao nível de Silverstone, já não é nada mau!

De Rui Águas pouco se sabe, até porque comunicados de imprensa não é com ele, e chegar a fala com o piloto português também não se afigura nada fácil, mas o que garantidamente se sabe é que irá estar ao volante do Ferrari #83 da AF Corse, e que em conjunto com Emmanuel Collard e François Perrodo o trio da equipa italiana é sempre um forte candidato a um lugar no pódio,

AS EQUIPAS, OS CARROS, OS PILOTOS

Cl.N.ºEquipaChassis / MotorPilotos
P11Toyota RacingToyota TS 040 HybridAnthony Davidson
Sébastien Buemi
Kazuki Nakajima
P12Toyota RacingToyota TS 040 HybridAlexander Würz
Stéphane Sarrazin
Mike Conway
P14ByKolles RacingCLM P1/01 AERSimon Trummer
Vitantonio Liuzzi
P17Audi Sport Team JoestAudi R18 e-tron quattroMarcel Fässler
André Lotterer
Benoît Tréluyer
P18Audi Sport Team JoestAudi R18 e-tron quattroLucas Di Grassi
Loïc Duval
Oliver Jarvis
P19Audi Sport Team JoestAudi R18 e-tron quattroMarco Bonanomi
Filipe Albuquerque
Rene Rast
P117Porsche TeamPorsche 919 HybridTimo Bernhard
Mark Webber
Brendon Hartley
P118Porsche TeamPorsche 919 HybridRomain Dumas
Neel Jani
Marc Lieb
P119Porsche TeamPorsche 919 HybridNico Hulkenberg
Nick Tandy
Earl Bamber
P226G-Drive RacingLigier JS P2 NissanRoman Rusinov
Julien Canal
Sam Bird
P228G-Drive RacingLigier JS P2 NissanGustavo Yacaman
Luis Felipe Derani
Ricardo Gonzalez
P230Extreme Speed MotorsportsLigier JS P2 HondaScott Sharp
Ryan Dalziel
David Heinemeier-Hansson
P231Extreme Speed MotorsportsLigier JS P2 HondaEd Brown
Jonathon Fogarty
Johannes van Overbeek
P235OAK RacingLigier JS P2 NissanJacques Nicolet
Jean-Marc Merlin
Erik Maris
P236Signatech AlpineAlpine A450B NissanNelson Panciatici
Paul Loup Chatin
Vincent Capillaire
P238Jota SportGibson 015S NissanSimon Dolan
Mitch Evans
Harry Tincknell
P242Strakka RacingStrakka Dome S103 NissanNick Leventis
Danny Watts
Jonny Kane
P243Team SARD MorandMorgan Evo SARD (Judd)Pierre Ragues
Oliver Webb
Zoel Amberg
P247KCMGOreca 05 NissanMatthew Howson
Richard Bradley
Nicolas Lapierre
AM50Larbre CompetitionCheverolet Corvette C7Gianluca Roda
Paolo Ruberti
Kristian Poulsen
PRO51AF CorseFerrari 458 ItaliaGianmaria Bruni
Toni Vilander
AM55AF CorseFerrari 458 ItaliaMatt Griffin
Duncan Cameron
Alex Mortimer
PRO71AF CorseFerrari 458 ItaliaDavide Rigon
James Calado
AM72SMP RacingFerrari 458 ItaliaVictor Shaitar
Andrea Bertolini
Aleksey Basov
AM77Dempsey - Proton RacingPorsche 911 RSRPatrick Dempsey
Patrick Long
Marco Seefried
AM83AF CorseFerrari 458 ItaliaFrancois Perrodo
Emmanuel Collard
Rui Aguas
AM88Abu Dhabi - Proton CompetitionPorsche 911 RSRChristian Reid
Khaled Al Qubaisi
Klaus Bachler
PRO91Porsche AG Team MantheyPorsche 911 RSRSven Muller
Kevin Estre
PRO92Porsche AG Team MantheyPorsche 911 RSRRichard Lietz
Frédéric Makowiecki
PRO95Aston Martin RacingAston Martin Vantage V8Christoffer Nygaard
Marco Sørensen
AM96Aston Martin RacingAston Martin Vantage V8Francesco Castellacci
Roald Goethe
Stuart Hall
PRO97Aston Martin RacingAston Martin Vantage V8Darren Turner
Stefan Mücke
Rob Bell
AM98Aston Martin RacingAston Martin Vantage V8Paul Dalla Lana
Pedro Lamy
Mathias Lauda
PRO99Aston Martin Racing V8Aston Martin Vantage V8Alex MacDowall
Fernando Rees
Richie Stanaway

Transmissão

Quinta-feira, 30 de Abril

Inicio Fim Sessão Transmissão
Web Radio Web TV TV
11:00 12:30 Treino Livre 1 RadioLeMans.com
15:30 17:00 Treino Livre 2 RadioLeMans.com

Sexta-feira, 1 de Maio

Inicio Fim Sessão Transmissão
Web Radio Web TV TV
13:00 14:00 Treino Livre 3 RadioLeMans.com
17:00 17:25 Qualificação GTEPro & GTE AM RadioLeMans.com FIAWEC.com
13:35 18:00 Qualificação LMP1 & LMP2 RadioLeMans.com FIAWEC.com

Sábado, 3 de Maio

Inicio Fim Sessão Transmissão
Web Radio Web TV TV
13:30 19:30 Corrida RadioLeMans.com FIAWEC.com Eurosport / Motors TV / SportTV
Horários na Hora Portuguesa (GMT)

Transmissão TV

Canal Horários Total
Eurosport Internacional 17h30 → 19h45 2h15
Motors TV 13h00 → 20h00 6h00 (+1h extra)
Horários na Hora Portuguesa (GMT)

Links Úteis

FIA WEC Live Timming (1) e WebTV (2) members.fiawec.com
FIA WEC Spotters Guide www.fiawec.com
Radio Le Mans Web Radio www.radiolemans.com
Eurosport TV (Programação) tv.eurosport.pt
Motors TV TV (Programação) www.motorstv.com
(1) Serviço Gratuito
(2) Serviço Pago

Estatísticas

Vencedores das 6 Horas de SPA-Francorchamps (LMS/ILMC/WEC)

Ano Camp. Equipa Pilotos Chassis - Motor
Formato 1000 Km
2004 LMS Audi Sport UK Team Veloqx Jamie Davies / Johnny Herbert Audi R8
2005 LMS Zytek Motorsport Casper Elgaard / John Nielsen / Hayanari Shimoda Zytek 04S
2006 LMS Pescarolo Sport Jean-Christophe Boullion / Emmanuel Collard Pescarolo C60 Judd
2007 LMS Team Peugeot Total Pedro Lamy / Stéphane Sarrazin Peugeot 908 HDi FAP
2008 LMS Team Peugeot Total Marc Gené / Nicolas Minassian / Jacques Villeneuve Peugeot 908 HDi FAP
2009 LMS Team Peugeot Total Christian Klien / Nicolas Minassian / Simon Pagenaud Peugeot 908 HDi FAP
2010 LMS Team Peugeot Total Sébastien Bourdais / Pedro Lamy / Simon Pagenaud Peugeot 908 HDi FAP
Formato 6 Horas
2011 ILMC Team Peugeot Total Anthony Davidson / Marc Gené / Alexander Wurz Peugeot 908
2012 WEC Audi Sport Team Joest Romain Dumas / Loïc Duval Marc Gené Audi R18 ultra
2013 WEC Audi Sport Team Joest André Lotterer / Marcel Fässler / Benoît Tréluyer Audi R18 e-tron quattro
2014 WEC Toyota Racing Sébastien Buemi / Anthony Davidson / Nicolas Lapierre Toyota TS040 Hybrid

Resultados 2014

Equipa Pilotos Chassis - Motor Tempo
Pole Position Porsche Team Romain Dumas
Neel Jani
Marc Lieb
Porsche 919 Hybrid 2:01.198 (1)
Vencedor
1º LMP1
Toyota Racing Sébastien Buemi
Anthony Davidson
Nicolas Lapierre
Toyota TS040 Hybrid 171 voltas
6h01:31.675
207.8kph
1º LMP2 G-Drive Racing Luís Pérez Companc
Pierre Kaffer
Nicolas Minassian
Oreca 03 Nissan 160 voltas
6h02:16.828
193.8kph
1º GTE Pro AF Corse Gianmaria Bruni
Giancarlo Fisichella
Ferrari 458 Italia 152 voltas
6:03:44.950
180.5kph
1º GTE Am AF Corse Luís Pérez Companc
Marco Cioci
Mirko Venturi
Ferrari 458 Italia 149 voltas
6h01:46.306
179.3kph
Volta mais rápida Toyota Racing Anthony Davidson Audi R18 e-tron quattro 2:01.327
(1) Tempo médio entre as duas melhores voltas de dois pilotos

Recordes da Pista (LMS/ILMC/WEC)

Sessão Equipa Pilotos Chassis - Motor Tempo Ano, Camp.
Qualificação Team Peugeot Total Sébastien Bourdais Peugeot 908 HDi FAP 1:57.884 LMS, 2010
Corrida Team Peugeot Total Franck Montagny Peugeot 908 HDi FAP 1:59.797 LMS, 2010