Notícias | WEC

World Endurance Championship

Toda a Informação sobre as 6 Horas de Silverstone WEC

por Hugo Ribeiro, 18 de Abril de 2014 3 Comentários

© FIA WEC

O Campeonato do Mundo de Resistência está de volta numa temporada que se espera épica.Quinze anos depois, a Porsche está de regresso ao mais alto nível e pela frente terá Audi e Toyota na luta pelo título Mundial e pela tão desejada vitória nas 24 Horas de Le Mans. Na Classe GTE Pro, o panorama é igualmente animador, uma vez mais com a Porsche, desta vez numa luta também ele titânica com a Ferrari e a Aston Martin. Motivos de interesse não faltarão naquele que é o campeonato mais exigente para homens e máquinas nas competições automóveis em pista.

Arranca este fim-de-semana em Silverstone a temporada 2014 do Campeonato Mundial de Resistência. Renascido há dois três anos, o campeonato conta já com a presença de três construtores envolvidos oficialmente na categoria rainha e outros tantos na principal classe GT. Audi, Toyota, Porsche, Ferrari, Aston Martin, são nomes que rapidamente associamos a uma imaginário estético, sonoro, mecânico e tecnológico que muito admiramos. Gostaríamos de dizer que o campeonato não se resume a estes, mas com uma classe LMP2 destinada a pequenas equipas privadas e uma sub-classe LMP1 onde apenas uma equipa marca presença (duas a partir de Spa) o panorama restante é francamente desanimador.

LMP2

E comecemos por aqui mesmo. Ontem afirmámos que a fina-flor LMP2 está toda praticamente junta no ELMS. Aquela que é para todos os efeitos a 2ª Divisão das corridas de resistência tipo Le Mans atraiu a si o melhor da 2ª Divisão de protótipos. As razões são várias: numa classe onde obrigatoriamente um dos pilotos tem de ser um gentleman-driver, poucos são aqueles que de facto se podem dar ao luxo de andar a acompanhar o pelotão mundial, outros não se podem dar ao luxo (ou não pretendem gastar tanto) de financiar as equipas com os valores necessários para uma temporada mundial.

Mas há um factor que até agora tem sido menosprezado e que começa a fazer mossa: até 2012, a classe LMP2 era a segunda mais importante na hierarquia Le Mans (claro que a classe GTe Pro é bem mais mediática), mas com o ACO a recompensar as equipas privadas LMP1 com uma sub-classe própria em estilo "prémio de consolação", os LMP2 perderam bastante importância. No ELMS, ao menos, lutam pela geral, e no final do dia o que conta mesmo é ir a Le Mans. A classe LMP2 é neste momento o elo mais fraco da equação. É bem verdade que algumas dificuldades técnicas (Strakka) e económicas (Millenium) reduziram o plantel até, pelo menos, Spa, mas a classe tem vindo a perder fulgor e qualidade.

LMP1

Mas o que falta na LMP2, sobeja na LMP1 para ambos os lados da barreira. Qual barreira? A que separa os que gostam das corridas pela corridas e os que gostam apenas de reconhecer os nomes das marcas e dos pilotos. Com Porsche, Toyota e a Campeã Mundial Audi, estamos certos de que não faltará animação quanto baste que faça esquecer alguma desilusão um pouco mais abaixo da hierarquia. Em Paul Ricard, tivemos já um gostinho do que poderemos esperar ao longo da temporada. A Audi, continua igual a si mesma, enquanto a Toyota uma vez mais parece começar um degrau abaixo, mas a grande surpresa foi mesmo a prestação da Porsche - a velocidade está lá, falta ver a fabilidade, tendo em consideração que o motor foi a maior dor de cabeça da marca alemã durante a preparação do seu regresso a Le Mans. Mas, para uma análise do que se passou em Paul Ricard, n'O Prólogo FIA WEC, o melhor mesmo será ler o artigo do Pedro Correia, se é que ainda não tiveram a oportunidade de ler...

GTE

Tudo sensivelmente igual no que toca às classes GTE Pro e GTE Am, quando comparado com 2013. A assinalar apenas a chegada da RAM Racing com um Ferrari para cada uma das classes. Criada há apenas dois anos, dominou o ELMS em 2013 e agora pretende repetir a façanha no WEC. Não será fácil, pelo menos, na classe GTE Pro onde pela frente terá as equipas de fábrica da Porsche, Ferrari (AF Corse) e Aston Martin. Um pouco mais simples na GTE Am, que perdeu algumas unidades de peso como a IMSA Performance, mas que mantém, tal como a GTE Pro, um muito saudável e recomendável equilíbrio. A ter em atenção se acharem a corrida LMP1 um pouco aborrecida: aqui, tanto na GTE Pro como na GTE Am, aborrecimento é coisa rara.

PORTUGUESES

Dois portugueses irão alinhar no Mundial durante toda a temporada: Álvaro Parente e Pedro Lamy. Entre ambos, será Parente a ter a tarefa mais complicada com a RAM Racing e com Matt Griffin. A equipa inglesa e o piloto português têm todas as condições para brilharem, mas numa classe onde os rivais são equipas de fábrica, a tarefa de conquistar o título estará longe de ser fácil. Já Pedro Lamy, que partilhará o volante com Christoffer Nygaard e Paul Dalla Lana num dos Aston Martin oficiais (a única equipa de fábrica na classe), a tarefa não sendo fácil, será mais simples. É claro, tal como vimos em 2013, que Dalla Lana está longe de ser dos melhores gentlemen-drivers na classe, mas competir na classe GTE Pro foi claramente um erro crasso. Na GTe Am, o canadiano estará no seu ambiente natural e Lamy poderá ser a peça a fazer a diferença.

Haverá mais um português, mas só em Spa e em Le Mans: Filipe Albuquerque estará ao volante do terceiro Audi R18. Em Silverstone, poderemos acompanhá-lo no Zytek Nissan da Jota Sport, numa clara candidatura ao título Europeu.

Programa e Transmissão

Sexta,18 de Abril

Inicio Fim Sessão Transmissão
WebRadio WebTV TV
11:55 13:25 Treino Livre 1 RadioLeMans.com
15:55 17:25 Treino Livre 2 RadioLeMans.com

Sábado, 19 de Abril

Inicio Fim Sessão Transmissão
WebRadio WebTV TV
09:00 10:00 Treino Livre 3 RadioLeMans.com
12:00 12:25 Qualificação GTEPro & GTE AM RadioLeMans.com FIAWEC.com
12:35 13:00 Qualificação LMP1 & LMP2 RadioLeMans.com FIAWEC.com

Domingo, 20 de Abril

Inicio Fim Sessão Transmissão
WebRadio WebTV TV
12:00 18:00 Corrida RadioLeMans.com FIAWEc.com Eurosport

Transmissão Eurosport

Inicio Fim Canal Inicio Fim Canal
13:00 14:00 Eurosport 2 17:00 18:00 Eurosport Int

Links Úteis

FIAWEC.com
Live Timming e WebTV
RadioLeMans.com (WebRadio)
Eurosport Portugal

WEC / 6H Silverstone: Lista de Inscritos

N.Cl.EquipaPilotosChassis - Motor
1P1 (H)Audi Sport Team JoestLucas Di Grassi
Tom Kristensen
Loic Duval
Audi R18 e-tron quattro
2P1 (H)Audi Sport Team JoestMarcel Fassler
Benoit Treluyer
Andre Lotterer
Audi R18 e-tron quattro
7P1 (H)Toyota RacingAlexander Würz
Kazuki Nakajima
Stephane Sarrazin
Toyota TS040 Hybrid
8P1 (H)Toyota RacingAnthony Davidson
Nicolas Lapierre
Sebastien Buemi
Toyota TS040 Hybrid
14P1 (H)Porsche AGRomain Dumas
Neel Jani
Marc Lieb
Porsche 919 Hybrid
20P1 (H)Porsche AGTimo Bernhard
Mark Webber
Brendon Hartley
Porsche 919 Hybrid
12P1 (L)Rebellion RacingNicolas Prost
Nick Heidfeld
Mathias Beche
Lola B12/80 Toyota
13P1 (L)Rebellion RacingDominik Kraihamer
Andrea Belicchi
Fabio Leimer
Lola B12/80 Toyota
26P2G-Drive RacingRoman Rusinov
Olivier Pla
Julien Canal
Morgan Nissan
27P2SMP RacingSergy Zlobin
Nicolas Minassian
Maurizio Mediani
Oreca 03 Nissan
37P2SMP RacingKirill Ladygin
Anton Ladygin
Viktor Shaitar
Oreca 03 Nissan
47P2KCMGMatthew Howson
Richard Bradley
Tsugio Matsuda
Oreca 03 Nissan
51PROAF CorseGianmaria Bruni
Toni Vilander
Ferrari 458 Italia
52PRORAM RacingMatt Griffin
Álvaro Parente
Ferrari 458 Italia
71PROAF CorseDavide Rigon
James Calado
Ferrari 458 Italia
91PROPorsche AG Team MantheyJörg Bergmeister
Patrick Pilet
Nick Tandy
Porsche 911 RSR
92PROPorsche AG Team MantheyMarco Holzer
Frédéric Makowiecki
Richard Lietz
Porsche 911 RSR
97PROAston Martin RacingDarren Turner
Stefan Mücke
Aston Martin Vantage V8
99PROAston Martin RacingAlex MacDowall
Darryl O'Young
Fernando Rees
Aston Martin Vantage V8
53AMRAM RacingJohnny Mowlem
Ben Collins
Mark Patterson
Ferrari 458 Italia
61AMAF CorseLuis Perez Companc
Marco Cioci
Mirko Venturi
Ferrari 458 Italia
75AMProspeed CompetitionFrancois Perrodo
Emmanuel Collard
Matthieu Vaxivière
Porsche 911 GT3 RSR
81AMAF CorseStephen Wyatt
Michele Rugolo
Sam Bird
Ferrari 458 Italia
88AMProton CompetitionChristian Reid
Klaus Bachler
Khaled Al Qubaisi
Porsche 911 RSR
90AM8Star MotorsportsVincente Potolicchio
Gianluca Roda
Paolo Ruberti
Ferrari 458 Italia
95AMAston Martin RacingKristian Poulsen
Nikki Thiim
David Heinemeier Hansson
Aston Martin Vantage V8
98AMAston Martin RacingPaul Dalla Lana
Pedro Lamy
Christoffer Nygaard
Aston Martin Vantage V8