ELMS | Notícias | Portugueses

ELMS / 4H Red Bull Ring

Toda a Informação sobre as 4 Horas de Red Bull Ring ELMS

por Press Release (edição: Hugo Ribeiro), 17 de Julho de 2014 Sem Comentários

© ELMS

Este fim-de-semana o European Le Mans Series está de regresso à competição, e com ele, o piloto português Filipe Albuquerque, um dos mais fortes candidatos ao título 2014. Na pista austríaca, e depois de duas provas anteriores muitíssimo animadas, a expectativa é para que assistamos a mais um corrida discutida roda a roda até ao último momento. Mesmo com três equipas LMP2 ausentes, a classe não perderá qualidade nem emotividade. Entre os carros da classes GTE e GTC, animação também não faltará.

Tudo em aberto nas classificações do ELMS

Numa altura em que equipas, pilotos, media e aficionados se preparam para a terceira jornada da temporada 2014 do European Le Mans Series (ELMS), que terá lugar este fim‐de‐semana no Red Bull Ring, na Áustria, é hora de fazermos o ponto da situação nas classificações do campeonato, onde temos o português Filipe Albuquerque como um dos protagonistas.

Na categoria rainha — os LMP2 — a batalha está totalmente em aberto entre os actuais líderes, Thiriet by TDS Racing, e as equipas JOTA Sport e Signatech Alpine, as três formações que nas 24 Horas de Le Mans ocuparam as posições de pódio nos LMP2. Oito pontos separam a equipa francesa de Montpellier e os seus pilotos, Ludovic Badey, Pierre Thiriet e Tristan Gommendy (35 pontos), dos britânicos da JOTA Sport com sede em Kent, onde pontificam Filipe Albuquerque, Simon Dolan e Harry Tincknell (27 pontos). Três pontos mais atrás (24) surgem os pilotos da Signatech Alpine, Paul‐Loup Chatin, Oliver Webb e Nelson Panciatici, mas também os pilotos da suíça da Race Performance, Franck Mailleux e Michel Frey, o ORECA 03 da Sébastien Loeb Racing (Jan Charouz e Vincent Capillaire) e o Zytek Z11SN Nissan da Greaves Motorsport (Matt McMurry e Tom Kimber‐Smith). Infelizmente, apesar da boa performance em Imola e em Le Mans, a Sébastien Loeb Racing mantém uma presença algo errática no ELMS, e irá estar ausente da prova austríaca.

Mais distantes, no sétimo posto, estão o Morgan Judd dos suíços da NewBlood by Morand Racing (15 pontos), mas Gary Hirsch, Romain Brandela (substituído este fim-de-semana por Pierre Raghes) e Christian Klien contam que o facto deste último jogar em casa na Áustria os possa fazer subir posições na geral. O segundo Zytek da Greaves Motorsport (#28) e o Morgan Nissan de Pegasus Racing contam apenas oito pontos, sendo seguidos pelo ORECA 03 Nissan da Murphy Prototype e o Morgan Judd da Larbre Compétition, equipas que este fim-de-semana não estarão presentes no Red Bull Ring. Se por um lado a equipa irlandesa preferiu deslocar-se a Inje onde este fim-de-semana dará apoio ao Oreca da Euroasia Motorsport no arranque do AsLMS, já por parte da Larbe não há qualquer justificação para a ausência.

Nos LMGTE, a equipa russa SMP Racing está na frente depois do segundo lugar em Silverstone e da vitória em Imola. Tal como os seus pilotos, Andrea Bertolini, Sergey Zlobin e Viktor Shaitar, somam 44 pontos, mais 13 que o Ferrari F458 Italia #55 da AF Corse de Duncan Cameron e Matt Griffin. O terceiro piloto desta equipa, o italiano Michele Rugolo, tem apenas 25 pontos, dividindo o terceiro posto com os habitués da JMW Motorsport, Daniel Zampieri, Georges Richardson e Daniel McKenzie.

Os austríacos da AT Racing (Ferrari F458 Italia #56), que jogam em casa no Red Bull Ring, conseguiram 24 pontos, tantos quanto Alexander Talkanitsa, Alexander Talkanitsa Jr e Pierre Kaffer. Os dois Porsche 911 GT3 RSR da IMSA Performance Matmut, (#76 e #67) estão, respectivamente, nas 5ª e 13ª posições da geral, com os franceses Raymond Narac, Nicolas Armindo e David Hallyday a conseguiram somar 23 pontos, contra apenas 1 dos compatriotas Erik Maris, Jean‐Marc Merlin e Eric Hélary. O Ferrari #81 da Kessel Racing surge na sexta posição entre as equipas com 19,5 pontos, tantos quantos têm os seus pilotos Matteo Cressoni e Thomas Kemenater, sétimos na geral, enquanto o segundo F458 Italia da formação suíça (#80) ocupa a 12ª posição.

O Team Sofrev ASP está no sétimo posto e os pilotos Fabien Barthez, Anthony Pons e Soheil são oitavos com 16 pontos, com os outros dois Ferrari AF Corse (#54 e #65) a ocuparem, respectivamente, a 8ª e 14ª posições, enquanto o Porsche da Gulf Racing UK é 9º classificado, com seis pontos, e o Aston Martin Vantage da mesma equipa britânica não vai além do 11º lugar, com 2,5 pontos, atrás do Porsche da Crubilé Sport.

Entre os 16 concorrentes inscritos na categoria GTC para a temporada 2014 do ELMS, é o Ferrari F458 Italia GT3 com o #60 da Formula Racing, e os seus pilotos Johnny Laursen e Mikkel Mac, que lideram, tendo somado 41 pontos. Jan Magnussen, o terceiro piloto desta equipa, não esteve na vitória em Imola e por isso tem apenas 15 pontos (7º lugar), mas irá regressar na Áustria. Os principais adversários dos dinamarqueses são Anton Ladygin, Olivier Beretta e David Markozov que conseguiram 36 pontos após duas provas com o F458 GT3 (#73) da SMP Racing. Os outros dois Ferrari da equipa russa (#71 e #57) estão mais atrás na classificação, nos 5º e 14º lugares.

Nesta altura, o 3º posto da classe pertence ao Ferrari do Team Ukraine (Alessandro Pier Guidi, Andriy Kruglyk e Sergii Chukanov) com 25 pontos, enquanto os dois McLaren MP4 12C GT3, #99 e #98, da equipa francesa ART Grand Prix ocupam, respectivamente, a 4ª e 8ª posições. Na geral dos pilotos, o trio do #99 (Alex Brundle, Karim Ajlani e Ricardo Gonzalez) estão em 5º com 22 pontos, mais 12 que os companheiros (Grégoire Demoustier, Kévin Korjus e Yann Goudy), que não vão além do 10º lugar.

Os 14 pontos conseguidos pelo único BMW Z4 do plantel colocam o carro alemão no 6º posto, na frente do Ferrari F458 GT3 (#59) da Sofrev‐ASP. Já os três Ferrari da AF Corse não vão além de 9º (#63), 15º (#62) e 16º (#95), enquanto o Audi R8 LMS Ultra da Sébastien Loeb Racing, ausente em Silverstone, é 10º classificado com oito pontos. Os Porsche #93 da Pro GT by Almeras e o #75 da ProSpeed Compétition estão para já nas 12ª e 13ª posições.

As 4 Horas do Red Bull Ring têm lugar este fim‐de‐semana no traçado da região austríaca da Estíria. Os treinos livres do ELMS iniciam‐se no sábado, 19 de Julho, às 10h30, seguindo‐se a qualificação da corrida de suporte (AutoGP), enquanto a segunda sessão de treinos livres do ELMS está marcada para as 15h00. As qualificações do ELMS terão lugar no Domingo, 20 de Julho, primeiro as categorias LMGTE e GTC (9h30) e depois os LMP2 (10h00). A partida para as 4 Horas do Red Bull Ring está agendada para as 14h00.

BoP para as classes GTE e GTC sofre alterações

Este fim de semana serão implementadas pela primeira vez as alterações ao BoP definidas em Junho. A única alteração na classe GTE visa o Ferrari 458 Italia que viu reduzido o diâmetro dos seus dois restritores de ar em 1.3mm, enquanto os Aston Martin e Porsche mantiveram os seus valores inalterados.

Já na classe GTC, o BoP — baseado no BoP FIA para a classe GT3 — sofreu várias alterações. O Audi R8 LMS viu o diâmetro do seu restritor aumentado em 3mm, o BMW Z4 teve uma redução de 40kg no peso mínimo e o Porsche 911 GT3 R em 30kg, e o Ferrari 458 Italia GT3 uma redução dos restritores de ar de 2mm. Já o Mclaren MP4-12C teve um aumento na pressão do turbo. Além destas alterações, outras foram ainda realizadas nos restritores de fluxo do reabastecimento, de forma a equilibrar o tempo de reabastecimento dos diferentes modelos.

O Director Desportivo do ACO, Vincent Beaumesnil, explica as alterações:

P.: Como foram recolhidos os dados que determinaram as alterações no BoP realizadas no mês passado?
VB.: Olhamos para os tempos por volta, levamos em conta o nível dos pilotos, condições meteorológicas e a consistência do carro. Este processo mostrou-se bem sucedido no passado. No WEC, tudo é um pouco mais complexo, mais caro e requer mais equipamento e meios humanos. No ELMS, temos um campeonato de equipas privadas, no qual são estas e os pilotos que devem fazer a diferença. A nossa intenção passa por dar um hipótese a todos na  potência do carro, e depois está nas mãos dos pilotos e da equipa fazer o seu melhor.

P.: O BoP da classe GTC é baseado no da FIA GT3. Como é que o ACO adapta este ao ELMS, ou é este implementado sem alterações?
VB.: Regra geral, adicionamos 40kg aos carros de foram a manter a distância para os GT3 (apesar de serem menos técnicos, os GT3 são mais potentes que os GTE), excepto naqueles que à partida não necessitam. Depois baseamos a nossa decisão nos dados recolhidos em cada fim-de-semana de corridas, que é nova. Antes de Imola, o princípio era aplicar estritamente o BoP FIA GT3 e os 40kg, mas o campeonato FIA GT3 já não existe e ficou claro que nestas condições o BoP não seria actualizada da forma que precisamos. Assim, tivemos de fazer nós próprios as alterações. Usamos os dados que recolhemos, mas também olhamos para outros campeonatos GT3 porque tal dá-nos uma boa ideia do nível de cada carro.

P.: Existirão ainda outras alterações ao longo de 2014?
VB.: Sempre que for preciso, nós iremos actualizar o BoP.

AS EQUIPAS, OS CARROS, OS PILOTOS

ELMS / 4H Red Bull Ring: Lista de Inscritos

Cl.N.EquipaPilotosChassis - Motor
LMP228Greaves MotorsportLuciano Bacheta
Mark Shulzhitskiy
Zytek Z11SN Nissan
LMP229Pegasus RacingJulien Schell
Nicolas Leutwiler
Jonathan Coleman
Morgan Nissan
LMP234Race PerformanceMichel Frey
Franck Mailleux
Oreca 03 Judd
LMP236Signatech AlpinePaul-Loup Chatin
Nelson Panciatici
Oliver Webb
Alpine A450 Nissan
LMP238Jota SportSimon Dolan
Harry Tincknell
Filipe Albuquerque
Zytek Z11SN Nissan
LMP241Greaves MotorsportTom Kimber-Smith
Mark Patterson
Matthew McMurry
Zytek Z11SN Nissan
LMP243Newblood by Morand RacingChristian Klien
Gary Hirsch
Pierre Ragues
Morgan Judd
LMP246Thiriet by TDS RacingPierre Thiriet
Ludovic Badey
Tristan Gommendy
Ligier JS P2 Nissan
GTE54AF CorsePierguiseppe Perazzini
Marco Cioci
Michael Lyons
Ferrari 458 Italia
GTE55AF CorseDuncan Cameron
Matt Griffin
Michele Rugolo
Ferrari 458 Italia
GTE56AT RacingAlexander Talkanitsa Jr.
Alexander Talkanitsa Sr.
Pierre Kaffer
Ferrari 458 Italia
GTE58Team Sofrev-ASPFabien Barthez
Anthony Pons
Soheil Ayar
Ferrari 458 Italia
GTE66JMW MotorsportDaniel McKenzie
George Richardson
Rob Bell
Ferrari 458 Italia
GTE67IMSA Performance MatmutErik Maris
Jean-Marc Merlin
Eric Helary
Porsche 911 GT3 RSR
GTE70AF CorseYannick Mallegol
François Perrodo
Emmanuel Collard
Ferrari 458 Italia
GTE72SMP RacingAndrea Bertolini
Viktor Shaitar
Sergey Zlobin
Ferrari 458 Italia
GTE76IMSA Performance MatmutRaymond Narac
Nicolas Armindo
Christina Nielsen
Porsche 911 GT3 RSR
GTE77Proton CompetitionHorst Felbermayr Sr.
Horst Felbermayr Jr.
Porsche 911 GT3 RSR
GTE80Kessel RacingMichael Broniszewski
Giacomo Piccini
Ferrari 458 Italia
GTE81Kessel RacingThomas Kemenater
Matteo Cressoni
Ferrari 458 Italia
GTE85Gulf Racing UKRoald Goethe
Stuart Hall
Daniel Brown
Aston Martin Vantage V8
GTE86Gulf Racing UKMichael Wainwright
Adam Carroll
Michael Meadows
Porsche 911 GT3 RSR
GTC57SMP RacingBoris Rotenberg
Mika Salo
Maurizio Mediani
Ferrari 458 Italia GT3
GTC59Team Sofrev-ASPChristophe Bourret
Pascal Gibon
Jean Luc Beaubelique
Ferrari 458 Italia GT3
GTC60Formula RacingJan Magnussen
Johnny Laursen
Mikkel Mac
Ferrari 458 Italia GT3
GTC63AF CorseMads Radsmussen
Ilya Melnikov
Ferrari 458 Italia GT3
GTC71SMP Racing Kirill Ladygin
Aleksey Basov
Luca Persiani
Ferrari 458 Italia GT3
GTC73SMP Racing Olivier Beretta
David Markozov
Anton Ladygin
Ferrari 458 Italia GT3
GTC75Prospeed CompetitionPaul Van Splunteren
Gilles Vannelet
Mike Parisy
Porsche 911 GT3 R
GTC78Team Russia by BarwellLeonid Machitski
Timur Sardarov
Jonathan Cocker
BMW Z4 GT3
GTC93Pro GT by AlmerasFranck Perera
Lucas Laserre
Eric Dermont
Porsche 911 GT3 R
GTC95AF CorseAdrien De Leener
Cedric Sbirrazzuoli
Ferrari 458 Italia GT3
GTC98ART Grand PrixKevin Korjus
Grégoire Demoustier
Yann Goudy
McLaren MP4-12C GT3
GTC99ART Grand PrixAlex Brundle
Ricardo Gonzalez
Karim Ajlani
McLaren MP4-12C GT3

Transmissão

Sábado, 19 de Julho

Inicio Fim Sessão Transmissão
Web Radio Web TV TV
09:30 11:00 Treino Livre 1 RadioLeMans.com
14:00 15:30 Treino Livre 2 RadioLeMans.com

Domingo, 18 de Maio

Inicio Fim Sessão Transmissão
Web Radio Web TV TV
08:30 08:50 Qualificação GTE & GTC RadioLeMans.com ELMS.com
09:00 09:20 Qualificação LMP2 RadioLeMans.com ELMS.com
13:00 17:00 Corrida RadioLeMans.com ELMS.com Motors TV
Horários na Hora Portuguesa (GMT)

Transmissão TV

Canal Horários Total (extra)
Motors TV 12h45 → 14h50 / 15h50 → 17h15 3h00 (+30m)
Horários na Hora Portuguesa (GMT)

Links Úteis

ELMS Live Timming e WebTV www.europeanlemansseries.com
Radio Le Mans Web Radio www.radiolemans.com
Motors TV TV (Programação) www.motorstv.com

Estatísticas

Vencedores das 4 Horas de Red Bull Ring (LMS)

Ano Camp. Equipa Pilotos Chassis - Motor
Formato 3 Horas
2013 LMS Thiriet by TDS Racing Pierre Thiriet / Mathias Beche Oreca 03 Nissan

Resultados 2013

Equipa Pilotos Chassis - Motor Tempo
Vencedor
1º LMP2
Thiriet By TDS Racing Pierre Thiriet
Mathias Beche
Oreca 03 Nissan 122 voltas
3h00:09.351
182.5kph
1º GTE RAM Racing Johnny Mowlem
Matt Griffin
Ferrari 458 Italia 116 voltas
3h00:30.742
171.7kph
1º GTC SMP Racing Fabio Babini
Viktor Shaitar
Kirill Ladygin
Ferrari 458 Italia GT3 114 voltas
3h01:14.690
169.6kph
Volta mais rápida Murphy Prototypes Brandon Hartley Oreca 03 Nissan 1:24.337
Pole Position Jota Sport Oliver Turvey Zytek Z11SN Nissan 1:23.871

Recordes da Pista (LMS)

Sessão Equipa Pilotos Chassis - Motor Tempo Camp., Ano
Qualificação Jota Sport Oliver Turvey Peugeot 908 1:23.871 ELMS, 2011
Corrida Murphy Prototypesl Brandon Hartley Peugeot 908 1:24.337 ELMS, 2011