ELMS | Notícias | Portugueses

Toda a informação sobre as 4 Horas de Paul Ricard ELMS

por Hugo Ribeiro, 11 de Setembro de 2014 Um Comentário

Este fim-de-semana o European Le Mans Series está de regresso à competição após a longa paragem de verão — ainda assim bem mais curta que a do WEC —, e com ele, o piloto português Filipe Albuquerque, um dos mais fortes candidatos ao título 2014. No circuito francês de Paul Ricard, dificilmente haverá campeões antecipados, pelo que a prova do Estoril, em Outubro, será uma verdadeira season finale, com os títulos em aberto. Só faltam vocês...

São 36 os carros que irão marcar presença no mítico circuito de Paul Ricard, e tal como tem sido o tom durante esta temporada, animação é coisa que não faltará em pista. E na cabeça dessa luta irá estar sem sombra de dúvida o piloto português Filipe Albuquerque, patriotismos à parte, mas com um contigente que não lhe irá dar descanso, assim como à JOTA Sport, por um minuto que seja. Nas restantes classes, a história não será muito diferente, com várias equipas claramente com hipóteses de vencer, garantia de corrida até fim.

Dez LMP2, treze GTE e catorze GTC, são também um sinal inequívoco da boa saúde do ELMS, que na nossa opinião bem que merecia já o selo de "Campeonato Europeu de Endurance", uma espécie de Europeu Sport 2L versão século XXI. Até porque, com o mais que provável fim da regra PRO-AM na classe LMP2 (mesmo que se fique pelo WEC, para as equipas do ELMS será claro como água que uma vitória em Le Mans, contra equipas só com pilotos profissionais, será uma miragem), a riqueza, a diversidade e mesmo a qualidade que o ELMS tem demonstrado vai precisar de todos os argumentos para se manter. Mas até lá, há que desfrutar, e não esquecer que em Outubro eles estarão à porta da nossa casa. Para quem mora longe, lembrem-se: 30% de desconto na viagem de comboio (sem filas, sem trânsito, sem estacionamento....) e bilhetes a 1€ nas linhas de Sintra e Cascais. Depois, a partir daí, autocarros gratuitos para o Estoril. Melhor do que isto, só mesmo irem buscar-nos a casa pela mão...

Poucas mexidas, alguns regressos

As novidades para a prova de Paul Ricard não são muitas. Na classe rainha, a LMP2, há a assinalar o regresso à pista dos Oreca 03 Nissan da Sebastien Loeb Racing e da Murphy Prototypes. Na equipa francesa, Vicente Capilaire já não fará parelha com Jan Charouz, tendo desta feita ao seu lado dois jovens lobos oriundos dos monolugares e que estreiam em competição no ELMS: Andrea Roda e Arthur Pic. Na equipa irlandesa, Nathanael Berthon e Rodolfo Gonzalez irão ter como companheiro de equipa o piloto brasileiro, outro jovem oriundo das formulas a vir experimentar aquilo que é cada vez mais uma alternativa em pé de igualdade ao universo das corridas de carros sem faróis e rodas destapadas. No Zytek #41 da Greaves, Tom Kimber-Smith e Chris Dyson estão fora, entrando Johnny Mowlem para o seu lugar. Um terceiro piloto será ainda confirmado até amanhã.

Na GTE, apenas a referir a ausência já esperada do Porsche do Team Proton. Já na classe GTC, o gentleman-driver português Filipe Barreiros começa a primeira de duas participações nas corridas de resistência de alto nível, no seguimento de uma temporada até ao momento muito positiva no Blancpain Endurance Series. A Barreiros, no campo das novidades, junta-se a equipa Team Ombra, habitué do International GT Open, e os pilotos Mario Cordoni e Marco Zanuttini. De regresso está o Ferrari #94 da AF Corse, com Andrea Rizzoli a juntar-se a Thomas Flohr e Francesco Castellacci.

LMP2 a ferro e fogo

A classificação provisória do European Le Mans Series (ELMS) 2014, antes da quarta e penúltima jornada da temporada, deixa antever que a prova francesa será bem apimentada e dificilmente os títulos de pilotos e equipas nas três categorias ficarão desde logo resolvidos. Isso só aumentará o interesse da derradeira corrida do campeonato, que terá lugar em Portugal: as 4 Horas do Estoril, a 18 e 19 de Outubro.

Na categoria principal, os LMP2, as três primeiras corridas do ano tiveram três vencedores diferentes — a Thiriet by TDS Racing em Silverstone, a JOTA Sport, com o português Filipe Albuquerque, em Imola e a Signatech Alpine no Red Bull Ring. Apetece perguntar: quem será o próximo? Muito regulares na capitalização de pontos, o Alpine A450b da Signatech Alpine lidera a categoria com 50 pontos. Já a JOTA Sport, apesar da desistência em Silverstone, viu o triunfo em Imola, bem como as três pole‐position, ajudarem a que estejam apenas a quatro pontos do líder. Também muito regulares, os suíços da Race Performance ocupam o terceiro posto com 39 pontos, na frente dos franceses da Thiriet by TDS Racing, a quem o azar na Áustria não impede de estarem igualmente na contenda, com 35 pontos somados. O Zytek Z11 SN #41 da Greaves Motorsport ocupa a quinta posição, com 32 pontos, sendo que a NewBlood by Morand Racing está no sexto lugar, com 25 pontos. O top 10 da classificação "Equipas LMP2" completa‐se com a Sébastien Loeb Racing (24 pontos), o carro #28 de Greaves Motorsport (20), o Morgan Nissan #29 da Pegasus Racing (14) e o ORECA 03R da Murphy Motorsport.

Entre os "Pilotos LMP2", Nelson Panciatici, Oliver Webb e Paul‐Loup Chatin contam com quatro pontos de avanço para os rivais da JOTA Sport, Filipe Albuquerque, Harry Tincknell e Simon Dolan. Franck Mailleux e Michel Frey (Race Performance) somam 39 pontos e estão em terceiros, seguidos de Ludovic Badey, Pierre Thiriet e Tristan Gommendy (35 pontos). A fechar o Top 6 estão as duplas Matt McMurry/Tom Kimber‐ Smith (32) e Gary Hirsch/Christian Klien (25).

Fonte: Comunicado de Imprensa ELMS

Ferrari domina GTE

A batalha na categoria LMGTE, transformada em reino da Ferrari, promete ainda assim ser igualmente bem animada. Após as vitórias em Inglaterra e Áustria, o 458 Italia #55 da AF Corse ocupa a primeira posição com 56 pontos, mas tem apenas mais três que o carro idêntico da SMP Racing (#72). Mais distante, a 16 pontos da liderança, está o 458 #66 da JMW Motorsport (40), dois pontos e meio na frente do #81 da Kessel Racing e quatro do #56 da AT Racing. O melhor não Ferrari é o Porsche #76 da IMSA Performance Matmut, actualmente na sexta posição com 23 pontos.

Nos "Pilotos LMGTE", vantagem para Duncan Cameron e Matt Griffin, com 56 pontos, mas o trio Andrea Bertolini, Sergey Zlobin e Viktor Shaitar só tem menos três (53). Solitário no terceiro posto está Michele Rugolo com 50 pontos, dez na frente da dupla Daniel McKenzie/George Richardson (40). O quinto lugar pertence a Matteo Cressoni e Thomas Kemenater com 37,5 pontos, com os Alexander Talkanitsa, Senior e Junior, bem como Pierre Kaffer, ponto e meio mais atrás.

Fonte: Comunicado de Imprensa ELMS

GTC igualmente indecisA

Nos GTC, é o Ferrari F458 Italia #73 da SMP Racing que comanda com 54 pontos, sendo "dono" da maior vantagem entre todas as classes ‐ 11,5 pontos para os segundo (o 458 Italia com o #60 da Formula Racing) e 13 pontos para o terceiro, o outro Ferrari (#71) da equipa russa. Mesmo sendo estreante em 2014, mas graças a grande regularidade nas três primeiras provas, o McLaren MP4 12C GT3 #99 da ART Grand Prix ocupa a quarta posição com 34 pontos. Com a vitória na única prova onde participou (Silverstone), o Team Ukraine ainda tem pontos suficientes (25) para o quinto posto, na frente do outro McLaren da ART Grand Prix (#98), que soma 20 pontos.Entre os pilotos da categoria GTC é a tripla Anton Ladygin/David Markosov/Olivier Beretta que pontifica na frente, com 54 pontos, mais 11,5 que Johnny Laursen e Mikkel Mac. A fechar o pódio provisório estão Aleksey Basov, Kirill Ladygin e Luca Persiani (41). Alex Brundle, Karim Ajlani e Ricardo Gonzalez totalizam 34 pontos, seguidos de Andrea Piccini, que apesar de só ter feito a corrida de Imola tem 26 pontos. Alessandro Pier Guidi, Andriy Kruglyk e Sergii Chukanov fecham o Top 6 com 25 pontos.

Fonte: Comunicado de Imprensa ELMS

Presença Portuguesa duplica no ELMS

Que é como quem diz, são agora dois! A Filipe Albuquerque, que na classe LMP2 se encontra em excelente posição para conquistar o título que em 2009 Miguel Pais do Amaral havia também conquistado (na altura, a LMP1 era a classe rainha), junta-se o gentleman-driver português Filipe Barreiros, que tão boa conta tem dado de si no Blancpain Endurance Series, e que a convite da AF Corse dá o que para nós é um claro passo em frente no universo da endurance. A Paul Ricard juntar-se-á, como já aqui noticiamos, a etapa portuguesa no Estoril, e season finale do ELMS 2014.

Por falar em etapa portuguesa... a ver vamos se há coragem entre as equipas e pilotos portugueses para seguirem o exemplo e picarem o ponto no Estoril — mas o melhor talvez seja esperar sentado. Carros na classe GT3 não faltam, alguns deles parados há tempo demais, só falta vontade em sair da zona de conforto, algo que em Portugal todos sabemos ser muito complicado. Bem sabemos que os custos de participação não são brincadeira, sobretudo a este nível, mas a exposição mediática é muito superior a qualquer Campeonato de GTs português, ou competição terciária (para ser simpático) onde alguns, poucos, desses carros encontraram refúgio.

BoP para as classes GTE e GTC sofre alterações... uma vez mais

Depois de já ter mexido no BoP para as classes GTE e GTC antes da última prova, na Áustria, o ACO resolveu mexer de novo... e desta feita, as alterações entre os GTE recaíram sobre os modelos da Porsche e Aston Martin. O Porsche 911 GT3 RSR (997) de 2012 e 2013 irá ver o seu peso mínimo reduzido em 20kg, para 1190kg, enquanto o modelo mais recente, o 911 RSR (991) — que se estreia no ELMS este fim-de-semana pelas mãos da Gulf Racing — verá a altura da Gurney flap reduzida em 10mm, para 15mm, enquanto o peso sofrerá um aumento de 5kg, para 1250kg. Os restantes valores permanecem idênticos aos do WEC para o novo carro.

Quanto ao Aston Martin Vantage (curiosamente utilizado apenas pela Gulf Racing também) o modelo de 2012 perdeu 85kg, tendo agora um peso mínimo de 1160kg, enquanto o modelo de 2013 passará para 1165kg após a perca de 80kg. Os restritores do carro da marca britânica viram o seu diâmetro aumentado, respectivamente para 29.7mm e 29.4mm.

A GTC também sofreu um pequeno ajuste, com o Porche 911 GT3 R, modelos 2013 e 2014, a sofrerem um aumento nos restritores de 4mm, para 60mm.

O ELMS na TV (ou na falta dela) em Portugal...

O canal pan-europeu Motors TV saiu recentemente da grelha de canais de um dos principais operadores de televisão por cabo em Portugal, o que representa (mais) uma chapada na cara de quem neste cantinho à beira mar plantado ainda gosta de seguir as competições automobilísticas. Mas, antes de começar com abaixo-assinados por tudo e mais alguma coisa, talvez fosse melhor compreender que nem tudo o que parece é. E a verdade é que a esse mesmo operador até terá pouca culpa no cartório, dado que as exigências do próprio canal quanto à renovação do seu contrato terão sido pouco razoáveis para a sua verdadeira quota de mercado. Ainda assim, o canal pode ser seguido noutros operadores, pelo que, mais do que um abaixo-assinado, o mais sensato é mesmo bater onde lhes dói: mudar de operador.

Mas esse é o grande problema. É que por muito que não o queiramos admitir, somos poucos, muito poucos. Se é verdade que o futebol monopoliza tudo o que é canal de desporto, e o desporto em geral, no universo do automobilismo a F1 monopoliza de igual forma. Não há espaço para diversidade quando nós próprios nos deixamos levar pela uniformização, e os operadores de televisão por cabo nunca deixarão de apostar onde possam recolher dividendos.

Mas é sempre bom relembrar que o ELMS pode sempre ser seguido online, no site oficial do campeonato. Bem sei que a experiência não é a mesma, mesmo para quem tem a possibilidade de ver a transmissão numa TV com acesso à net e não num écran de computador, tablet ou smartphone, mas ainda assim permite seguir a corrida com facilidade. Aliás, este fim-de-semana, será mesmo o único local onde se poderá seguir a corrida em directo (ao contrário do que foi avançado em comunicado de imprensa do ELMS).

AS EQUIPAS, OS CARROS, OS PILOTOS

ELMS / 4H Paul Ricard: Lista de Inscritos

Cl.N.EquipaPilotosChassis - Motor
LMP224Sebastien Loeb RacingVincent Capillaire
Andrea Roda
Arthur Pic
Oreca 03 Nissan
LMP228Greaves MotorsportLuciano Bacheta
Mark Shulzhitskiy
Zytek Z11SN Nissan
LMP229Pegasus RacingJulien Schell
Nicolas Leutwiler
Jonathan Coleman
Morgan Nissan
LMP234Race PerformanceMichel Frey
Franck Mailleux
Oreca 03 Judd
LMP236Signatech AlpinePaul-Loup Chatin
Nelson Panciatici
Oliver Webb
Alpine A450 Nissan
LMP238Jota SportSimon Dolan
Harry Tincknell
Filipe Albuquerque
Zytek Z11SN Nissan
LMP241Greaves MotorsportJohnny Mowlem
Matthew McMurry
Zytek Z11SN Nissan
LMP243Newblood by Morand RacingChristian Klien
Gary Hirsch
Pierre Ragues
Morgan Judd
LMP246Thiriet by TDS RacingPierre Thiriet
Ludovic Badey
Tristan Gommendy
Ligier JS P2 Nissan
LMP248Murphy PrototypesRodolfo Gonzalez
Nathanael Berthon
Pipo Derani
Oreca 03 Nissan
GTE54AF CorsePierguiseppe Perazzini
Marco Cioci
Michael Lyons
Ferrari 458 Italia
GTE55AF CorseDuncan Cameron
Matt Griffin
Michele Rugolo
Ferrari 458 Italia
GTE56AT RacingAlexander Talkanitsa Jr.
Alexander Talkanitsa Sr.
Pierre Kaffer
Ferrari 458 Italia
GTE58Team Sofrev-ASPFabien Barthez
Anthony Pons
Soheil Ayar
Ferrari 458 Italia
GTE66JMW MotorsportDaniel McKenzie
George Richardson
James Walker
Ferrari 458 Italia
GTE67IMSA Performance MatmutErik Maris
Jean-Marc Merlin
Eric Helary
Porsche 911 GT3 RSR
GTE70AF CorseYannick Mallegol
François Perrodo
Emmanuel Collard
Ferrari 458 Italia
GTE72SMP RacingAndrea Bertolini
Viktor Shaitar
Sergey Zlobin
Ferrari 458 Italia
GTE76IMSA Performance MatmutRaymond Narac
Nicolas Armindo
Christina Nielsen
Porsche 911 GT3 RSR
GTE80Kessel RacingMichael Broniszewski
Giacomo Piccini
Ferrari 458 Italia
GTE81Kessel RacingThomas Kemenater
Matteo Cressoni
Ferrari 458 Italia
GTE85Gulf Racing UKRoald Goethe
Stuart Hall
Daniel Brown
Aston Martin Vantage V8
GTE86Gulf Racing UKMichael Wainwright
Adam Carroll
Michael Meadows
Porsche 911 RSR
GTC57SMP RacingBoris Rotenberg
Mika Salo
Maurizio Mediani
Ferrari 458 Italia GT3
GTC59Team Sofrev-ASPChristophe Bourret
Pascal Gibon
Jean-Philippe Belloc
Ferrari 458 Italia GT3
GTC60Formula RacingJan Magnussen
Johnny Laursen
Mikkel Mac
Ferrari 458 Italia GT3
GTC63AF CorseMads Radsmussen
Filipe Barreiros
Ferrari 458 Italia GT3
GTC71SMP Racing Kirill Ladygin
Aleksey Basov
Luca Persiani
Ferrari 458 Italia GT3
GTC73SMP Racing Olivier Beretta
David Markozov
Anton Ladygin
Ferrari 458 Italia GT3
GTC75Prospeed CompetitionPaul Van Splunteren
Gilles Vannelet
Mike Parisy
Porsche 911 (991) GT3 R
GTC78Team Russia by BarwellLeonid Machitski
Timur Sardarov
Jonathan Cocker
BMW Z4 GT3
GTC92Team OmbraMario Cordoni
Marco Zanuttini
Ferrari 458 Italia GT3
GTC93Pro GT by AlmerasFranck Perera
Lucas Laserre
Eric Dermont
Porsche 911 (997) GT3 R
GTC94AF CorseThomas Flohr
Francesco Castellacci
Andrea Rizzoli
Ferrari 458 Italia GT3
GTC95AF CorseAdrien De Leener
Cedric Sbirrazzuoli
Ferrari 458 Italia GT3
GTC98ART Grand PrixKevin Korjus
Grégoire Demoustier
Yann Goudy
McLaren MP4-12C GT3
GTC99ART Grand PrixAlex Brundle
Ricardo Gonzalez
Karim Ajlani
McLaren MP4-12C GT3

Transmissão

Sábado, 13 de Setembro

Inicio Fim Sessão Transmissão
Web Radio Web TV TV
09:30 11:00 Treino Livre 1 RadioLeMans.com
14:00 15:30 Treino Livre 2 RadioLeMans.com

Domingo, 14 de Setembro

Inicio Fim Sessão Transmissão
Web Radio Web TV TV
08:00 08:20 Qualificação GTE & GTC RadioLeMans.com ELMS.com
08:30 08:50 Qualificação LMP2 RadioLeMans.com ELMS.com
12:00 16:00 Corrida RadioLeMans.com ELMS.com Motors TV (compacto)
Horários na Hora Portuguesa (GMT)

Transmissão TV

Canal Horários Total (extra)
Motors TV 15h00 → 17h20 (compacto) 2h00 (+20m)
Horários na Hora Portuguesa (GMT)

Links Úteis

ELMS Live Timming e WebTV www.europeanlemansseries.com
Radio Le Mans Web Radio www.radiolemans.com
Motors TV TV (Programação) www.motorstv.com

Estatísticas

Vencedores das 4 Horas de Red Paul Ricard (LMS)

Ano Camp. Equipa Pilotos Chassis - Motor
Formato 3 Horas
2013 ELMS Murphy Prototypes Brendon Hartley / Jonathan Hirschi Oreca 03 Nissan
Formato 6 Horas
2012 LMS Thiriet by TDS Racing Pierre Thiriet / Mathias Beche Oreca 03 Nissan
2011 LMS Pescarolo Team Christophe Tinseau / Emmanuel Collard / Julien Jousse Pescarolo 01 Judd
Formato 8 Horas
2010 LMS Team Oreca Matmut Olivier Panis / Nicolas Lapierre / Stephane Sarrazin Peugeot 908 HDi-FAP

Resultados 2013

Equipa Pilotos Chassis - Motor Tempo
Vencedor
1º LMP2
Murphy Prototypes Brendon Hartley
Jonathan Hirschi
Oreca 03 Nissan 93 voltas
3h01:04.351
187.6kph
1º GTE RAM Racing Johnny Mowlem
Matt Griffin
Ferrari 458 Italia 90 voltas
3h02.36.079
176.8kph
1º GTC SMP Racing Fabio Babini
Viktor Shaitar
Kirill Ladygin
Ferrari 458 Italia GT3 88 voltas
3h02:38.926
174.9kph
Volta mais rápida Murphy Prototypes Brandon Hartley Oreca 03 Nissan 1:51.134
Pole Position Jota Sport Oliver Turvey Zytek Z11SN Nissan 1:48.043

Recordes da Pista (LMS)

Sessão Equipa Pilotos Chassis - Motor Tempo Camp., Ano
Qualificação Team Oreca Matmut Nicolas Lapierre Peugeot 908 HDi-FAP 1:41.195 LMS, 2010
Corrida Audi Sport Team Joest Allan McNish Audi R15 TDi 1:42.541 LMS, 2010