Notícias | USCC

USCC / 24H Daytona

Toda a Informação sobre as 24 Horas de Daytona: Antevisão, Programa, Transmissão e Lista de Inscritos

por Andrew Remedios, 22 de Janeiro de 2014 Sem Comentários

A nova era da endurance na América do Norte, com o novo United Sportscar Championship, arranca este fim-de-semana  com uma das suas provas rainha às portas das praias de Daytona, na Florida. As 24 horas de Daytona, ou Rolex 24 como é conhecida hoje em dia, terá uma grelha de 67 carros entre os quais se destacam três pilotos portugueses, que partem com bem reais possibilidades de levarem para casa o prestigiado relógio Rolex.

24 Horas de Daytona: Três Portugueses em busca da vitória

Este ano há menos um português em competição (Rui Águas), mas os três que regressam estarão em boa posição para lutar pelos lugares cimeiros, incluindo a vitória. João Barbosa, uma das estrelas que transita do Grand Am, será o representante na categoria principal, a classe Protótipos. Segue-se Pedro Lamy na categoria GTLM, depois de ter competido em DP no ano transacto, fazendo este ano parte da equipa oficial da Aston Martin. Finalmente, a fechar o "trio de ataque", Filipe Albuquerque será o representante lusitano na classe GT Daytona — e o campeão em título em Daytona nesta categoria — de novo com um Audi R8.

© IMSA

© IMSA

JOÃO BARBOSA

Corvette DP #5, Action Express Racing
com Christian Fittipaldi, Sebastien Bourdais e Burt Frisselle

João Barbosa chega a Daytona,  naquela que é a sua quinta temporada com a Action Express Racing — e que começou precisamente com a vitória nesta grande clássica americana, com um Riley Porsche V8 —, com vontade de vingar o resultado de 2013 em que terminou num quarto lugar com sabor amargo, quando tinha tudo para lutar pela sua segunda vitória. Para além da referida vitória è geral, Barbosa ainda conta com uma vitória à classe (GTS, 9º da geral) em 2003, com o Mosler MT900R da Perspective Racing, e dois terceiros lugares em 2009 (Brumos Racing) e 2011 (Action Express Racing). Por este, e muitos outros motivos, o piloto portuense é considerado um dos melhores do campeonato e o carro que leva o seu nome é sempre considerado um dos sérios candidatos à vitória. E este ano não foge a regra.

Há um ano atrás, o Corvette DP era novo a estrear, e os colegas de equipa também eram novidade para Barbosa, mas mesmo assim chegaram a estar muito perto da vitória. Com um Corvette DP mais do que rodado, uma habituação soberba ao seu principal colega de equipa, o brasileiro Christian Fittipaldi — um veterano de qualidade nestas andanças — e a Burt Frisselle, contando ainda com os préstimo do velocíssimo francês Sebastien Bourdais (6º em 2013 com a Starworks na sua segunda participação), estão reunidas todas as condições para uma forte candidatura ao triunfo.

Como vimos na apresentação do USCC (reler aqui), e fruto também de um BoP à americana (reler aqui), não será tarefa fácil, havendo, pelo menos, mais dez concorrentes capazes de terminarem entre os três primeiros: os dois Riley Ford de Chip Ganassi Racing, o HPD ARX #1 da ESM, o Oreca Nissan de Pickett Racing, o Morgan Nissan de OAK Racing, o Riley Ford de Michael Shank Racing, o Riley Dinan de Starworks e os Corvette DP de Wayne Taylor Racing, de Spirit of Daytona e de GAINSCO/Bob Stallings Racing... Mas para já Barbosa e companhia levaram a melhor no Roar Before the 24, onde foram os mais rápidos no total das oito sessões.

Em declarações exclusivas ao Le Mans Portugal, Barbosa apresenta-se no novo campeonato “bastante ansioso e curioso pelo início da corrida. Mas acima de tudo contente por fazer parte desta nova era dos Sportscar nos Estados Unidos! Acho que vai ser um excelente campeonato e tem tudo para ser um grande sucesso! Claro que este ano vai ser difícil até se encontrar o equilíbrio certo entre todas as classes mas temos que ter paciência, a IMSA tem um trabalho muito difícil mas com a colaboração de todos vamos ter um campeonato muito interessante! Neste momento é impossível fazer prognósticos mas acho que temos todas as condições para voltarmos a ser competitivos e lutar pelo campeonato, mais uma vez.”

Em relação às perspectivas da equipa para Daytona, Barbosa frisa que “vão ser uma incógnita! Pelo que já pude constatar nos treinos, a dinâmica da corrida mudou completamente comparado com os últimos anos. Vamos ter 4 classes diferentes e 67 carros em pista pelo que o desafio vai ser enorme! Nos últimos anos era uma corrida sprint de 24h, agora penso que isso irá mudar... Vamos ter que ser muito pacientes e gerir a corrida de uma maneira completamente diferente, tentando chegar as duas últimas horas com o carro intacto para depois, aí sim, aumentar o ritmo e atacar.“

A sua equipa arranca após uma “off season muito intensa, testamos bastantes dias e acho que estamos bem adaptados aos novos regulamentos. Estivemos sempre entre os Protótipos mais rápidos e isso dá-nós confiança para a corrida.” O piloto do Porto termina com uma desejo: “Só espero que todas as equipas tenham jogado limpo durante os testes, a bem do campeonato,pois ficou no ar que nem todos mostraram o que realmente podem fazer, mas isso só na corrida poderemos descobrir!”

Palmarés nas 24 Horas de Daytona
2013 | 4º Geral; 4º classe DP — Corvette DP #9, Action Express Racing
2012 | 9º Geral; 9º classe DP — Corvette DP #9, Action Express Racing
2011 | 3º Geral; 3º classe DP — Riley Porsche V8 #9, Action Express Racing
2010 | 1º Geral; 1º classe DP — Riley Porsche V8 #9, Action Express Racing ★
2009 | 3º Geral; 3º classe DP — Riley Porsche #59, Brumos Racing
2008 | 23º Geral; 11º classe DP — Riley Porsche #59, Brumos Racing
2007 | 4º Geral; 4º classe DP — Riley Porsche #59, Brumos Racing
2006 | 36º Geral; 16º classe DP — Fabcar Porsche #59, Brumos Racing
2003 | 9º Geral; 1º classe GTS — Mosler MT900R #24, Perspective Racing ☆
2002 | 13º Geral; 5º classe GT — Mosler MT900R #24, Perspective Racing

© IMSA

© IMSA

PEDRO LAMY

Aston Martin Vantage V8 #97, Aston Martin Racing
com Darren Turner, Stefan Mücke, Richie Stanaway e Paul Dalla Lana

Pedro Lamy participará pela quarta vez nas 24 Horas de Daytona, estreando-se na categoria GTLM. Em 2013, o piloto da Aldeia Galega regressou à Aston Martin como piloto oficial (já o tinha sido em 2005 e 2006) tendo participado no WEC e ainda nas 12 Horas de Sebring e 24 Horas de Nürburgring, continuando ligado à marca britânica em 2014, que se apresenta em Daytona com quatro pilotos oficiais... e o canadiano Paul Dalla Lana. Darren Turner corre em Daytona pela terceira vez (foi quatro na sua estreia em 2008, num DP) e tanto Stefan Mücke como Richie Stanaway fazem as suas estreias absolutas, mas não será por isso que sentirão dificuldades.

No Roar Before the 24, o Aston Martin foi o 5º mais rápido no conjunto das oito sessões, mostrando que o Vantage V8 está mais do que preparado para a prova. Não será tarefa fácil vencer com mais cinco equipas oficiais ou semi-oficiais, repletas elas de pilotos de topo... e oficiais das próprias marcas. É também de assinalar o facto de dez dos onze carros inscritos podem ser considerados verdadeiros candidatos à vitória da categoria, algo que não será novidade para quem assistiu ao ALMS e WEC em 2013 nesta classe (GTE).

“Como sempre, o nosso objectivo é lutar pela vitória. Sabemos que não será fácil, mas tudo faremos para conseguir. Em pista estarão mais de 60 carros, o que torna as coisas mais complicadas, principalmente na hora das ultrapassagens. Tal como ficou comprovado no ano passado o nosso carro é bastante competitivo, mas temos que ter atenção aos nossos adversários. Estou confiante e julgo que temos uma boa equipa para lutar pela vitória”, referiu o piloto português em comunicado de imprensa.

Palmarés nas 24 Horas de Daytona
2013 | 34º Geral; 10º classe DP — Corvette DP #3, 8 Star Motorsports
2010 | 6º Geral; 6º classe DP — Dallara Ford #10, SunTrust Racing
2009 | 4º Geral; 4º classe DP — Dallara Ford #10, SunTrust Racing

Fonte: Filipe Albuquerque PR

Fonte: Filipe Albuquerque PR

FILIPE ALBUQUERQUE

Audi R8 LMS #35, Flying Lizard Motorsports
com Seth Neiman, Dion von Moltke e Alessandro Latif

Filipe Albuquerque chega a Daytona como um dos campeões em título da clássica americana, nomeadamente na categoria GTD, depois de ter vencido na sua estreia nas 24 Horas também com um Audi R8. Este ano regressa a Florida, passando da Alex Job Racing para a Flying Lizard Motorsports, que abandonou anos de ligação à Porsche para abrir um novo capítulo com a Audi.

Dion von Moltke, um dos pilotos com quem venceu em 2013, corre de novo com o conimbricense, para além do jovem piloto britânico Alessandro Latif, que participava até há pouco tempo atrás no VdeV, tendo participado no teste da Audi DTM para jovem pilotos no final do ano passado, e do dono da equipa Seth Neiman, um gentleman driver de longa data e com pergaminhos. Por estes motivos, a tarefa de Alburquerque e von Moltke repetirem 2013 será muito complicada quando se analisa a lista total de quase 30 carros na categoria GTD, alguns dos quais contam com pilotos oficiais ou profissionais de topo, tal como foi o caso de Alburquerque em 2013... mas, nesta classe tudo pode acontecer!

Nos testes oficiais no início de Janeiro, a equipa foi só a 13ª mais rápida, mas o piloto português está confiante: “Apesar de as regras este ano serem um pouco distintas face ao ano anterior, a realidade é que o que muda, muda para todos. Por isso, as nossas ambições não podem ser inferiores ao que já vivemos no passado. Temos uma boa equipa técnica, um carro excelente, e um conjunto de pilotos muito ambiciosos. Estão reunidos todos os ingredientes para o sucesso.” Em relação à equipa em si, Albuquerque acrescenta que "temos uma equipa coesa e bastante regular em termos de andamento tal como podemos confirmar durante os testes. O carro tem uma excelente base de trabalho, o que facilita as afinações. Estou ansioso por entrar em pista e dar início à competição propriamente dita.” 

Depois do anúncio da sua passagem para o projecto LMP1 da Audi na semana passada, as 24 Horas de Daytona serão o primeiro grande teste de Albuquerque com vista as 24 Horas de Le Mans em Junho.

Palmarés nas 24 Horas de Daytona
2013 | 9º Geral; 1º classe GT — Audi R8 Grand-Am #24, Audi Customer Racing / Alex Job Racing ☆

Horários (Programa e Transmissão)

Quinta, 23 de Janeiro
Início Fim Evento web Radio web TV TV
14:30 15:30 Treino Livre 1
18:15 18:45 Treino Livre 2
20:45 21:00 Qualificação GTD MRN
21:05 21:20 Qualificação GTLM MRN
21:30 21:45 Qualificação PC MRN
21:50 22:05 Qualificação P MRN
Sexta, 24 de Janeiro
Início Fim Evento web Radio web TV TV
18:30 20:00 Treino Livre 2
Sábado, 25 de Janeiro
Início Fim Evento web Radio web TV TV
19:00 Corrida (Partida) MRN Motors TV
Domingo, 26 de Janeiro
Início Fim Evento web Radio web TV TV
19:00 Corrida (Chegada) MRN Motors TV / IMSA.com *

*a transmissão no site oficial terá lugar apenas durante a madrugada

Horários TV

Motors TV 19h00 → 02h00 12h00 → 20h00

Live Timming Oficial
Spotter Guide

USCC / 24H Daytona: Lista de Inscritos

N.Cl.EquipaChassis / Motor
0PDeltaWing Racing CarsDeltaWing DWC13
01PChip Ganassi RacingRiley Ford
02PChip Ganassi RacingRiley Ford
1PExtreme Speed MotorsportsHPD ARX-03b
2PExtreme Speed MotorsportsHPD ARX-03b
5PAction Express Racing [ João Barbosa ]Corvette DP
6PPickett RacingORECA 03 Nissan
07PSpeedSourceMazda SKYACTIV-D
9PAction Express RacingCorvette DP
10PWayne Taylor RacingCorvette DP
31PMarsh RacingCorvette DP
42POAK RacingMorgan Nissan
50PHighway To HelpRiley Dinan
60PMichael Shank RacingRiley Ford
70PSpeedSourceMazda SKYACTIV-D
90PSpirit Of DaytonaCorvette DP
99PGAINSCO/Bob Stallings RacingCorvette DP
7PCStarworks MotorsportORECA FLM09
8PCStarworks MotorsportORECA FLM09
08PCRSR RacingORECA FLM09
09PCRSR RacingORECA FLM09
25PC8Star MotorsportsORECA FLM09
38PCPerformance Tech MotorsportsORECA FLM09
52PCPR1/Mathiasen MotorsportsORECA FLM09
54PCCORE AutosportORECA FLM09
87PCBAR1 MotorsportsORECA FLM09
3GTLMCorvette RacingCorvette C7.R
4GTLMCorvette RacingCorvette C7.R
55GTLMBMW Team RLLBMW Z4 GTE
56GTLMBMW Team RLLBMW Z4 GTE
57GTLMKrohn RacingFerrari F458 Italia
62GTLMRisi CompetizioneFerrari F458 Italia
91GTLMSRT MotorsportsSRT Viper GTS-R
93GTLMSRT MotorsportsSRT Viper GTS-R
97GTLMAston Martin Racing [ Pedro Lamy ]Aston Martin V8 Vantage
911GTLMPorsche North AmericaPorsche 911 GT3 RSR
912GTLMPorsche North AmericaPorsche 911 GT3 RSR
007GTDTRG-AMRAston Martin V12 Vantage
009GTDTRG-AMRAston Martin V12 Vantage
18GTDMuehlner Motorsports AmericaPorsche GT America
19GTDMuehlner Motorsports AmericaPorsche GT America
22GTDAlex Job RacingPorsche GT America
23GTDTeam Seattle/Alex Job RacingPorsche GT America
27GTDDempsey RacingPorsche GT America
28GTDDempsey Racing / Konrad MotorsportPorsche GT America
30GTDNGT MotorsportPorsche GT America
32GTDGMG RacingAudi R8 LMS
33GTDRiley MotorsportsSRT Viper GT3-R
35GTDFlying Lizard Motorsports [ Filipe Albuquerque ]*Audi R8 LMS
44GTDMagnus RacingPorsche GT America
45GTDFlying Lizard MotorsportsAudi R8 LMS
46GTDFall-Line MotorsportsAudi R8 LMS
48GTDPaul Miller RacingAudi R8 LMS
49GTDSpirit of RaceFerrari 458 Italia
51GTDSpirit of RaceFerrari 458 Italia
58GTDSnow RacingPorsche GT America
63GTDScuderia CorsaFerrari 458 Italia
64GTDScuderia CorsaFerrari 458 Italia
71GTDPark Place MotorsportsPorsche GT America
72GTDSMP/ESM RacingFerrari 458 Italia
73GTDPark Place MotorsportsPorsche GT America
81GTDGB AutosportPorsche GT America
94GTDTurner MotorsportBMW Z4
555GTDLevel 5 MotorsportsFerrari 458 Italia