ELMS | Le Mans | Notícias

24 Horas de Le Mans

TIGA prossegue desenvolvimento do LMP214 na Universidade

por Hugo Ribeiro, 10 de Agosto de 2014 Sem Comentários

© TIGA Racing Cars

Previsto para rodar este ano no ELMS, o TIGA LMP214 está longe de chegar aos circuitos. Esta semana foi até à Universidade de Manchester para utilizar o túnel de vento da Escola de Engenharia Mecânica, Aeroespacial e Civil, e dar mais um passo no seu desenvolvimento.

A este ritmo, quando o TIGA LMP214 estiver pronto para a competição, já a classe LMP2 apenas admite protótipos coupe (2017). Esta semana, a TIGA Racing Cars deslocou-se à Universidade de Manchester, nomeadamente à Escola de Engenharia Mecânica, Aeroespacial e Civil (MACE na sua sigla inglesa) onde utilizou o túnel de vento aí existente. A parceria, que havia sido anunciada aquando da divulgação do seu protótipo LMP2 (facilitada pelo facto de Mike Newton, dono da TIGA, ser um alumni da Universidade e importante doador da mesma), não só possibilitou à TIGA a recolha de importantes dados para o desenvolvimento do seu protótipo, como também aos estudantes da MACE uma forma e colocar em prática, num carro de competição de topo, todo o conhecimento teórico adquirido.

Os recursos de tecnologia CFD da MACE já haviam sido utilizados anteriormente, e os dados recolhidos em ambas as sessões serão agora combinados. Novas sessões no túnel de vento da MACE estão previstas para o futuro. Mike Newton mantém a ambição de alinhar o TIGA LMP214 na próxima edição das 24 Horas de Le Mans.

Mike Newton: “Esta foi a primeira revisão em túnel de vento das peças de teste iniciais para a carroçaria do LMP214. Embora ainda tenhamos instalada a asa traseira original, e ainda estejamos a experimentar as aberturas nas rodas dianteiras, fomos capazes de recolher alguns dados úteis e encorajadores. Estamos encantados por poder trabalhar com a MACE da Universidade de Manchester, não só porque isso nos permite avançar com o design, mas também por providenciar aos estudantes cenários reais.”

Fonte: Comunicado de Imprensa da TIGA Racing Cars.