Le Mans | Notícias

24 Horas de Le Mans

TIGA Cars avança com projecto LMP2

por Hugo Ribeiro, 29 de Setembro de 2013 2 Comentários

A recém ressuscitada TIGA Race Cars confirmou esta semana que irá avançar com o Projecto LMP2. Os primeiros testes estão previstos para Outubro.

Após ter adquirido todos os bens da ex-Embassy Racing, entre os quais os dois chassis WF01 LMP2 (na imagem) construídos e desenvolvidos pela própria equipa britânica, a TIGA deu início a um processo de avaliação dos mesmos de forma a verificar a possibilidade de os adaptar às actuais regras para a classe. Esta semana, a TIGA anunciou ter chegado à conclusão que estes poderão ser adaptados ao novo regulamento e que o TIGA LMP2, que terá como base estes chassis, irá começar a ser desenvolvido. Segundo a TIGA, o chassis WF01, desenhado por Peter Elleray (Audi R8C, Bentley Speed8, Radical SR09), tem ainda muito potencial.

O projecto, que está a ser desenvolvido em parceria com a Escola de Engenharia Mecânica, Civil e Aerospacial da Universidade de Manchester (MACE) e com a Engine Developments (JUDD) deverá rodar pela primeira vez já no próximo mês de outubro, equipado com um Judd HK cedido pela JUDD. Quando rodar, o TIGA LMP2 terá já um novo kit aerodinâmico desenvolvido na MACE com recurso a CFD e também com os dados dos testes em túnel de vento do WF01. Toda a parte mecânica e electrónica do LMP2 foi também revista e actualizada.

Ainda por esclarecer está a participação ou não da TIGA no WEC, ELMS ou USCC, ou se o objectivo é colocar os novos LMP2 nas mão de clientes.

Mike Newton, dono da TIGA Cars:  “Consideramos que o design inicial não demonstrou todo o seu verdadeiro potencial, por várias razões, e os parâmetros base para o conjunto são muito bons. Não vemos porque não poderá ser um conjunto competitivo em qualquer Campeonato LMP2, e estamos muito entusiasmados por dar continuidade ao projecto.”

Fonte: Comunicado de Imprensa da TIGA Cars