Le Mans | Notícias | Portugueses | WEC

24 Horas de Le Mans

Tiago Monteiro nas 24 Horas de Le Mans com o Team ByKolles

por Hugo Ribeiro, 12 de Maio de 2015 Sem Comentários

© ByKolles Racing

Depois dos habitués Pedro Lamy e Rui Águas, de Filipe Albuquerque e de mais recentemente João Barbosa, mais um português irá estar presente nas 24 Horas de Le Mans. Em dia de confirmação da lista de inscritos para a grande clássica mundial de resistência, a equipa "alemã-romena-agora-austríaca" Team ByKolles confirmou o piloto portuense Tiago Monteiro com o terceiro piloto do CLM P1/01 AER.

Tiago Monteiro foi hoje confirmado como terceiro piloto da equipa austríaca Team ByKolles. Ao volante do CLM P1/01 AER, o piloto natural prepara-se para cumprir a sua quinta participação nas 24 Horas de Le Mans. “Os meus compromissos com a Honda no WTCC limitam e muito a minha disponibilidade, e já tive de recusar alguns convites por conflitos de agenda. Mas felizmente surgiu esta possibilidade! A Honda percebeu a importância desta prova para mim e aceitou de bom grado a minha participação. Não podia estar mais grato à Honda e ao Colin Kolles pelo convite. O Colin era o responsável da Jordan, da Midland e da Spyker nos meus tempos de F1 pelo que conheço bem a sua forma de trabalhar e capacidades. Estou muito entusiasmado”, afirmou Monteiro em comunicado de imprensa.

Sobre o LMP1 que irá guiar ao lado de Simon Trummer e Pierre Kaffer, Monteiro comenta que “precisaria de mais sessões de testes para conhecer bem o carro, até porque não guio um protótipo LMP1 desde 2011, mas vou dar o meu melhor para ter um bom desempenho durante a corrida”. 

A última participação de Monteiro em Le Mans aconteceu em 2011, onde o piloto português alinhou com a OAK Racing e desistiria com problemas de direcção ao inicio da madrugada. O melhor resultado foi em 2001 com a Larbre Competition na classe GTS, onde terminaria na 4ª posição. Já a melhor classificação, ou resultado à geral, aconteceria na sua primeira participação em Le Mans 2m 1999, com um 17.º lugar à geral.

Palmarés nas 24 Horas de Le Mans

Ano Equipa Comp. Equipa Chassis - Motor Cl. P.º P.º Cl.
1999 Paul Belmondo Racing Paul Belmondo / Marc Rostan Chrysler Viper GTS-R GTS 17.º 6.º
2001 Larbre Compétition Christophe Bouchut / Jean-Philippe Belloc Chrysler Viper GTS-R GTS 20.º 4.º
2009 Team Oreca-Matmut AIM Stéphane Ortelli / Bruno Senna Oreca 01 AIM LMP1 DNF DNF
2011 OAK Racing Guillaume Moreau / Pierre Ragues OAK-Pescarolo 01 Evo Judd LMP1 DNF DNF
2015 ByKolles Racing Simon Trummer / Pierre Kaffer. CLM P1/01 AER LMP1 ? ?

Fonte (citação): Comunicado de Imprensa do piloto Tiago Monteiro