Portugueses | USCC

United SportsCar Championship

Temporada 2015 do USCC arranca com o ‘Rugido antes da Rolex 24’

por Andrew Remedios, 9 de Janeiro de 2015 Sem Comentários

© Brian Cleary / AXR

Hoje, a caravana do United Sportscar Championship (USCC) regressa com o Roar before the Rolex 24, a habitual sessão de testes para as equipas antes das 24 horas de Daytona, que terão lugar daqui a duas semanas. João Barbosa, Rui Águas e Pedro Lamy são as presenças lusitanas confirmadas, com o portuense João Barbosa a dar início à defesa do título USCC conquistado em 2014.

O USCC arranca já este fim-de-semana com os testes que antecedem as 24 Horas de Daytona e que servem também de testes conjuntos para a temporada: o Roar before the Rolex 24, ou se preferirem, em português, algo como 'Rugido antes da Rolex 24'. A temporada 2015 do USCC está recheada de novidades, algumas das quais fomos destacando durante este defeso. Mas antes de revermos as notícias sobre os pilotos e as equipas e sobre o que esperar do USCC 2015, num artigo à parte após o rescaldo do 'rugido', vejamos algumas das alterações que o campeonato sofreu.

Calendário 2015

Este ano haverá novas corridas e algumas alterações de calendário. Em primeiro lugar, as corridas de Kansas City (só para PC em 2014) e Indianapolis foram retiradas enquanto Lime Rock Park, uma pista regular no ALMS, regressa para uma corrida com PC e GTD. Desta vez nenhuma das corridas colide com o Campeonato do Mundo de Resistência (WEC), ao contrário de 2014 quando Petit Le Mans teve lugar no mesmo fim-de-semana da prova de Fuji.

Para além dos calendários, e devido ao interessa demonstrado na North American Endurance Cup (NAEC, constituída pelas provas de Daytona, Sebring, Watkins Glen e Petit Le Mans), o limite de inscritos foi aumentado de 60 para 68 carros. Já se fala da possibilidade de usar as duas boxes em Road Atlanta para a última prova do calendário.

Le Mans 2016

Para 2016, a IMSA garante entradas para dois pilotos amadores nas categorias P2 e GTE Am para as 24 horas de Le Mans. Uma será para o vencedor do Trueman Cup em Protótipos e a outra para o vencedor do Akin Cup em GTLM em 2015.

Até 2014, estes dois prémios, criados pelo Grand Am em 2005 em honra dos dois pilotos amadores Jim Trueman e Bob Akin, eram reservados a pilotos Prata ou Bronze em PC e GTD, respectivamente, mas este ano a IMSA decidiu passá-los para as classes P e GTLM de forma a poder oferecer depois entradas para Le Mans nessas categorias.

Para além dos pilotos terem que ter uma classificação Prata ou Bronze, um dos outros requisitos para fazer parte desta taça é serem um dos maiores financiadores da equipa em que militam e não terem como principal profissão os desportos motorizados. Ou seja, estes troféus estão direccionados para os denominados ‘Gentlemen Drivers’ que gerem negócios ou áreas similares. Além disso, têm de competir em pelo menos as quatro provas da NAEC e cumprir o tempo mínimo de condução ou o mínimo número de voltas na corrida em si. Em termos das regras de pontuação, os pilotos recebem pontos pela posição em que terminam e, além disso, o número de voltas completadas pelo piloto é adicionado a esse total. O tempo de condução será alvo de pontos bónus (o piloto com maior tempo recebe um ponto em cada corrida) e funciona também como desempate no final da temporada (havendo empate de pontos, o piloto com maior tempo de condução acumulada vence a Taça).

Criou-se assim, um incentivo para pilotos amadores fazerem parte das equipas P e GTLM. Embora em Protótipos essa situação já exista, resta saber como funcionará em GT LM, já que a categoria no USCC mais parece um GTE PRO.

Regulamentações Desportivas e Técnicas

Para além do famoso BoP (Balance of Performance) continuar a estar presente em 2015, foram introduzidas algumas alterações às provas. Em primeiro lugar, e ao contrário de 2014, o piloto que qualifica o carro será obrigado a começar a corrida também. Para, além disso, a grelha será separada por categorias, com as classes P e PC a arrancarem à frente das classes GTLM e GTD. Inclusivamente, os Protótipos e os GT terão inícios diferidos, provavelmente para evitar alguns incidentes entre carros de diferentes características, algo frequente em 2014. Esta nova organização terá impactos também nas penalizações que colocam carros no final da grelha. Em 2015, nesses casos, o carro será colocado no final da grelha da categoria (por exemplo, um Protótipo que troca o piloto de arranque não passa para 60º mas para 10º ou 15º).

As neutralizações de corrida, ou Full Course Yellows, foi outra das áreas com algumas alterações. Com o objectivo de simplificar o processo e maximizar o tempo de corrida com bandeira verde, a IMSA instituiu dois tipos de neutralizações: o Standard e o Curto. Apenas durante as neutralizações Standard é que as boxes serão abertas em dois grupos, um para as categorias P e PC e outra para GTLM e GTD. Este tipo de neutralização será a opção por defeito, apenas substituído pelo procedimento Curto quando o período em bandeira verde tenha sido de menos de 15 minutos ou durante os últimos 30 minutos da prova. Nesta circunstâncias, só paragens de emergência serão permitidas.

Em termos de AoP (Adjustment of Performance, a terminologia da IMSA para BoP), as primeiras alterações foram apresentadas no final de Dezembro para as categorias GTLM e GTD. Em GTLM, os BMW Z4 GTE e Corvette C7.R perdem 25kg de peso, passando para 1230, enquanto os Porsche 911 GT3 RSR perdem 5 passando para 1220. Tanto os Aston Martin Vantage (1175) e Ferrari 458 Italia (1200) se mantêm como estão. Relativamente ao restritor de ar, só Aston Martin e Porsche não sofrem modificações, com os BMW, Corvette e Ferrari a ganharem entre 0,3 e 0,6 mm. Aston Martin foi a única marca com alterações aerodinámicas, com a IMSA a permitir o uso da configuração Le Mans do splitter. Finalmente, em termos de asa traseira, todos menos os Porsche sofrem alterações. Para Aston Martin, BMW e Corvette, o ajuste é no gurney, com uma diminuição de 15mm, enquanto qpara Ferrari a asa passa a ser 50mm mais baixo.

Antes do Roar, nenhuma modificação foi apresentada para a categoria de Protótipos tirando uma nota técnica de 3 de Janeiro, em que a IMSA determinou que os Daytona Prototypes teriam que utilizar a configuração aerodinâmica dos testes do túnel de vento que havia patrocinado. Por seu lado, os P2 utilizarão a configuração aerodinâmica homologada pelo ACO para as 24 horas de Le Mans. Espera-se que depois do Roar, e conforme os resultados após as sete sessões, haja novas alterações.

Portugueses

Mas tarde iremos ver o que esperar do USCC 2015 no geral, mas começamos já a dar uma olhada pelo que nos interessa mais: a presença lusitana. João Barbosa, campeão em título, irá volta, como já era esperado, a alinhar no Corvette DP #5 — que sofreu várias evoluções para esta temporada — da Action Express Racing, tendo uma vez mais como companheiro de equipa Christian Fittipaldi. Pedro Lamy irá participar apenas nas provas do USCC que fazem parte da North American Endurance Cup (NAEC), nomeadamente as 24 Horas de Daytona, as 12 Horas de Sebring, as 6 Horas do Glen e Petit Le Mans. Lamy fará parte da equipa oficial da Aston Martin Racing, no Aston Martin Vantage da classe GTLM, e terá como companheiros de equipa Paul Dalla Lana, Mathias Lauda e Darren Turner. Até ao momento, apenas Lamy e Dalla Lana estão confirmados para as restantes provas do NAEC. Rui Águas surge no alinhamento de pilotos da AF Corse para as 24 Horas de Daytona, mas não foi possível apurar quais os planos do piloto português para o restante da temporada. A equipa italiana havia no entanto mostrado interesse em alinhar um carro nas provas do NAEC.

USCC / Roar before the 24: Lista de Inscritos

N.Cl.EquipaChassis / Motor
0PDeltaWing Racing CarsDeltaWing DWC13 Elan
01PChip Ganassi RacingRiley Ford
02PChip Ganassi RacingRiley Ford
1PExtreme Speed MotorsportsHPD ARX-04b
2PExtreme Speed MotorsportsHPD ARX-04b
5PAction Express Racing [ João Barbosa ]Corvette DP
07PSpeedSourceMazda SKYACTIV-D
7PStarworks MotorsportRiley Dinan
10PWayne Taylor RacingCorvette DP
31PAction Express RacingCorvette DP
50PHighway To HelpRiley Dinan
57PKrohn RacingLigier JS P2 Judd
60PMichael Shank RacingLigier JS P2 HPD
70PSpeedSourceMazda SKYACTIV-D
90PVisitFlorida.com RacingCorvette DP
8PCStarworks MotorsportORECA FLM09
11PCRSR RacingORECA FLM09
16PCBAR1 MotorsportsORECA FLM09
38PCPerformance Tech MotorsportsORECA FLM09
52PCPR1/Mathiasen MotorsportsORECA FLM09
54PCCORE AutosportORECA FLM09
61PCBAR1 MotorsportsORECA FLM09
85PCJDC/Miller MotorsportsORECA FLM09
3GTLMCorvette RacingCorvette C7.R
4GTLMCorvette RacingCorvette C7.R
24GTLMBMW Team RLLBMW Z4 GTE
25GTLMBMW Team RLLBMW Z4 GTE
51GTLMAF CorseFerrari F458 Italia
62GTLMRisi CompetizioneFerrari F458 Italia
98GTLMAston Martin Racing [ Pedro Lamy ]Aston Martin V8 Vantage
911GTLMPorsche North AmericaPorsche 911 GT3 RSR
912GTLMPorsche North AmericaPorsche 911 GT3 RSR
18GTDMuehlner Motorsports AmericaPorsche GT America
19GTDMuehlner Motorsports AmericaPorsche GT America
22GTDAlex Job RacingPorsche GT America
23GTDTeam Seattle/Alex Job RacingPorsche GT America
28GTDDempsey Racing / Konrad MotorsportPorsche GT America
33GTDRiley MotorsportsSRT Viper GT3-R
44GTDMagnus RacingPorsche GT America
45GTDFlying Lizard MotorsportsAudi R8 LMS
48GTDPaul Miller RacingAudi R8 LMS
49GTDAF Corse [ Rui Águas ]Ferrari 458 Italia
58GTDWright MotorsportsPorsche GT America
63GTDScuderia CorsaFerrari 458 Italia
64GTDScuderia CorsaFerrari 458 Italia
73GTDPark Place MotorsportsPorsche GT America
81GTDGB AutosportPorsche GT America
93GTDRiley MotorsportsSRT Viper GT3-R
97GTDTurner MotorsportBMW Z4