GT / Protótipos | Notícias | Portugueses

FIA GT / Baku: Corrida

Team Novadriver termina FIA GT Series categoria Pro-Am no 4º lugar final

por Press Release, 25 de Novembro de 2013 Sem Comentários

_D3A6982

Após um fim de semana atribulado, o Team Novadriver terminou a temporada 2013 no FIA GT Series com mais uma subida ao pódio na segunda corrida da jornada dupla que se disputou hoje no rápido, mas muito exigente circuito citadino Baku City Challenge, Azerbaijão. César Campaniço e Michael Ammermuller levaram o Audi R8 LMS Ultra com as cores do Banco Sol, Circuito do Estoril, SIVA e Audi Sport Customer Racing, ao segundo lugar da categoria Pro-Am, depois de um tão inesperado como injusto abandono na primeira corrida.

Após uma excelente exibição nos treinos cronometrados – que conferiram o segundo lugar da grelha para a primeira corrida na categoria Pro-Am – e as óptimas indicações dadas pelo Audi R8 LMS Ultra, afinado na perfeição pela equipa técnica do Team Novadriver, o abandono na primeira corrida foi um verdadeiro balde de água fria.

Não só pela profunda injustiça de que se revestiu – consequência de um toque disparatado de um piloto convidado que não pontuava para nenhuma das competições – mas também pela oportunidade perdida para conquistar o terceiro lugar no campeonato da categoria Pro-Am, pois os seus mais diretos adversários também abandonaram. Felizmente que dentro da infelicidade, César Campaniço conseguiu evitar o toque nos muros, apontando aos pneus que protegiam parte dos limites da pista, o que evitou danificar irremediavelmente o Audi R8 LMS Ultra do Team Novadriver.

Largando de 22º lugar para a segunda corrida, parecia impensável que César Campaniço e Michael Ammermuller conseguissem chegar ao pódio da categoria Pro-Am. E para piorar a antevisão de um bom resultado, grande porção da primeira parte da corrida, com César Campaniço ao volante do Audi R8 LMS Ultra do Team Novadriver com as cores do Banco Sol, Circuito do Estoril, SIVA e Audi Sport Customer Racing, disputou-se atrás do “Safety Car”.

Porém, a resiliência dos dois pilotos do Team Novadriver veio ao de cima e com um andamento vivo extraindo tudo o que havia no Audi R8 LMS Ultra, César Campaniço e Michael Ammermuller conseguiram guindar-se ao segundo lugar da categoria Pro-Am, fazendo hastear a bandeira portuguesa no pódio desta segunda corrida. Infelizmente insuficiente para permitir que César Campaniço fosse além do quarto lugar no campeonato, ainda assim uma excelente prestação que sublinha a enorme qualidade técnica e humana do Team Novadriver, estabelecendo-a como a melhor equipa portuguesa de GT e uma das melhores da Europa.

César Campaniço: “O abandono na primeira corrida foi decisivo para frustrar a expetativa de chegar ao terceiro lugar final na categoria Pro-Am. Abandono que me deixou muito triste, pois foi fruto de uma colisão provocada por outro piloto que não pontuava para nenhum campeonato. Dentro da infelicidade, o carro não ficou irrecuperável e, uma vez mais, graças ao excelente trabalho da equipa técnica do Team Novadriver, o Audi R8 LMS Ultra ficou impecável para a segunda corrida, apesar do curto espaço de tempo que mediou entre as duas provas. Porém, a sorte voltou a ser madrasta, pois o primeiro turno da segunda corrida feito quase todo atrás do ‘Safety Car’ roubou-nos toda e qualquer possibilidade de chegar à vitória na categoria. Ainda assim, o Michael fez um excelente trabalho e depois de eu ter passado pelo comando da corrida à geral, ele levou o Audi R8 LMS Ultra até ao segundo lugar da categoria, infelizmente curto para os nossos objetivos, mas suficiente para sublinhar a excelência e categoria do Team Novadriver.” 

 

Michael Ammermuller: “Foi um fim de semana de corridas duro e intenso, onde a sorte não quis nada connosco, num circuito complicado mas onde o Audi R8 LMS Ultra do Team Novadriver se sentiu à vontade. O abandono na primeira corrida foi decisivo para o César perder a oportunidade de chegar a terceiro do campeonato e na segunda corrida, dei tudo o que tinha para pelo menos terminarmos a temporada no pódio. Foi uma experiência muito interessante esta minha passagem pelo Team Novadriver, uma equipa de enorme qualidade e método, com um piloto muito rápido e cerebral como o César Campaniço, pelo que tenho de agradecer o convite feito, tendo da minha parte dado tudo o que podia para ajudar a equipa e o César.”

Comunicado de Imprensa do Team NovaDriver