GT / Protótipos | Notícias | Portugueses

CNV / Braga: Rescaldo

Team Novadriver lidera CNV após jornada inaugural em Braga

por Hugo Ribeiro, 21 de Abril de 2015 Sem Comentários

Fonte: Team Novadriver

Corrida 1

Team Novadriver começa 2015 com vitória na primeira corrida de Braga

O Team Novadriver conquistou a vitória na primeira corrida da primeira jornada dupla do Campeonato Nacional de Velocidade 2015 (CNV), realizada sábadono Circuito de Braga, com o Tatuus PY012/Honda, pilotado por Francisco Abreu e Armando Parente.

Francisco Abreu começou a corrida na segunda posição da grelha, mas teve uma largada complicada, caindo para o quarto lugar. Porém, rapidamente recuperou terreno, necessitando de apenas uma mãos cheia de voltas para chegar à liderança. De onde a formação do Team Novadriver não mais foi desalojada, cumprindo a paragem para troca de pilotos sem problemas. Armando Parente entrou para o lugar do piloto madeirense e, até final, limitou-se a gerir o ritmo para poupar os pneus para terminar com mais de uma dezena de segundos de vantagem para os seus mais diretos adversários.

Amanhã disputa-se a segunda corrida da primeira jornada dupla do CNV disputada no Circuito de Braga (12.50 horas), com a dupla do Team Novadriver a largar da quarta posição da grelha de partida com Armando Parente ao volante do Tatuus PY012/Honda.

Francisco Abreu: “É sempre bom começar o ano como acabamos o anterior, com uma vitória. O carro esteve impecável e apesar de ter feito uma má largada, o ritmo foi de tal forma forte que consegui chegar, rapidamente, ao comando da corrida. Depois, ajudado pelas preciosas indicações do César Campaniço a partir das boxes, consegui amealhar uma boa vantagem que me permitiu gerir os pneus na parte final do turno. Estou, naturalmente, muito feliz por esta grande vitória. Não havia melhor forma de começar o campeonato!”

Armando Parente:“Apesar de ter conhecido algumas dificuldades com o desgaste dos pneus na parte final da prova, o meu turno foi de gestão, pois o Francisco fez um excelente trabalho na primeira parte da corrida e conquistou uma boa vantagem que pude gerir e, aproveitando que os problemas de pneus eram gerais, até aumentar, contando com a preciosa ajuda do César Campaniço a partir do muro das boxes. Foi uma bela corrida, uma bela vitória e uma belíssima estreia com o Team Novadriver.”

Corrida 2

Team Novadriver termina em segundo

Após a excelente vitória alcançada sábado, o Team Novadriver não foi além do segundo lugar na segunda corrida da primeira jornada dupla do Campeonato Nacional de Velocidade 2015 (CNV), realizada domingo no Circuito de Braga. Ao volante do Tatuus PY012/Honda, Francisco Abreu e Armando Parente ficaram no segundo lugar do pódio, após uma corrida dominada pelo calor e pelo desgaste dos pneus.

Largando do quarto lugar da grelha de partida, Armando Parente cumpriu a largada para a corrida. Com um ritmo forte, conseguiu guindar-se ao primeiro lugar, chegando à paragem obrigatória nas boxes no primeiro lugar. Alguns problemas no Tatuus PY012/Honda do Team Novadriver, atrasaram ligeiramente a paragem, mas Francisco Abreu saiu para a pista no primeiro lugar.

A gestão dos pneus feita pelo Team Novadriver acabou por não ser suficiente e apesar de todo o esforço do piloto madeirense, este acabou por cometer um ligeiro erro no final da reta da meta provocado pelo forte desgaste dos pneus, facilitando, assim, a queda para o segundo lugar. Ficou a consolação da volta mais rápida da corrida com o tempo de 1m15,149s.

Apesar deste resultado algo amargo, a dupla de pilotos do Team Novadriver sai de Braga no comando do campeonato. A próxima jornada dupla do CNV2015 irá realizar-se nos próximos dias 9 e 10 de Maio no Autódromo Internacional do Algarve

Francisco Abreu: “Com a chegada do calor, percebemos que iríamos ter vida complicada no final da corrida, tal como já tinha sucedido o ano passado. E acabaram por se confirmar os nossos receios, pois foi impossível manter o comando da corrida com os pneus totalmente acabados, apesar do bom trabalho de gestão do Armando. Ainda cometi um ligeiro erro mas suficiente para facilitar a ultrapassagem por parte do meu adversário. O segundo lugar não é o resultado que desejávamos, mas saímos de Braga no comando do campeonato.” 

Armando Parente: “Foi pena perdermos o primeiro lugar, mas o desgaste dos pneus, apesar de toda a gestão que tentei fazer no meu turno foi enorme e o Francisco nada pode fazer para evitar a ultrapassagem. O meu turno foi tranquilo aproveitando alguns incidentes à minha frente e a boa afinação do carro ara chegar ao comando e conquistar vantagem suficiente para poder gerir os pneus. Não foi suficiente, mas ainda assim, temos de estar felizes pois lideramos o CNV após duas corridas.”