GT / Protótipos | Notícias | Portugueses

FIA GT / Navarra: Corrida

Team Novadriver com dois pódios na categoria Pro-Am em Navarra

por Press Release, 29 de Setembro de 2013 Sem Comentários

Fonte: Team Novadriver

Cumpridas as duas corridas da quinta jornada dupla do FIA GT Series realizada no circuito espanhol de Navara, o balanço da presença do Team Novadriver é bastante positivo. Na estreia de Michael Ammermuller como companheiro de equipa de César Campaniço ao volante do Audi R8 LMS Ultra com as cores do Banco Sol, Circuito do Estoril, SIVA e Audi Sport Customer Racing, a dupla luso-germânica conquistou uma “pole-position” e dois pódios na categoria Pro-Am, sendo a segunda equipa mais pontuada na classe.

A primeira corrida decorreu debaixo de chuva e com o piso muito traiçoeiro, tendo Michael Ammermuller ficado encarregue de cumprir a largada. Cauteloso, o piloto alemão perdeu algumas posições que rapidamente começou a recuperar, mesmo com o Audi R8 LMS Ultra do Team Novadriver com marcas evidentes da refrega das primeiras curvas. Ainda assim, Ammermuller entregou o carro a César Campaniço no terceiro lugar da categoria Pro-Am.

Um excelente trabalho da equipa de boxes do Team Novadriver permitiu que Campaniço regressasse à pista no segundo lugar da categoria. Mantendo um ritmo elevado, o piloto do Audi R8 LMS Ultra acabaria por não conseguir evitar cair para o terceiro lugar da categoria Pro-Am. Na parte final, após uma luta intensa e musculada com Stéphane Ortelli, César Campaniço conquistou o sexto lugar à geral.

A segunda corrida foi menos interessante e com o piso seco, os pilotos do Team Novadriver sabiam que a sua tarefa iria ser mais complicada. César Campaniço esteve ao volante do Audi R8 LMS Ultra na largada e, tal como tinha sucedido com Ammermuller, a cautela acabou por fazer o piloto do Team Novadriver cair para o final do pelotão. Uma vez mais foi necessário cumprir uma excelente recuperação e Campaniço entregou o Audi a Michael Ammermuller próximo do pódio da categoria.

Com o Audi R8 LMS Ultra do Team Novadriver menos eficaz que no dia anterior, o piloto alemão beneficiou de mais uma excelente paragem nas boxes para entrar em pista no terceiro lugar da categoria Pro-Am. O turno de Ammermuller acabou por ser tranquilo, subindo até ao 9º lugar à geral ao sabor dos problemas dos seus adversários, mantendo o terceiro posto na classe.

No campeonato, César Campaniço já não pode lutar pela vitória na categoria Pro-Am do FIA GT Series, mas aproximou-se do terceiro classificado do campeonato, objetivo que agora figura entre as prioridades do Team Novadriver para a última jornada dupla que se vai realizar em Baku, no Azerbaijão nos dias 19 e 20 de Outubro. Michael Ammermuller voltará a acompanhar César Campaniço ao volante do Audi R8 LMS Ultra.

César CampaniçoApesar de tudo o que sucedeu e de ter, hoje, ficado fora da luta pelo título na categoria Pro-Am, estou muito satisfeito com o trabalho do Team Novadriver. Após a ‘pole-postion’ de ontem, tínhamos fundadas espetativas para hoje e com a pista molhada, acreditei que poderíamos lutar pela vitória na categoria. Assim não aconteceu, mas conquistámos um pódio e a parte final da corrida foi bem divertida para mim, envolvido numa luta com o Ortelli. Com o piso seco, a segunda corrida seria sempre mais difícil, pois o Audi R8 LMS Ultra nunca esteve perfeito nessas condições – e ainda conheci um problema de caixa que, misteriosamente, desapareceu - porém, ainda conseguimos regressar ao pódio e ser a segunda equipa da categoria Pro-Am com mais pontos conquistados. O objetivo é agora tentar chegar ao segundo lugar do campeonato.” 

Michael Ammermuller“Foram duas corridas bem diferentes, a primeira com o piso molhado onde o Audi R8 LMS Ultra estava muito rápido, a segunda em piso seco onde o carro do Team Novadriver sofreu um pouco para ser competitivo. Ainda assim, penso que fiz um bom trabalho, a equipa esteve fantástica nas boxes, oferecendo-nos sempre posições em pista e, contas feitas, arrecadamos dois pódios. Pena que o César tenha ficado fora da luta pelo título, mas no Azerbaijão tudo faremos para lhe oferecer um lugar no pódio da categoria Pro-Am.” 

Classificação do FIA GT Series PRO-AM

1ºs Sergey Afanasiev/Andreas Simonsen, 127 pts
2º Hari Proczyk, 108 pts
3º Dominik Baumann, 88 pts
4º César Campaniço, 79 pts