GT / Protótipos | Notícias | Portugueses

GT Open / Nürburgring

Team Novadriver aposta forte no GT Open 2014

por Press Release, 30 de Abril de 2014 Sem Comentários

Fonte: Team Novadriver

O Team Novadriver irá disputar o International GT Open com César Campaniço e Aditya Patel ao volante do Audi R8 LMS Ultra com as cores do Banco Carregosa, Cision, Galp Fórmula, Novatech, Duoseg, Eco-Cars, Panta Racing Fuels, Autódromo Virtual de Lisboa, SIVA, JK Racing, Amanté, Audi Sport Customer Racing, Audi India e Audi Bank.

Após avaliar todas as possibilidades para disputar um competitivo campeonato de GT, depois das alterações conhecidas no Campeonato Nacional de Velocidade que afastaram das pistas lusas os dois Audi R8 LMS Ultra da equipa, o Team Novadriver rejeitou a participação no Blancpain Sprint Series em favor doInternational GT Open, onde estará a representar a Audi nesta competição.

O International GT Open é, hoje, a referencia em Campeonatos Sprint de GT e recebe um alargado leque de competições interessantes e de alto valor mediático como a F3 Euro Open, o Radical European Challenge e a neófita Seat Leon Eurocup.

Por via dessa representação oficial, o Team Novadriver acolhe o piloto indiano Aditya Patel, um jovem de 25 anos, ligado à Audi Sport e que no ano passado esteve em destaque no ADAC GT Masters ao volante de um Audi R8 LMS Ultra, depois de ter passado pelo karting e pelas corridas de GT, onde venceu as 24 Horas de Nurburgring na categoria SP4T ao volante de um Audi TT RS.

A carreira do piloto indiano do Team Novadriver começou a destacar-se depois de completados os estudos superiores, contando com a ajuda do seu pai, Kamlesh Patel (ex-piloto e campeão indiano de ralis) e de sua mãe, Amita Patel. Venceu o seu primeiro título em 2001, no JK Tyre Júnior Karting disputado em Goa. Em 2007, venceu o campeonato indiano de monolugares com a equipa NK Racing de Narain Karthikeyan e representou a Índia nas finais mundiais Rotax, terminando em terceiro.

Na sua estreia na Fórmula BMW Pacific, em 2008, Aditya Patel conquistou um terceiro lugar, abandonando o continente asiático após mais um ano na mesma disciplina. Chegou à Europa em 2010 onde participou na VW Polo Cup na Alemanha e depois na VW Scirocco R Cup em 2011, tendo conquistado duas vitórias e mais duas visitas ao pódio.

Em 2012, o piloto do Team Novadriver assinou um contrato com a Audi India e esteve nas 24 Horas de Nurburgring ao volante de um Audi TT RS, tendo ganho a sua categoria. Destaque-se, ainda, o fato de Aditya Patel ser o primeiro – e único! – piloto indiano a subir ao pódio do Budhh international Circuit, a pista que recebe o GP da Índia, numa competição internacional.

Antes de abraçar o desafio do International GT Open ao lado do experiente César Campaniço no Audi R8 LMS Ultra do Team Novadriver, o piloto indiano marcou presença no ADAC GT Masters, com um Audi R8 LMS Ultra, tendo na sua estreia com o carro e num campeonato muito competitivo e agressivo, conquistado vários “top ten” ao longo das 16 corridas disputadas.

O Audi R8 LMS Ultra do Team Novadriver será inscrito na categoria SuperGT, com o mesmo Equilíbrio de Performances (Balance of Performance ou BoP) usado no campeonato Blancpain Sprint Series, mas beneficiando de algumas regulações que têm como objetivo aproximar os carros das diversas categorias.

Assim, o Audi R8 LMS Ultra do Team Novadriver com as cores do Banco Carregosa, Cision, Galp Fórmula, Nivatech, Duoseg, Eco-Cars, Panta
Racing Fuels, Autódromo Virtual de Lisboa, SIVA, JK Racing, Amanté, Audi Sport Customer Racing, Audi India e Audi Bank, conhecerá uma redução de peso, novas regulações das suspensões, altura ao solo livre e a possibilidade de ter três relações finais diferentes.

A decisão tardia de optar pelo Campeonato GT Open, devido ao tempo necessário para colocar de pé este ambicioso projeto, impediu que, como habitualmente, a equipa técnica cumprisse o plano de testes para novas soluções, pelo que a primeira prova será encarada como uma sessão de testes em competição.

O International GT Open conta com oito provas que percorrem algumas das mais importantes e desafiadoras pistas europeias. O Team Novadriver e os seus pilotos, César Campaniço e Aditya Patel, vão começar a participação na competição no Nurburgring, seguindo-se visitas a Portimão, Jerez, Hungaroring, Silverstone, Spa-Francorchamps, Monza e Barcelona.

As provas do International GT Open serão transmitidas em Portugal na Sport TV.

César Campaniço“Infelizmente as decisões sobre a temporada internacional do Team Novadriver foram atrasadas pelo tempo necessário para colocar de pé este ambicioso e estimulante projeto. Felizmente, a notoriedade e qualidade do Team Novadriver continuam a ser decisivos e a Audi Sport Customer Racing acabou por nos escolher para a representar no competitivo GT Open, cedendo um dos seus pilotos, o Aditya Patel. Para mim é mais um desafio interessante, não só porque vamos estar presentes num dos mais importantes campeonatos de GT, com mais de 30 carros inscritos, passando por traçados míticos como Spa ou Monza e com um companheiro de equipa que pode oferecer ao Team Novadriver boas perspetivas de futuro. Infelizmente não pudemos cumprir o habitual programa de testes com as novas definições do Audi R8 LMS Ultra, mas continuo confiante nas medidas tomadas para nivelar os andamentos dos GT2 e GT3 e nas capacidades do Audi R8 LMS Ultra num traçado como o Nurburgring. Será
fundamental gerir bem as duas corridas – uma com 70 minutos e outra com 60 minutos – e os respetivos ‘handicap’ ditados pelos resultados quando se termina entre os três primeiros.”

Aditya Patel“Disputar um campeonato de topo na categoria GT era um dos meus sonhos e o apoio da Audi India acaba de pagar dividendos, pois estou hoje numa equipa de enorme qualidade como o Team Novadriver, tendo a meu lado um piloto muito experiente como o César Campaniço e um carro de qualidade como o Audi R8 LMS Ultra. Será um desafio estimulante e espero estar à altura.”

Campeonato GT Open

02-04 Maio – Nurburgring

Horário

Sexta-feira, 2 Maio

09.45 – 10.45 – Treino Livre 1

13.25 – 14.25 – Treino Livre 2

Sábado, 3 Maio

10.35 – 10.40 – Q1 Super GT + GTS

10.40 – 10.55 – Q1 Super GT

15.00 – 16.10 – Corrida 1 (70 minutos)

Domingo, 4 Maio

08.15 – 08.20 – Q2 Super GT + GTS

08.20 – 08.35 – Q2 Super GT

12.00 – 13.00 – Corrida 2