GT / Protótipos | Notícias | Portugueses

CNV / Algarve II: Rescaldo

Team NovaDriver à porta do pódio no Algarve

por Press Release, 7 de Setembro de 2014 Sem Comentários

Fonte: Team Novadriver

O Team Novadriver cumpriu hoje a segunda corrida da quinta jornada dupla do Campeonato Nacional de Velocidade (CNV) disputada no Autódromo internacional do Algarve (AIA), com Francisco Abreu a repetir o quarto lugar da primeira corrida. Ao volante do Tatuus PY012/Honda da categoria CN, o piloto madeirense voltou a sentir algumas dificuldades com a escolha do acerto para a corrida e acabou penalizado por isso.

Corrida 1

Após a sessão cronometrada, que foi aziaga para o Team Novadriver, Francisco Abreu arrancou para a corrida do sexto lugar e apostou tudo numa afinação estudada para manter o Tatuus PY012/Honda da categoria CN constante ao longo dos 50 minutos de prova. Essa aposta acabou por não pagar dividendos, pois o piloto madeirense perdeu algum tempo na fase inicial para os seus adversários. Acabou por recuperar esse tempo a meio da prova, mas a fase final acabou por não ser tão favorável ao Team Novadriver. Explica-se, assim, o quarto lugar obtido pelo jovem piloto.

Francisco Abreu: “Apostámos numa afinação diferente dos nossos adversários, tentando manter o carro estável ao longo de toda a corrida. Acabou por não resultar pois perdemos muito tempo na fase inicial, que acabámos por não recuperar na totalidade quando o nosso Tatuus PY012/Honda começou a ser mais rápido. Na parte final, sentia um fosso nas passagens de caixa – mormente entre a terceira e quarta e entre a quarta e a quinta velocidades pelo que vamos trabalhar mais no carro e tentar, amanhã, lutar pelo nosso objetivo, ou seja, estar mais próximo da luta pela vitória.”

Corrida 2

Conseguindo arrancar para esta segunda corrida do quarto lugar, Francisco Abreu tentou imiscuir-se entre os primeiros e até à paragem nas boxes manteve-se no terceiro lugar. Porém uma passagem pelas boxes menos conseguida e algumas dificuldades com a degradação dos pneus, impediram que o piloto do Team Novadriver fizesse melhor que repetir o quarto lugar de ontem. No campeonato, o jovem talento madeirense continua no quarto lugar, estando agora mais complicado chegar a um dos lugares do pódio no final do campeonato.

Francisco Abreu: “Melhorámos o carro e após ter feito uma boa largada, consegui me manter próximo dos dois primeiros, defendendo-me facilmente do quarto classificado. Infelizmente, a paragem nas boxes não correu da melhor maneira e o tempo que consegui amealhar na primeira parte da prova consumiu-se na paragem. Sai para a pista em quinto, ainda consegui recuperar até ao quarto lugar, mas na fase final era impossível fazer mais e tentar ainda apanhar o Pedro Salvador. Acabou por ser o resultado possível e pelo menos reforcei o quarto lugar no campeonato.”

A próxima jornada dupla a contar para o CNV será realizada no Autódromo do Estoril nos dias 4 e 5 de Outubro e será a derradeira oportunidade para Francisco Abreu se estrear a vencer no CNV.