Notícias | USCC

United SportsCar Championship

Starworks e Honda estreiam novo projecto nas 12 Horas de Sebring

por Andrew Remedios, 2 de Março de 2014 Sem Comentários

© IMSA

Starworks e HPD voltaram a unir esforços, desta vez com vista ao United SportsCar Championship. Depois de meses de desenvolvimento, o novo motor da HPD está pronto para a competição e irá estrear-se nas 12 Horas de Sebring. A primeira rodagem a sério, precisamente durante os testes oficiais para a prova de Sebring, correu sem sobressaltos.

A Honda Performance Development (HPD) apresentou no mês passado a nova adaptação para competição do motor V6 de 3.5 litros de produção: o Honda HR35TT V6 bi-turbo. O novo motor já se estreou nos testes para as 12 Horas de Sebring, instalado no Riley DP da Starworks Motorsport, equipa com que a HPD se uniu para este novo projecto. Em 2012, a Starworks venceu a categoria LMP2 nas 24 horas de Le Mans e no WEC com o chassis ARX-03b e o motor Honda HR28TT V6 bi-turbo.

© HPD

© HPD

Para o vice-presidente da HPD, Steve Eriksen, “a inclusão da Starworks, uma equipa que alcançou grande sucesso connosco em 2012, com um protótipo ao lado do conjunto já provado da HPD-Honda com a Extreme Speed Motorsports, dá à HPD um forte e equilibrado arsenal para o USCC.”

Já Peter Baron, dono da Starworks, mostrou-se muito contente com o reatar das relações com a HPD, dizendo que “é fantástico fazer uma nova parceria com a Honda. Sem dúvida que tivemos muito sucesso com a HPD em 2012, mas foi apenas um programa de um ano. Tivemos numerosas conversas nos últimos dois anos sobre a construção de um motor DP e estamos contentes por termos conseguido chegar a acordo. Teremos muito trabalho pela frente, com uma curva de aprendizagem muito ampla para chegar à vitória, mas a HPD traz determinação e sucesso a todos os seus programas.”

A primeira adaptação para competição do motor J35, o HR28TT, foi desenhada para a categoria LMP2 e venceu na sua estreia no ALMS em 2011. O motor já obteve 24 vitórias individuais em corrida e ainda 3 títulos no ALMS, WEC e European Le Mans Series.

Apesar do projecto se ter atrasado um pouco, obrigando a Starworks a não alinhar nas 24 Horas de Daytona com o novo motor, a estreia está agora marcada para as 12 Horas de Sebring. Durante os testes para esta prova, que tiveram lugar há uma semana, tudo correu sem sobressaltos e Starworks e HPD estão agora prontas para o primeiro confronto a sério.

“Completamos com sucesso o shakedown do Honda HR35TT com a Starworks Motorsport,” afirmou Roger Griffiths, Director Técnico da HPD. “Deste primeiro teste, temos uma lista de coisas a rever antes da prova de Sebring, o que nos irá manter muito ocupados. Estamos muito satisfeitos com a cooperação entre ambas as partes — incluindo a IMSA e a nossa parceira, a Starworks — para colocar este conjunto pronto num tão curto período de tempo.”

“Todos os que estiveram ao volante estão muito entusiasmados com o novo Honda,” afirma Peter Baron. “Estão muito entusiasmados com a forma como a potência é conseguida. O maior ajuste para os pilotos é a utilização do turbo. É preciso pouco mais do que nada para a potência ser obtida, pelo que os pilotos precisam rever os pontos onde devem meter o pé no pedal”

EJ Viso, Scott Mayer e Alex Popow foram os pilotos de serviço, e deverão ser os mesmos a alinhar com o Riley Honda #78 nas 12 Horas de Sebring.

 

Fonte: Comunicados de Imprensa da Starworks Motorsport