GT / Protótipos | Notícias | Portugueses

GT Open / Silverstone: Rescaldo

Sortes diferentes para o Team Novadriver na jornada dupla do GT Open em Silverstone

por Press Release (edição: Hugo Ribeiro), 23 de Julho de 2014 Sem Comentários

Fonte: Team Novadriver

A primeira corrida da quinta jornada do International GT Open, realizada em Silverstone no sábado, terminou com resultado desapontante. César Campaniço e Aditya Patel, a dupla de pilotos do Team Novadriver, ao volante do Audi R8 LMS Ultra da categoria GTS, terminaram no quinto lugar. Dando seguimento à “pole-position” à geral conquistada com mérito na segunda sessão de qualificação realizada no sábado, Campaniço e Patel, conquistaram na corrida 2 no Domingo, um magnífico terceiro lugar na categoria GTS.

Corrida 1

Apesar da “pole-position”, na categoria GTS, a dupla luso-indiana do Team Novadriver acabou vítima de alguma falta de sorte, traduzida numa pistola pneumática que avariou aquando da paragem nas boxes e num ”Safety Car” inoportuno. Se no primeiro caso, a perda foi superior à quinzena de segundos, no recomeço, após o “Saferty Car”, Aditya Patel esteve próximo de tomar a liderança da categoria, mas ao falhar a ultrapassagem, acabou “engolido” por um pelotão aguerrido que, em condições normais, não tinha andamento para o Audi do Team Novadriver.

César Campaniço: “Conhecemos alguns problemas de motor nos treinos livres e andámos pouco. Tínhamos um bom compromisso para o piso molhado, mas no seco sabia que teríamos algumas dificuldades. Ainda assim tive um turno calmo apesar do Audi R8 LMS Ultra estar complicado de pilotar. Mantive uma posição entre os três primeiros da categoria e na parte final ainda tive de lidar com a pressão de um dos mais velozes Ferrari da categoria, que controlei sem grandes problemas. Entrei nas boxes na liderança da categoria GTS, mas o azar bateu-nos à porta, com a pistola pneumática a avariar. São coisas que acontecem e que por muito que trabalhemos, não se podem controlar. Mas ainda assim fiquei satisfeito pois mostrámos andamento para lutar pelos primeiros lugares. Amanhã vamos partir da ‘pole-position’ e voltando a não ter ‘handicap’, a estratégia passa por tentar subir ao pódio.”

Aditya Patel: “Em primeiro lugar, muito feliz pois consegui nos treinos a ‘pole-position’ à geral para a segunda corrida. Depois, triste porque não conseguimos o resultado pretendido. Além da pistola pneumática avariar num momento crucial, o carro ficou desengatado e perdi mais um par de segundos para colocar tudo no caminho certo. Regressei à pista após muito tempo perdido, mas ainda assim entre os primeiros da categoria. Foi então que saiu o ‘Safety Car’ e tudo se precipitou. Tentei passar o líder da classe, não consegui e o pelotão que nos seguia passou por mim sem apelo nem agravo. Foi pena, pois as sensações foram muito boas e acredito que poderíamos ter ficado no pódio.”

Corrida 2

César Campaniço e Aditya Patel conseguiram levar o Audi R8 LMS Ultra a mais um pódio, terminando a corrida num magnífico terceiro lugar da categoria GTS, após uma prova sem problemas e onde só a parte final conheceu maior animação, quando o piloto português do Team Novadriver tentou aproximar-se do segundo classificado. Porém, os pneus já desgastados acabaram por inviabilizar a recuperação.

César Campaniço: “Sem conhecer azares e com dois turnos perfeitos, conseguimos o objetivo, ou seja, o pódio na categoria GTS. Apostámos tudo na troca de pilotos, não cambiando os pneus, mas na parte final da corrida paguei o preço dessa escolha com as borrachas já algo desgastadas. Ainda tentei chegar ao segundo lugar, mas depois preferi guardar este ótimo terceiro posto na classe, que nos mantém na luta pelo pódio e até pela vitória final na categoria GTS.” 

Aditya Patel: “O arranque foi complicado e caótico com alguns toques a acabarem por me penalizar bastante. Mesmo assim consegui manter um lugar entre os melhores da categoria GTS e, no final, estou muito satisfeito com mais um pódio, especialmente depois da azarada corrida de ontem. Estamos bem, continuamos na luta pelos nossos objetivos e isso é que é importante.”

Após esta quinta jornada de Silverstone, os pilotos do Team Novadriver estão no sétimo lugar do campeonato da categoria GTS, a uma mão cheia de pontos do pódio, o objetivo de César Campaniço e Aditya Patel, mas a pouco mais de duas dezenas de pontos do líder da classe, ou seja, ainda na luta pelo título.

Próxima prova do International GT Open realiza-se nos dias 5 a 7 de Setembro, no mítico traçado de Spa-Francorchamps.