Le Mans | Notícias | WEC

World Endurance Championship

SMP divulga primeiras imagens do seu futuro LMP2

por Hugo Ribeiro, 6 de Dezembro de 2014 Um Comentário

© BR Engineering

A equipa russa SMP Racing divulgou no passado mês de novembro as primeiras imagens do seu primeiro protótipo LMP2: o BR01. Apesar de alguns atrasos na sua construção, o protótipo deverá rodar em pista ainda antes do final do ano.

Para quem duvidava que os russos da SMP Racing estivessem mesmo a falar a sério no que diz respeito a construírem o seu próprio protótipo, ei-lo! O BR01 está actualmente a ser construído pela BR Engineering, tendo sido desenhado por Paolo Catone, que entre muitas outras coisas desenhou os Peugeot 905 e 908 HDi FAP. As imagens reveladas, da maqueta em testes em túnel de vento, são meramente indicativas, pois como Catone revelou ao site francês endurance-info.com “as fotos são da maqueta no início do programa. É certo que a versão final será bem diferente. Excepto o difusor, nenhum outra parte é idêntica.”

A equipa russa irá colocar dois chassis no WEC 2015 e nas 24 Horas de Le Mans, mas quanto a pilotos nada está confirmado. O site americano sportscar365.com adianta no entanto que Nicolas Minassian, Mika Salo e Maurizio Mediani farão parte do programa de desenvolvimento, e após as 6 Horas de São Paulo — onde confirmaram a conquista do título Mundial LMP2 — Sergey Zlobin, piloto e Director Desportivo da SMP Racing, anunciou que em 2015 iria fazer parte do alinhamento de pilotos do futuro programa GTE-Am da SMP Racing no Campeonato Mundial de Resistência.

Nos planos da equipa russa (ou melhor, do construtor que os construiu para ela) está também a venda de chassis a clientes, mas como Catone revela na entrevista ao site francês, “por 450 mil euros, um construtor não faz dinheiro. A única forma ou possiblidade de o fazer é via sobresselentes. É preciso vender entre 8 a 10 carros para começar a ter lucro. A BR Engineering espera vender carros, mas não é um prioridade.” Mas já com essa ideia em pensamento, o BR01 está preparado para ser equipado com vários motores — sendo que a opção da SMP Racing deverá cair sobre o motor Nissan — e Boris Rotenberg, team principal da SMP Racing, afirmou que há já algumas conversações com equipas deste e do outro lado do Atlântico.

Indo um pouco mais longe, Rotenberg deixa também no ar que a LMP1 está nos planos da equipa russa: “Desde cedo que, como equipa, queriamos produzir o nosso carro. O objectivo é irmos evoluindo a equipa com o tempo. O primeiro passo é na LMP2, mas nada diz que a longo prazo não possamos dar o salto para a LMP1. Neste momento estamos totalmente focados no desenvolvimento do BR01, cujas primeiras voltas estão previstas para o final de Dezembro.”

Fontes: Sportscar365.comEndurance-info.com