GT / Protótipos | Notícias | Portugueses

FIA GT / Navarra: qualificação

Rodrive com expectativas positivas em Espanha

por Press Release, 28 de Setembro de 2013 Sem Comentários

Fonte: Rodrive Competições

Fonte: Rodrive Competições

Na prova do FIA GT Series mais perto do nosso país, que se disputa este fim de semana na bonita região de Navarra, em Espanha, a equipa ACL by Rodrive encontra-se na expectativa de poder marcar uma presença meritória em mais uma etapa deste exigente campeonato. Numa prova que permitiu uma boa preparação e entrosamento dos pilotos Matheus Stumpf e Patrick Cunha com a pista a partir de uma sessão de testes oficiais realizados no dia de ontem, que naturalmente também foram bem aproveitados por todas as outras equipas, já hoje, durante os treinos livres, as indicações resultantes eram de facto bastante positivas e deixavam boas indicações para o treino de qualificação da tarde, num trabalho bem realizado pela estrutura técnica de apoio da Veloso Motorsport.

Mas, na realidade, todo o trabalho que havia sido realizado com piso seco acabou por não ter verdadeiro aproveitamento fruto da chuva que começou a cair na região cerca de uma hora antes da qualificação. Com esta circunstância e com alguma limitação de conhecimento do Lamborghini Gallardo LP560 GT3 nestas condições atmosféricas a equipa e os pilotos foram obrigados a tomar rapidamente opções que acarretavam alguma incógnita na sua validade. Com uma primeira parte mais difícil na qualificação 1 disputada por Patrick Cunha, acabaram por ser adquiridas indicações que permitiram perceber algumas pequenas coisas importantes que, no entanto, acabaram por penalizar algo a performance do piloto português, que realizou um excelente trabalho de equipa . Já na segunda parte da sessão de qualificação, o brasileiro Matheus Stumpf, mostrou mais uma vez um excelente nível de pilotagem e evolução, que lhe permitiram colocar o Lamborghini #7 mesmo à porta do Top-ten, no que daria um acesso a uma merecida entrada na Super-Pole.  Assim, desta forma a dupla da Rodrive garantiu um lugar na 6ª fila da grelha de partida para a primeira corrida de amanhã, na 12ª posição geral e 3ª da categoria Pro-Am.

Algo triste por a qualificação não ter tido lugar em seco, mostrava-se Patrick Cunha, pois “… estivemos a desenvolver um belo trabalho ao longo de dois dias e evoluímos muito na performance e afinações para seco e estava optimista para enfrentar a qualificação. Depois, com a chuva que apareceu, tivemos que tomar novas opções e não me senti muito confiante ao início. Mas como o tempo para qualificação é muito curto, quando já estava a sentir a evoluir, ela terminou. Felizmente, e porque também não tínhamos muito conhecimento do funcionamento do carro nestas condições, sinto que pude realizar um trabalho importante para a equipa no primeiro turno de qualificação e por isso estou satisfeito e optimista pois vamos sair de uma boa posição para a primeira corrida de amanhã.”

Já para Matheus Stumpf, que no início da qualificação manifestava o total desconhecimento do carro nas circunstâncias que se apresentavam, mostrava o seu optimismo para amanhã, “…infelizmente depois de um enorme e positivo trabalho de toda a equipa, nos testes de ontem e nos treinos livres de hoje,  de evolução em piso seco, acabamos por receber essa chuva para a qualificação. Mas, apesar de ter tido o primeiro contacto com o carro nessa situação de pista e rapidamente comecei a sentir alguma confiança e no final do treino consegui fazer um bom tempo que me deixou mesmo pertinho da entrada na Super-pole. Foi uma boa prestação, na geral e na categoria, que nos traz confiança e expectativa para realizar duas boas provas amanhã. Vamos ver como o tempo se apresenta amanhã.”

Amanhã, todas as emoções do FIA GT Series no Circuito de Navarra estarão centradas nas duas corridas do programa, onde a equipa ACL by Rodrive poderá realizar excelentes prestações. A Qualifying Race terá lugar ás 10h15 minutos (9h15, em Portugal) e a Main Race irá acontecer ao inicio da tarde, pelas 14h15 minutos (13h15, em Portugal), e terão transmissões televisivas para Portugal através do canal SportTV3. Não deixe de nos acompanhar.