Le Mans | Notícias | WEC

World Endurance Championship

Primeiros testes em pista com o novo Porsche LMP1

por Press Release (edição: Hugo Ribeiro), 2 de Setembro de 2013 4 Comentários

© Porsche Motorsport

© Porsche Motorsport

O novo Porsche LMP1 está actualmente a ser submetido a testes em vários circuitos internacionais. Após o bem sucedido lançamento em Junho na pista de testes da Porsche em Weissach, o sport-protótipo — que foi totalmente redesenhado — está a trabalhar numa série de testes funcionais. Nos testes mais recentes, Neel Jani assumiu o volante pela primeira vez. O ex-piloto de testes de F1 faz parte do grupo de pilotos regulares desde 1 de julho de 2013 e encontra-se a apoiar Timo Bernhard e Romain Dumas nos testes. O quarto piloto é o piloto de F1 australiano Mark Weber, que apenas reforçará a equipa em 2014.

No próximo ano, o Porsche LMP1 irá alinhar no Campeonato Mundial de Resistência (WEC), assim como nas 24 Horas de Le Mans. “Os actuais testes permitem-nos recolher imensos dados vitais; cada um dos quilómetros percorridos é importante. No entanto, de forma a desenvolver este complexo LMP1 para que esteja pronto a competir no início da próxima temporada, muitos mais quilómetros são necessários,” sublinha Fritz Enzinger, Vice-Presidete do Projecto LMP1. “Estamos satisfeitos com o progresso que fizemos com cada teste.”

O novo conjunto de regras que entra em vigor no WEC em 2014 está claramente focado na eficiência e requere a utilização de tecnologia híbrida de última geração. O objectivo dos regulamentos para a próxima temporada passa por reduzir significativamente o consumo dos carros. O novo Porsche LMP1 precisa assim de providenciar a melhor eficiência enquanto disponibiliza a máxima performance. O mesmo se aplicano desenvolvimentos dos Porsche de estrada. Ao seguir o caminho indicado pelo automobilismo, cada um do futuros carros da Porsche irá beneficiar do que for descoberto.

“Após 16 anos, queremos uma vez mais ter uma equipa de fábrica na classe rainha com o LMP1 nas 24 Horas de Le Mans em 2014. É também o nosso objectivo participar em toda a temporada do WEC,” afirma Wolfgang Hatz, membro da Direcção Executiva para a Pesquisa e Desenvolvimento. “O legado de sucesso da Porsche nas corridas de longa distância salta à vista, mas também aumenta o nível de expectativas colocadas em nós. No entanto, estamos muito felizes por aceitar este desafio.”

© Porsche Motorsport

© Porsche Motorsport

Comunicado de Imprensa da Porsche Motorsport