Le Mans | Notícias | Portugueses | WEC

WEC / 24H Le Mans: Qualificação

Porsche mostra as garras na primeira sessão de qualificação

por Hugo Ribeiro e Pedro Correia, 12 de Junho de 2014 6 Comentários

© FIA WEC

Para quem dava a Porsche como um furo abaixo dos seus rivais, hoje sofreu um "acordar para a realidade". Mesmo com os melhores tempos realizados hoje, a Porsche não se tornou de um momento para a outra a grande favorita à vitória no próximo domingo, mas ficou claro para esses (se não ficou, devia) que a luta vai mesmo ser a três. Pelo caminho fica também a ideia de que a fiabilidade vai ter um papel importante. Na classe GTE Pro, Ferrari (AF Corse) e Aston Martin voaram e arrasaram os tempos obtidos na jornada de testes, mas estão em linha com os melhores tempos realizados na classe nos últimos anos.

Primeiro dia muito atribulado aquele a que hoje se assistiu em Le Mans. Quer na sessão de treinos livres (tarde), quer a primeira das três sessões de qualificação (noite), um vasto número de incidentes encurtou bastante o tempo disponível em pista. Em ambas as sessões, em todas as classes, as saídas de pista foram-se multiplicando assim como as bandeiras vermelhas. A sessão de qualificação acabaria por ser a mais encurtada — ao todo teve apenas 46 minutos de duração —, mas seria nos treinos livres que a situação mais complicada ocorreria. Nas curvas Porsche, Loïc Duval, ao volante do Audi R18 #1, teve uma violenta saída de pista que felizmente não resultou em qualquer ferimento grave para o piloto francês. Com o carro praticamente destruído, sobretudo a traseira, Duval acabaria por sofrer algumas escoriações no pescoço e numa perna, e apesar de o piloto estar aparentemente em condições de continuar a sua participação em Le Mans, os médicos acabaram por aconselhar a sua retirada.

Entretanto, a Audi já confirmou que Marc Gené, piloto de reserva da Audi e que deveria alinhar no Zytek Z11SN da Jota Sport, irá substituir o francês ao lado de Tom Kristensen e Lucas di Grassi. Por sua vez, Oliver Turvey — piloto que deveria aqui marcar presença em Le Mans com a Millenium Racing — irá ocupar o lugar de Gené. Turvey já havia competido com a Jota Sport em Le Mans e no ELMS em 2013. A monocoque do Audi #1 não sofreu danos irreparáveis, e o LMP1 já deverá rodar amanhã com a Audi Sport Team Joest sujeita a horas extra hoje para reconstruir o protótipo.

Por razões editoriais optamos por não incluir fotografias nem vídeos do carro acidentado, pois julgamos que já existem locais "apropriados" para o efeito, nomeadamente aqueles que só se lembram de Le Mans quando algo de mal por lá ocorre... Os acidente fazem parte das corridas, mas não são a sua essência.

LMP1: Porsche mostra as garras

Se na sessão de treinos livres Anthony Davidson colocaria a Toyota no topo da tabela de tempos, com 3:23.652 ao volante do Toyota TS040 #8, na primeira sessão de qualificação tudo se alterou. Até então algo apagada (ou entretida a esconder a sua real força?...), a Porsche surpreenderia na primeira sessão de qualificação, com o jovem Brendon Hartley a dar a pole position provisória à marca germânica ao realizar 3:23.157 no Porsche 919 #20 que partilha com Mark Webber e Timo Bernhard.

Quando a Porsche parecia continuar em dificuldades para acompanhar Toyota e Audi, sendo novamente trucidada no terceiro sector, principalmente nas curvas... Porsche, eis que logo a abrir a qualificação os Pcarros de Weissach cravaram os seus melhores tempos em todos os sectores da pista - não tendo, ao contrário do que se viu, tanto da Porsche, como dos rivais, em sessões anteriores, os tempos nos sectores surgido em voltas diferentes do treino -, marcando o Porsche #20 a pole provisória em 3:23.157.

É certo que ambos os Toyota fizeram tempos ligeiramente melhores no dia de testes, mas a realidade é que a Porsche melhorou os seus tempos em segundo e meio desde essa altura contra meio segundo de ganho no caso da Audi e nenhum ganho da Toyota. O Porsche continua a ser mais lento nos primeiros e terceiro sectores, mas por poucas décimas, e embora os tempos agora alcançados pareçam estar perfeitamente ao alcance, pelo menos, da Toyota, certamente os japoneses, que estariam prontos para disputar a vitória com a Audi, começarão agora a preocupar-se com mais um adversário para marcar. E se os problemas de fiabilidade continuam a pairar sobre os Porsche, na qualificação o Toyota #7 ficou parado na pista por uma perda súbita de pressão de óleo no motor.

Os dois únicos LMP1 privados, os da Rebellion Racing, nem com uma ajuda preciosa do ACO no que toca ao BoP parece lá ir. Com 3:33.117 e 3:34.922, respectivamente (melhor tempo para Fabio Leimer com 3:33.117, embora Beche tenha realizado 3:31.212 nos treinos livres), estão ainda a anos luz das equipas oficiais. Desta forma, nem esperando por eventuais problemas de fiabilidade dos carros de fábrica será possível sonhar com a repetição do 4º lugar de 2012.

Filipe Albuquerque, ao volante do Audi R18 #3 foi apenas o 16º piloto mais rápido do dia, com 3:27.927 no treino livre, e 3:26.445 na sessão de qualificação.

LMP2: Olivir Pla deixa rivais a mais de meio segundo

Na LMP2, o primeiro dia de hostilidades viu os carros da Onroak ocuparem o topo da tabela de tempos da classe. Nos treinos livres, o novo Ligier JS P2 #35 da OAK Racing, marcou o tempo de referência com Jann Mardenborough a realizar 3:40.611. O novo LMP2 da Onroak é dos carros mais rápidos nas curvas Porsche, comprovando que tem uma excelente aerodinâmica, e o carro #35, com o Alex Brundle e os Nissan Boys, pode surpreender, assim a fiabilidade do novo carro o permita.

Mas nesta classe continua a ser Olivier Pla a mandar, com o Morgan Nissan, e já está apenas a 2 décimos de segundo do tempo que lhe valeu a pole há um ano.   O piloto francês tirou quase dois segundos ao tempo dos treinos livres do Ligier, com 3:38.843 ao volante do Morgan Nissan #26 da G-Drive Racing (que na verdade é a OAK Racing com outro nome...). A classe parece este ano menos equilibrada no que toca aos melhores tempos, mas a acidentada sessão de qualificação também não deu grande espaço para as equipas realizarem bons tempos. O segundo melhor tempo ficou nas mãos da Signatech Racing (a equipa ELMS melhor qualificada) com Paul-Loup Chatin a realizar 3:39.490 no Alpine A450b Nissan (um Oreca O3R com outro nome...).

A fechar o top 3 ficou o Oreca 03R Nissan #47 da KCMG após Alexandre Imperatori ter realizado 3:39.586. O novo kit "R" dos Oreca, que melhorou bastante os registos de velocidade de ponta dos protótipos de Hughes de Chaunac, permitindo-lhes dominar a tabela das velocidades de ponta na categoria, embora tenham sido ainda assim insuficientes para bater o Morgan Nissan da G-Drive nos tempos por volta. Os quatro primeiros lugares da grelha foram ocupados por três chassis diferentes... todos eles equipados com o motor Nissan. O melhor "não-Nissan" acaabria por ser o Oreca 03R Judd #34 da Race Performance, com 3:39.993. O único LMP2 equipado com motor HPD, o Ligier JS P2 HPD #33 da OAK Racing Team Asia, foi o 9º mais rápido com 3:42.988.

GTE: Ferrari e Aston Martin destacam-se

Mais uma vez os tempos do dia de testes serviram para encher papel durante duas semanas... Depois do melhor tempo ter ficado nos 3:57.260 de Frédéric Makowiecki no Porsche 911 #92,  e com "evidentes dificuldades" dos Aston Martin em acompanharem os tempos da Porsche, eis que agora o melhor tempo desceu já para os 3:54.754 do Ferrari 458 #51 de Gianmaria Bruni , seguido do melhor Aston Martin com 3:55.067 (Stephan Mücke no #97), como que encontrando 4,5 segundos de melhoria da performance por artes mágicas, e o melhor Porsche a ficar-se pelos 3:55.516 de Frédéric Makowiecki, com os mágicos da Manthey a serem mais fraquinhos e apenas a desencantarem 1,7 segundos em semana e meia... Fica mais uma vez demonstrado que esta categoria é ganha fundamentalmente no bluff dos diversos players... leia-se construtores. Imagine-se que o melhor Corvette, com 3:56.443 de Antonio Garcia no #73, que seria confortavelmente o mais rápido no teste oficial com este tempo, ficou a quase 1,7 segundos da pole provisória. Ou então que o melhor tempo do teste oficial, que nem daria um lugar nos três primeiros da GTE-Am. No entanto, ainda assim, está-se neste momento a um décimo do tempo que deu a pole na GTE-Pro em 2013.

Álvaro Parente, no Ferrari 458 #52 da RAM Racing, não chegaria a alinhar na sessão de qualificação, sendo um dos inúmeros pilotos ainda a terem de cumprir as 10 voltas nicturnas obrigatórias para poder competir domingo. Nos treinos livres, Parente realizou 3:59.383. Na classe GTE Am, Andrea Bertolini daria a pole position provisória à SMP Racing, ao realizar 3:56.787 no Ferrari 458 #72, com o Ferrari #61 da AF Corse a realizar o 2º melhor tempo pelas mãos de Marco Ciocci com 3:56.919, e com Patrick Long a fechar o top 3 da classe no Porsche 911 RSR #77 da Dempsey Racing - Proton com 3:57.004.

G56: ElÉctrico mais pouco

Colocar o Nissan ZEOD RC a rodar hoje em Le Mans foi uma autêntica dor de cabeça para a Nissan e para RML. Depois de uma forte declaração de intenções da Nissan, até relacionadas com o futuro LMP1 de 2015, e de o ZEOD RC ter rodado algumas voltas no teste oficial, o que é certo é que o segundo protótipo construído e trazido novo para a prova, parou logo na primeira volta de saída das boxes no treino livre. A equipa passou boa parte deste a reparar um problema de caixa de velocidades, e na sessão de qualificação, apesar de ter sido dos primeiros carros a sair para a pista, acabaria apenas por realizar uma volta de instalação, resumindo-se a isso a participação em seis horas de treinos.

WEC / 24H Le Mans — Sessão de Qualificação 1

Tabela ordenada pelo melhor tempo das duas sessões
P.ºN.Cl.EquipaChassis - MotorTempoDif.P. Cl.
1.º20P1Porsche TeamPorsche 919 Hybrid3:23.1571.º
2.º14P1Porsche TeamPorsche 919 Hybrid3:23.928+0.7712.º
3.º7P1Toyota RacingToyota TS040 Hybrid3:25.313+2.1563.º
4.º8P1Toyota RacingToyota TS040 Hybrid3:25.410+2.2534.º
5.º2P1Audi Sport Team JoestAudi R18 e-tron quattro3:26.388+3.2315.º
6.º3P1Audi Sport Team Joest [ Albuquerque ]Audi R18 e-tron quattro3:26.445+3.2886.º
7.º13P1Rebellion RacingRebellion Toyota R-One3:33.117+9.9607.º
8.º12P1Rebellion RacingRebellion Toyota R-One3:34.922+11.7658.º
9.º26P2G-Drive RacingMorgan Nissan3:38.843+15.686 1.º
10.º36P2Signatech AlpineAlpine A450 Nissan3:39.490+16.3332.º
11.º47P2KCMGOreca 03 Nissan3:39.586+16.4293.º
12.º35P2OAK RacingLigier JS P2 Nissan3:39.822+16.6654.º
13.º34P2Race PerformanceOreca 03 Judd3:39.993+16.8365.º
14.º48P2Murphy PrototypesOreca 03 Nissan3:41.502 +18.3456.º
15.º42P2Caterham RacingZytek Z11SN Nissan3:41.847+18.6907.º
16.º46P2Thiriet By TDS RacingLigier JS P2 Nissan3:42.730+19.5738.º
17.º33P2OAK Racing Team AsiaLigier JS P2 HPD3:42.988+19.8319.º
18.º24P2Sebastien Loeb RacingOreca 03 Nissan3:43.507+20.35010.º
19.º27P2SMP RacingOreca 03 Nissan3:43.618 +20.46111.º
20.º38P2Jota SportZytek Z11SN Nissan3:45.928+22.771 12.º
21.º43P2Newblood By Morand RacingMorgan Judd3:46.018+22.86113.º
22.º37P2SMP RacingOreca 03 Nissan3:46.940+23.783 14.º
23.º29P2Pegasus RacingMorgan Nissan3:49.046+25.889 15.º
24.º50P2Larbre CompetitionMorgan Judd3:53.948+30.79116.º
25.º51ProAF CorseFerrari 458 Italia3:54.754+31.5971.º
26.º97ProAston Martin RacingAston Martin Vantage V83:55.067+31.9102.º
27.º92ProPorsche Team MantheyPorsche 911 RSR3:55.516 +32.359 3.º
28.º73ProCorvette RacingChevrolet Corvette C73:56.443+33.2864.º
29.º91ProPorsche Team MantheyPorsche 911 RSR3:56.584+33.4275.º
30.º72AMSMP RacingFerrari 458 Italia3:56.787+33.6301.º
31.º61AMAF CorseFerrari 458 Italia3:56.919+33.7622.º
32.º77AMDempsey Racing ProtonPorsche 911 RSR3:57.004+33.8473.º
33.º99ProAston Martin RacingAston Martin Vantage V83:57.258 +34.1016.º
34.º52ProRAM Racing [ Parente ]Ferrari 458 Italia3:57.793+34.6367.º
35.º71ProAF CorseFerrari 458 Italia3:58.330+35.1738.º
36.º88AMProton CompetitionPorsche 911 RSR3:59.291+36.1344.º
37.º75AMProspeed CompetitionPorsche 911 GT3 RSR3:59.394+36.2375.º
38.º74ProCorvette RacingChevrolet Corvette C73:59.445+36.2889.º
39.º53AMRAM RacingFerrari 458 Italia3:59.794+36.6376.º
40.º58AMTeam Sofrev ASPFerrari 458 Italia3:59.837+36.6807.º
41.º98AMAston Martin Racing [ Lamy ]Aston Martin Vantage V84:00.017+36.8608.º
42.º79AMProspeed CompetitionPorsche 911 GT3 RSR4:01.226+38.0699.º
43.º81AMAF CorseFerrari 458 Italia4:02.452+39.29510.º
44.º70AMTeam TaisanFerrari 458 Italia4:03.066+39.909 11.º
45.º57AMKrohn RacingFerrari 458 Italia4:03.789+40.63212.º
46.º66AMJMW MotorsportFerrari 458 Italia4:05.046+41.88913.º
47.º95AMAston Martin RacingAston Martin Vantage V84:06.464+43.307 14.º
48.º62AMAF CorseFerrari 458 Italia4:11.533+48.37615.º
49.º60AMAF CorseFerrari 458 Italia4:22.744+59.58716.º
Não Qualificados
0G56Nissan Motorsports GlobalNissan ZEOD RC
1P1Audi Sport Team JoestAudi R18 e-tron quattro
41P2Greaves MotorsportZytek Z11SN Nissan
67AMIMSA Performance MatmutPorsche 911 GT3 RSR
76AMIMSA Performance MatmutPorsche 911 GT3 RSR
90AM8Star MotorsportsFerrari 458 Italia