ALMS | Grand Am | Notícias | USCC | WEC

United SportsCar Racing

Porsche anuncia programa oficial GTLM no United SportsCar Championship 2014

por Hugo Ribeiro, 22 de Setembro de 2013 Sem Comentários

© Porsche Motorsport

© Porsche Motorsport

A Porsche confirmou ontem que irá participar no United SportsCar Championship com uma equipa oficial. Numa parceria com a CORE Autosports, que estará em pista com a designação de Porsche North America, a marca alemã irá levar dois Porsche 911 RSR para o outro lado do Atlântico.

Depois de já ter confirmado o seu interesse no novo United SportsCar Championship (USCC), a Porsche confirmou ontem a sua presença no novo campeonato com dois Porsche 911 RSR. A equipa, que terá a designação de Porsche North America e nasce de uma parceria com a norte-americana CORE Autosports — será liderada em termos de engenharia pela própria Porsche Motorsport, estando previsto um alinhamento integral de pilotos oficiais Porsche. Tal como já havia acontecido no WEC com a Proton Competition, também no USCC a marca alemã descartou uma ligação ao seu parceiro de longo data, a Flying Lizards Motorsport.

Hartmut Kristen, Director da Porsche Motorsport: “A América do Norte é o mais importante mercado automóvel e de competição da Porsche. Assim sendo, decidimos focar-nos num programa oficial no novo campeonato, similar ao do Campeonato Mundial de Resistência com a Manthey Racing. Tendo finalmente uma plataforma unificada onde competir, a decisão foi muito mais fácil de tomar sobre a participação de uma equipa de fábrica Porsche pela primeira vez na competição sportscar na América”

Jens Walther, Presidente da Porsche Motorsport North America: “Este é um esforço 100% de fábrica e não um apoio oficial como já fizemos em anos anteriores. Se queremos competir ao mesmo nível da Corvette, BMW e SRT, precisamos de fazer o mesmo e controlar totalmente o programa. A melhor comparação é o que fizemos com a Penske no ALMS entre 2005 e 2009.”

Em meados deste ano, Kristen havia afirmado que a Porsche não teria os recursos financeiros necessários para um programa oficial tripartido com presenças nas classes LMP1 e GTE no WEC 2014 e na classe GTLM no USCC 2014. Embora a Porsche North America vá ser totalmente financiada pela filial da marca alemã nos EUA, a Porsche Car North America, seria de prever que esta notícia significasse o fim da Porsche AG Team Manthey no WEC, mas Kristen, para já, vai afirmando que há questões técnicas e comerciais a discutir com os organizadores do Mundial, antes de ser tomada uma decisão final.

Fonte: Comunicado de Imprensa da Porsche Motorsport