Le Mans | Notícias | WEC

World Endurance Championship

Pilbeam apresenta o MP100 LMP2

por Press Release (edição: Hugo Ribeiro), 5 de Novembro de 2013 Um Comentário

© Pilbeam Racing

© Pilbeam Racing

Já aqui havíamos dado conta da vontade da Pilbeam regressar a Le Mans já em 2014. Apesar de ter surgido mais algumas vezes na imprensa desde então (e já se passou mais de um ano desde o anuncio), nada de relevante havia sido dado a conhecer até à passada sexta-feira com a apresentação das primeiras imagens virtuais do novo Pilbeam MP100.

A Pilbeam apresentou finalmente o seu novo projecto para a classe LMP2: o Pilbeam MP100. Desenvolvido com base no já muito datado Pilbeam MP93 — que competiu pela última vez em 2006 no então Le Mans Series — o novo LMP2 apresenta de tudo um pouco, desde uma asa traseira "à lá Toyota" (será sequer legal na classe LMP2?) a outros pormenores de protótipos como o Audi R18 ou o Lotus(Praga/Kodewa/Adess...) T128. Equipa para o colocar em pista já parece existir, mas, a ver vamos de o projecto chega de facto a fazê-lo! Segue-se o comunicado de imprensa:

O LMP2 é um protótipo aberto destinado a equipas que procuram um carro pronto a correr, a um preço razoável, capaz de uma performance vencedora na classe LMP2. Após um longo programa de pesquisa, a Pilbeam desenvolveu um pacote aerodinâmico inteiramente novo para competir no WEC e nas 24 Horas de Le Mans. Muitas das características bem testadas do MP93, antecessor do MP100, foram mantidas mais com uma significativa evolução dada as enormes melhorias aerodinâmicas, assim como uma nova suspensão traseira necessária para tirar o melhor partido do aumento de downforce. 

O software de simulação de performance ChassisSim permitiu que todos os aspectos do carro fossem analisados, e a informação resultante permitiu que produzíssemos o design final. Foi feito uso intensivo de CFD para optimizar a silhueta aerodinâmica, tendo nós trabalhado neste aspecto com a TotalSim, que nos ajudou a fazer um carro que terá um comportamento consistente em todos os tipos de pista.

© Pilbeam Racing

© Pilbeam Racing

O primeiro MP100 terá um motor Mountune V4 Turbo que tem uma incrível curva de torque, que o torna amigo do piloto de forma a que o uso da caixa de velocidades numa difícil sucessão de curvas é menos critica. A excelente economia de combustível é uma característica muito forte para as provas de resistência.

A conhecida equipa Sul Africana Zoo Racing, que já venceu várias corridas com o Pilbeam MP98 (classe CN), irá colocar em pista o MP100 sob a direcção de Greg Mills, piloto e autor de vários livros sobre o automobilismo e o universo financeiro.

Comunicado de Imprensa da Pilbeam Racing Designs