Le Mans | Notícias | WEC

World Endurance Championship

Oreca confima protótipo LMP2 coupé para 2015: o Oreca 05

por Hugo Ribeiro, 13 de Dezembro de 2013 Sem Comentários

© Oreca

A Oreca confirmou esta semana o desenvolvimento de um novo protótipo LMP2 para suceder ao Oreca 03: o Oreca 05.O novo LMP2, que só irá ver a luz do dia em 2015, será um protótipo fechado (coupé) o que parece ser a tendência nos principais construtores independentes. O actual Oreca 03 passará a designar-se 03R em 2014 após um conjunto de evoluções que estão a ser preparadas, incluindo um novo kit aerodinâmico.

A Oreca confimou esta semana o que já era esperado: em 2015 será lançado o sucessor do bem-sucedido Oreca 03, que aliado ao motor Nissan (também preparado pela Oreca) tem sido um caso sério de sucesso e de monopolização da classe LMP2. Desde que comprou a Courage em 2008, a estrutura de Hugues de Chaunac  tem-de afirmado como um dos principais construtores independentes de protótipos Le Mans. O primeiro deles, Oreca 01, mais não era que o antigo Courage LC70 com uma cara lavada... Já o Oreca FLM09, ficou exactamente igual ao antigo Courage LC75 LMP2. O Oreca 02, que supostamente seria equipado com um motor (a gasolina) da Peugeot para a temporada 201o... acabou esquecido e trocado por um Peugeot 908 diesel em "segunda mão". O Oreca 03 tem sido um caso sério sucesso de vendas (17 chassis em 3 anos) na classe LMP2. O Oreca 04... ainda o veremos na nova classe LMP3 lá para 2015, ano em que o novo Oreca 05, um protótipo LMP fechado, ou coupé, irá também ver a luz do dia.

Pormenores não há, tirando uma imagem virtual de um teste em CFD. Para esses, ainda teremos assim de esperar muito possivelmente pelo final da próxima temporada, mas os mercados — WEC, ELMS, AsLMS e USCC — ficam já avisados que a marca que mais vitórias tem conseguido na classe LMP2 nos últimos três anos (18 vitórias, combinando o WEC e o ELMS) já está a preparar o sucessor.

“O Oreca 03 LMP2 tem sido um enorme sucesso desportivo e comercial dado o número de equipas que confiaram no chassis,” afirma Hugues de Chaunac. “O Oreca 05 será uma mudança radical comparado com o anterior carro, porque terá um habitáculo fechado. Mas o nosso departamento de design está a trabalhar em soluções inovadoras que nos distingam conceptualmente do que hoje vemos. Queremos manter o ímpeto a todos os níveis, com uma abordagem global às estratégias técnicas e comerciais. O Oreca 05 será um símbolo do nosso know-how tecnológico acumulado ao longo de 40 anos e muitos desafios, incluindo várias participações nas 24 Horas de Le Mans com os maiores construtores automóveis do mundo.”

“O chassis para o nosso novo LMP2 coupé irá responder ao regulamento LMP1 2014 em termos de segurança, incluindo a segurança passiva do piloto,” explica David Floury, Director Técnico da Oreca.“Este carro será totalmente novo e o nosso objectivo passa por manter o ímpeto iniciado com o Oreca 03. Com o Oreca 05, em 2015, queremos dar o próximo grande passo em frente, oferecendo um carro ainda mais fiável e performante. Também temos desenvolvido o nosso apoio às equipas cliente, tanto em termos técnicos como em termos logísticos, e esse apoio é crucial.”

Mas em 2014, sairá ainda das oficinas da Oreca - e para além do Rebellion R-One que o construtor francês está a desenvolver para a equipa suíça Rebellion Racing - o Oreca 03R, uma versão desenvolvida do 03, concluídos que estão os três primeiros anos de homologação do chassis, período durante o qual, dados os regulamentos de controle de custos na classe LMP2, não poderiam ser efectuadas quaisquer alterações.

“O Oreca 03 chegou a um certo nível de maturidade. O carro é fiável e tem uma boa performance, e com 10 vitórias em 2013, seis das quais no Campeonato Mundial — e com igual número de pole positions — este tem mostrado as sua qualidades. Seis equipas diferentes obtiveram vitórias em 2013,” afirma Floury.

“O objectivo para o Oreca 03R é capitalizar esta base e implementar o feedback técnico providenciado pelas dez equipas que têm competido com o Oreca 03, mantendo ainda assim o controle de custos. O Oreca 03R e o Oreca 05 serão inscritos apenas por equipas cliente da Oreca, que está a concentrar a sua actividade como construtor e apoio na classe LMP2. Ambos os protótipos poderão utilizar qualquer tipo de motor”, conclui o Director Técnico do construtor francês.

Fonte: Comunicado de Imprensa da Oreca