AsLMS | ELMS | Le Mans | Notícias | USCC | WEC

24 Horas de Le Mans

Oreca apresenta Oreca 05 LMP2 coupe

por Press Release (edição: Hugo Ribeiro), 24 de Fevereiro de 2015 Sem Comentários

© Oreca

Depois de ter revelado algumas imagens do Oreca 05, eis que a Oreca apresenta agora todo o projecto. O Oreca 05 irá marcar presença no Campeonato do Mundo de Resistência e no European Le Mans Series pelas mãos da KCMG e da Thiriet por TDS Racing, respectivamente.

Mais segurança, peso diferente

A Oreca entra agora numa nova era com o Oreca 05. Ao lado do Oreca 03, um protótipo de cockpit aberto  — que tem sido muito bem sucedido desde o seu lançamento em 2011 —, o protótipo de cockpit fechado fará a sua estreia em competição, em Abril, em Silverstone. Como resultado do aprofundado trabalho liderado pelo Departamento de Design da Oreca Technology, este carro diferencia-se dos muitos concorrentes que enfrentará nesta particularmente competitiva classe.

Do Oreca 05 emerge uma visão do futuro, a todos os níveis, incluindo na segurança. Assim, alguns painéis anti-perfuração em Zylon foram integrados nos chassis. Em caso de acidente, eles impedem que componentes mecânicos possam entrar no chassis. Embora não seja de momento obrigatória na LMP2,  esta tecnologia destaca-se como uma clara mais valia em termos de segurança. Da mesma forma, o carro também conta com uma caixa de deformação traseira que foi homologada por via de um teste de colisão traseiro. Esta característica também não é imposta pelos regulamentos, mas o Departamento de Design decidiu não se cingir apenas aos requisitos regulamentares.

© Oreca

© Oreca

Além disso, o Oreca 05 distingue-se em termos de tamanho. Os engenheiros da Oreca optaram por um carro com 1900 milímetros de largura, enquanto a maioria dos outros LMP2 têm 2000 milímetros de largura - uma escolha que atende às necessidades dos futuros regulamentos para 2017, pois embora, nessa altura, toda a carroçaria tenha certamente de evoluir, o carro, tal como está, será facilmente actualizado para os novos regulamentos. Esta decisão foi tomada de forma a ter em conta as preocupações orçamentais das equipas: que o investimento não seja limitado a um período de dois anos (2015-2016), mas sim potencialmente distribuído por seis. Isso também significa que as equipas poderão beneficiar de um maior valor de revenda.

Alguns outros elementos, tais como peso e centro de gravidade, exigiram estudos específicos. A redução de peso foi um dos principais objectivos: os engenheiros fizeram o seu melhor de forma a claramente distinguir este carro dos seus rivais. Consequentemente, a distribuição do peso foi largamente optimizada.

Inovações e desenvolvimentos

Mecanicamente falando, o Oreca 05 também abrange inovações e inúmeras atualizações. Diferentes elementos considerados pontos fracos no Oreca 03 foram modificados, nomeadamente o sistema de direção hidráulica, agora eléctrico, e o motor de arranque. Quanto à caixa de velocidades, esta apresenta agora um invólucro mais compacto. A fim de minimizar os riscos, devido ao facto de que o carro ser novo, foram adoptadas algumas soluções já testadas, comprovadas e fiáveis. As peças da suspensão, por exemplo, são novas, mas tanto os conceitos como as tecnologias foram verificados e certificados com um painel de carros fabricados pela Oreca Technology.

Por fim, um trabalho importante foi realizado no Oreca 05 em termos de aerodinâmica. O desempenho foi uma prioridade, como sempre, e o Departamento de Design foi mais além na sua pesquisa, refinando os mais pequenos detalhes. Além disso, a sensibilidade do carro foi um dos pontos focados, permitindo que os clientes tirem o melhor de uma vasta gama de configurações. Mais uma vez, tal demonstra como os engenheiros têm prestado imensa atenção às observações realizadas pelas equipas.

“Estamos numa missão!”

“O Oreca 05 insere-se numa linha estratégica da Oreca de desenvolvimento como construtor com um plano operacional de expansão por muitos anos”, explica David Floury, Director Técnico da Oreca. “O Oreca 03 tem sido tão bem sucedido e a sua história ainda não chegou ao fim. O objectivo é que o Oreca 05 mantenha esse ímpeto ... e vença Le Mans. Nós estamos numa missão! Este é um programa ambicioso, a todos os níveis, mas Le Mans é claramente uma prioridade para nós, assim como os EUA lá para o início de 2016.

Tecnicamente, tomamos decisões para o futuro, e não apenas em termos de segurança. As escolhas em relação à largura do carro são um exemplo que o ilustra. De um modo geral, o estudo consistiu na realização de um trabalho importante nos detalhes. Procurámos optimizar o máximo de coisas possíveis. Em termos de peso do carro, por exemplo, pensamos que a nossa abordagem é um pouco radical quando comparada com a dos nossos rivais. Nós levámos em atenção as observações feitas pelas equipas, pois queremos estabelecer relações sólidas enquanto fortalecemos os laços já existentes. Estamos a começar um projeto que nos levará até 2020, o que mostra o quanto é importante!

O Oreca 05 destaca-se como um mostruário da Oreca, mas não o único. Porque é o mais recente projecto da Oreca, é também o mais falado, juntamente com o Rebellion R-One LMP1 — para o qual estamos atualmente a supervisionar a integração de um novo motor. Estes são dois projetos muito importantes na verdade.”

© Oreca

© Oreca

Cinco chassis Oreca Oreca irão participar no European Le Mans Series, um dos quais inscrito pela Thiriet por TDS Racing. Dois chassis marcarão presença na grelha de partida do Campeonato do Mundo de Resistência, o Signatech-Alpine A450b e o Oreca 05 da KCMG.

Fonte: Comunicado de Imprensa da Oreca