AsLMS | ELMS | Le Mans | Notícias | USCC | WEC

24 Horas de Le Mans

Onroak e Ligier unem esforços no universo ‘Endurance’ — Primeira imagem do Projecto LMP1 revelada

por Hugo Ribeiro, 6 de Dezembro de 2013 Um Comentário

© DPPI

© DPPI

A Onroak Automotive e a Ligier anunciaram hoje uma parceria que deverá levar de novo o construtor independente francês fundado por Guy Ligier a Le Mans. Embora não seja totalmente certo que o Projecto LMP1 ostente ele também o nome 'Ligier' (o mais certo é que não tenha), e não nos pareça ser este o construtor ao qual a Onroak gostaria de se aliar (para o qual está reservado o LMP1), trata-se de mais um golpe de marketing que poderá ter os seus frutos. Pena que para já o futuro Ligier LMP2 pareça destinado a um mercado — EUA — que não parece muito interessado...

A Onroak Automotive, até agora o departamento de construção da OAK Racing, irá ganhar uma nova dimensão ao tornar-se desde hoje numa empresa independente — sob a Direcção do ex-Director desportivo da Peugeot Sport, Olivier Quesnel — dedicada à construção de carros de competição, particularmente sport-protótipos das classes CN, LMP3, LMP2 e LMP1. Os carros ostentarão o nome Ligier, excepto (para já...) o LMP1, fruto de uma aproximação com um nome lendário no automobilismo: Guy Ligier.

A Onroak Automotive e a Ligier disponibilizarão a potenciais clientes o Ligier JS53 Evo, de chassis de carbono e motor Honda 2L, que pretendam competir com este modelo em campeonatos como o VdeV ou o Asian Le Mans Series. A Onroak está a trabalhar no seu desenvolvimento, sob a liderança de Thierry Bouvet, Director Técnico da Onroak, e Nicolas Clémençon, do Departamento de Design. Com o Morgan LMP2 ainda apontado para se manter em competição no próximo ano, a Onroak já se encontra a desenvolver um LMP2 coupe destinado sobretudo ao mercado americano, embora não pareça haver grande interesse pelo menos para o próximo ano dado o ainda elevado grau de incerteza quando à sua real competitividade na unificada classe de protótipos face aos Daytona Prototypes. O Ligier LMP2 coupe irá rodar pela primeira vez no início de 2014.

Entretanto, a Onroak Automotive continua a desenvolver o seu Projecto LMP1, que teve início em meados de 2012, e hoje revelou a primeira imagem do protótipo, nomeadamente um modelo de escala reduzida em testes no túnel de vento. Embora a Onroak não o refira, o desenvolvimento do projecto está atrasado, e caso venha a competir na próxima edição do WEC pelas mãos da OAK Racing, tal só deverá acontecer em Spa-Francorchamps, segunda prova da temporada.

Guy Ligier“Esta associação com a Onroak Automotive é muito importante para a minha companhia, e particularmente para a abertura do mercado asiático, que é onde o está o futuro. Além disso, esta aproximação irá dar origem a toda uma gama de sport-protótipos. Tenho toda a confiança em Jacques Nicolet, com o qual tenho uma longa amizade, para levar o nome Ligier de novo à grande cimeira da endurance. Assim, estou muito satisfeito por poder manter o desenvolvimento da marca, confiando na experiência das suas equipas.”

Jacques Nicolet“Conheci o Guy pela primeira vez em 2006: fui o primeiro comprador do JS49. Fiquei imediatamente sensibilizado pela sua paixão pelo automobilismo. Este encontro levou ao nascimento de uma grande relação com base nessa paixão. A marca Ligier conheceu o sucesso na F1 e terminou diversas vezes no Top 3 em Le Mans. Há toda uma magia relacionada! É um símbolo que se encontra no coração dos fãs e estou muito orgulhoso por me associar a este nome.”

Olivier Quesnel, Director-Geral da Onroak Automotive: “A ambição da Onroak Automotive passa por desenvolver uma gama de modelos destinados à endurance e atingir o reconhecimento como referência neste sector. A Onroak está agora na posição de oferecer diferentes tipos de protótipos: o Morgan LMP2, o Ligier LMP2 coupe, O Ligier CN e um LMP1, aos quais está certamente destinado um grande futuro.”

Fonte (citações): Comunicado de Imprensa da Onroak Automotive