AsLMS | Notícias

AsLMS / 3H Zhuhai: Corrida

OAK Racing vence em Zhuhai — Vitória e Título GTC para a AF Corse

por Press Release (edição: Hugo Ribeiro), 15 de Outubro de 2013 Sem Comentários

© AsLMS

© AsLMS

Depois de em Fuji o Asian Le Mans Series ter conseguido atrair algumas entradas extra entre as equipas GT300 do SuperGT Japonês, este fim-de-semana, em Zhuhai, China, tudo voltou à normalidade com apenas oito carros em pista, mas com umas simpáticas 6 mil pessoas (dados oficiais) a assistir. Números baixos é certo, mas positivos para uma competição que demostra grandes dificuldades em impor-se. No plano desportivo, a OKA Racing conseguiu a sua primeira vitória da temporada, enquanto que entre os GT a AF Corse venceu e levou o título GTC para casa.

Num dia bem animado em pista, a Morgan #24 da OAK Racing conquistou a sua primeira vitória no Asian Le Mans Series 2013, nas 3 Horas de Zhuhai. O Ferrari #77 da AF Corse conquistou o título GTC após ter reclamado a sua segunda vitória da temporada, enquanto que o Ferrari #70 da Taisan Ken Endless foi o melhor GTE. Com uma equipa 100% chinesa composta por Ho-Pin Tung, David Cheng e Shaun Tong, a OAK Racing conseguiu converter a pole position conquistada numa vitória, terminado à frente do #18 dos rivais da KCMG num dia particularmente quente no Zhuhai International Circuit.

Saindo da primeira posição, David Cheng passou grande parte do tempo no Morgan Judd da OAK sem ninguém a perseguir, mas James Winslow da KCMG lá atrás começava a ganhar terreno subindo ao segundo lugar rapidamente, após a KCMG ter trabalhado arduamente de forma a colocar o carro em pista — um Oreca Nissan emprestado pela Murphy Prototypes que ficaria parcialmente retido na alfândega. Após as primeiras trocas de pilotos, a vantagem da OAK estava em apenas 6 segundos, mas o jovem Shaun Tongm de 17 anos, fez um turno de grande maturidade aumentado a diferença para os 30 segundos sobre Jordan Oon da KCMG. Ambos os jovens pilotos competiam pela primeira vez num LMP2. Após Tongm ter passado o volante a Ho-Pin Tung, que havia conquistado a pole para a OAK, este limitou-se a colocar em pista toda a sua experiência, levando o carro até à bandeira de xadrez. Embora Gary Thompson tenha realizado várias voltas rápidas, entre as quais a que seria a melhor da corrida com 1:30.807, no final a OAK venceria com uma vantagem de 58.67 segundos.

© AsLMS

© AsLMS

Na classe GTC, o Ferrari 458 italia GT3 #77 da AF Corse venceu pela segunda vez esta temporada e conquistou o título na classe, garantindo assim um lugar nas 24 Horas de Le Mans de 2014 (válido para a classe GTE Am). Dominando Treinos Livres e Qualificação, a AF Corse chegava a corrida na máxima forma, no entanto, o Lamborghini Gallardo #37 da BBT, que sairia da terceira posição, foi uma ameaça constante. A corrida começou com uma luta muito animada entre Steve Wyatt (AF Corse) e Anthony Liu (BBT), com Liu a conseguir passar Wyatt ainda na primeira volta. Quando Michele Rugolo assumiu o volante de Wyat, colocou a AF Corse de novo na liderança, passando depois o carro a Andrea Bertolini que levou o carro até ao fim, terminando à frente do Mclaren #91 da AAI RSTRADA e do Ford GT #007 da Craft Racing.

Após uma desilusão de qualificação, o Ferrari 458 italia #70 da Taisan Ken Endless terminaria na 4ª posição da gerla, sendo o melhor (e único) GTE. A equipa 100% japonesa com Naoki Yokomizo, Akira Iida e  Shogo Mitsuyama tiveram uma prova muito consistente, realizando a melhor volta entre os GTs com 1:36.827.

Com a terceira prova completada, a atenção está agora virada para a season finale do Asian Le Mans Series 2013: as 3 Horas de Sepang, a 8 de Dezembro na Indonésia. OAK Racing e KCMG estão separadas por apenas 4 pontos no Campeonato LMP2, e com um convite para as 24 Horas de Le Mans em jogo, a final irá ser bem tensa entre as duas equipas. Apesar de já ter selado o título na GTC, a AF Corse já confirmou a sua vontade de marcar presença em Sepang.

[table “603” not found /]

Comunicado de Imprensa do Asian Le Mans Series