ELMS | Notícias

European Le Mans Series

O que vai mudar no ELMS em 2014

por Press Release (edição: Hugo Ribeiro), 5 de Novembro de 2013 Um Comentário

© DPPI

© DPPI

Após uma bem sucedida época de 2013 para o European Le Mans Series, foram anunciadas mudanças para as cinco provas da próxima época, destinadas a melhorar o espectáculo e tornar o ELMS mais atractivo para as equipas e pilotos.

Calendário Provisório Revisto
Duas das datas do calendário provisório de 2014 foram alteradas, tendo a segunda ronda em Imola e a quinta no Estoril sido adiadas uma semana. A prova italiana irá agora ser disputada a 17 e 18 de Maio e a prova portuguesa a 18 e 19 de Outubro. Exceptuando a ronda inaugural em Silverstone, que se disputará no Sábado 19 de Abril, todas as outras corridas terão lugar ao Domingo.

Calendário 2014 do European Le Mans Series
1/2 Abril — Teste Oficial Paul Ricard (Fra)
18/19 Abril — Silverstone (GB)
17/18 Maio — Imola (Ita)
19/20 Julho — Red Bull Ring (Aut)
13/14 Setembro — Paul Ricard (Fra)
18/19 Outubro — Estoril (Por)

Mais tempo de Pista
Ao contrário da actual época, todas as corridas terão a duração de quatro horas em vez das três horas de 2013. No primeiro dia de cada evento terão lugar duas sessões de treinos livres de 90 minutos, em vez das anteriores duas de 60 minutos. No segundo dia haverá uma sessão cronometrada de 20 minutos para as classes GTE e GTC, seguida de uma sessão cronometrada também de 20 minutos para as classes LMP2 e LMPC

Na próxima época haverá 440 minutos de actividade de pista em cada prova, por comparação aos anteriores 320.

Categorização dos Pilotos
As regras de composição das equipas em cada uma das categorias foram também clarificadas para a temporada de 2014.

  • Para a classe LMP2, uma equipa de 2 ou 3 pilotos deve ter pelo menos um piloto Prata ou Bronze (tal como em 2013).
  • Para a classe GTE e GTC, uma equipa de 2 ou 3 pilotos deve ter pelo menos um piloto Prata e um Bronze, ou dois pilotos Bronze.
  • Para a classe LMPC, uma equipa de 2 ou 3 pilotos apenas poderá ter, no máximo, um piloto Ouro ou Platina (tal como em 2013)

Uma outra alteração, é o facto de em 2014 os aquecedores de pneus serem novamente autorizados.

Gerard Neveu, Director-Geral da Le Mans Endurance Managment, organizador do European Le Mans Series: “2013 foi um bom ano para o European Le Mans Series e este sucesso reflecte-se no elevado interesse de equipas e pilotos na temporada de 2014. Conversamos longamente com as actuais equipas e as alterações que estamos a efectuar são reflexo dessas conversas. O dobro do tempo dos treinos livres e a hora extra de corrida, aumentarão significativamente o tempo em pista em cada evento, e economicamente falando é uma alteração para todos.

Com a confirmação das datas de Imola e Estoril, o calendário de 2014 está agora completo. Finalmente as regras para as composições das equipas de pilotos foram claramente definidas, o que tornará tudo mais transparente para a próxima temporada. O ELMS 2014 está a ser construído sobre os fortes alicerces edificados no primeiro ano sob a égide do ACO, e estamos confiantes que, com estas mudanças, haverá um maior crescimento na próxima temporada.”

Comunicado de Imprensa ELMS