AsLMS | ELMS | Notícias
European Le Mans Series
Novos detalhes sobre a futura classe LMP3
por Hugo Ribeiro, 28 de Fevereiro de 2014 Um Comentário

© Oreca
Ainda não há esboços públicos do futuro regulamento para a nova classe LMP3 que o ACO pretende introduzir no ELMS e no Asian LMS em 2015. Não há, mas vários potenciais construtores já receberam indicações, e o site inglês dailysportscar teve conhecimento delas.
Quando anunciada, foi uma quase aceitação do óbvio. A actual classe FIA CN evoluiu imenso nos últimos anos, e com a LMP1 reservada ao Mundial de Resistência, a classe LMP2 a ser a classe rainha no ELMS e os Formula Le Mans a não terem o mesmo impacto na Europa que têm nos EUA (e a chegarem ao seu limite de vida útil), uma alternativa teria que ser encontrada para estes últimos.
Quando anunciada, para a classe LMP3 — uma evolução dos FIA CN — ficou desde logo decido que estes teriam de ser construídos com chassis em carbono e teriam de ser coupés. Entre os CN disponíveis no mercado, ainda nenhum obedece a esse princípio, mas a Orecae a Norma já apresentaram simulações 3D dos seus futuros modelos, e a a SORA/Pescarolo já tem uma variante coupé do Pescarolo 02 a rodar.
Tal como na LMP2, haverá um limite de custos para os chassis e o para o motor, que será único — únicos serão também os fornecedores de toda a electrónica, caixa de velocidades e transmissão. O chassis terá um preço máximo de 175 000€ (mais IVA) incluindo motor, que deverá ser um V6 ou um V8 aspirado com um máximo de 350 a 375 cv, cujo construtor deverá ser anunciado em março. Cada construtor poderá desenvolver a sua própria carroçaria e suspensões, mas a primeira não poderá ser construída em carbono ou kevlar, nem incluir uma entrada de ar no topo do cockpit, mas terá de ter uma asa dorsal como actualmente os LMP1 e LMP2.
Os chassis em carbono serão abertos, e o topo será fechado com uma roll cage em aço, um pouco à imagem dos chassis DTM. O peso mínimo andará entre os 825 e os 850kg, e as especificações de segurança serão idênticas às exigidas na classe LMP2. Curiosa é a obrigação dos construtores homologados terem de vender pelo menos cinco chassis por ano. Embora seja de prever que os LMP3 acabem por alinharem em campeonatos como o VdeV ou SPEED EuroSeries, assim como algumas competições nacionais de protótipos, parece ser um objectivo muito ambicioso.
O regulamento final, segundo o dailysportscar, deverá ser finalizado entre abril e maio, e revelado na conferência de imprensa do ACO durante as 24 Horas de Le Mans.
Fonte: Dailysportscar.com
Artigos Relacionados
- ADESS aprenta projecto LMP3 próprio
- Thiriet by TDS vence prova emocionante em Imola
- Filipe Albuquerque terminou na 3ª posição em Imola
- Mais um pódio para a Ferrari Portugal no ELMS
- United Autosports e Newbridge Motorsport com os olhos postos na LMP3 para 2016
- Toda a Informação sobre as 4 Horas de Imola ELMS 2015
- Filipe Albuquerque quer repetir vitória em Imola
- Próxima paragem da Ferrari Portugal em Imola
- Trinta carros pré-inscritos para as 4 Horas de Imola
- Graff Racing é a primeira cliente confirmada do novo Ligier LMP3
- Vitória sensacional para a Greaves Motorsport nas 4 Horas de Silverstone — Ferrari Portugal no pódio na classe GTC
- Ferrari Portugal com primeiro pódio no ELMS
Ah Sofia, e9 que hoje entrei no site ao fim de um thneimpo’ sem aqui vir e aparecia para fazer o Update a Newsletter. Eu fiz e quando publiquei o primeiro post de hoje, a newsletter de actualizae7e3o ne3o funcionava. Ou seja, enviava mas os links ne3o direccionavam. Tive de voltar a colocar a verse3o anteriorPor isso estou a testar de novo. Bj doce