Le Mans | Notícias | WEC

WEC / 24H Le Mans

Nissan ZEOD RC cumpre objectivos… no ‘warm-up’

por Hugo Ribeiro, 15 de Junho de 2014 Um Comentário

© NISMO

Era um dos principais objectivos, senão mesmo 'O' objectivo, e a Nissan cumpriu-o durante a sessão de warm-up com Wolfgang Reip ao volante do Nissan ZEOD RC. Embora não seja ainda claro qual dos três tempos cronometrados foi obtido utilizando apenas energia eléctrica, Reip teve a sua melhor volta em 4:22.159.

“Estar ao volante na primeira volta totalmente eléctrica a Le Mans é uma sensação fantástica e uma grande recompensa após tanto tempo gasto no desenvolvimento do carro. A corrida foi uma grande decepção, mas agora que senti o espírito de Le Mans, mal posso esperar por regressar. É uma corrida fantástica e adoraria fazer parte dela de novo,” afirmou Reip.

Na corrida, as expectativas eram baixas, e a Nissan contava apenas realizar mais algumas voltas recorrendo apenas ao motor eléctrico. A ideia inicial de realizar voltas ao nível dos melhores LMP2 rapidamente caiu por terra. Ainda assim, o ZEOD RC não duraria muito tempo, e ao fim de 23 minutos de corrida (e 5 voltas cumpridas) um problema de caixa de velocidades colocou um fim na participação da Nissan e do ZEOD RC.

“Dizem que a vida é uma montanha russa e no automobilismo essa expressão eleva-se a um grande nível. Hoje tivemos imenso altos que se seguiram a um baixo temporário,” afirmou Darren Cox, Responsável Global Nissan pela Marca, Marketing e Vendas. “Esta manhã a equipa fez um trabalho brilhante ao conseguirem completar uma volta em energia eléctrica. Tentamos uma única vez e conseguimo-lo. Foi um feito imenso para a Nissan e para os carros eléctricos. Estávamos muito confiantes no início da corrida e durante a semana já havíamos excedido os 300km/h. Estávamos ansiosos por fazer mais algumas voltas eléctricas durante a corrida, mas uma parte tradicional de uma caixa de velocidades acabou por partir. Foi uma pena, pois estávamos ansiosos por mostrar a tecnologia EV durante a corrida. ”

A Nissan irá regressar em 2015, desta vez com dois protótipos LMP1 no WEC (possivelmente três em Le Mans), mas em estudo está ainda a participação com o ZEOD RC na etapa japonesa do WEC este ano.

Fonte: Comunicado de Imprensa da Nissan