Le Mans | Notícias

24 Horas de Le Mans

Nissan revela motor do ZEOD RC (video)

por Hugo Ribeiro, 27 de Janeiro de 2014 Sem Comentários

© Nismo

© Nismo

A Nissan apresentou hoje as primeira imagens do motor que irá equipar o ZEOD RC nas próxima edição das 24 Horas de Le Mans. Com uma relação peso/potência superior aos motores que irão equipar os monolugares de F1 deste ano, o pequeno DIG-T R de 1.5 litros é o primeiro passo antes da chegada em força da marca nipónica em 2015.

Com apenas 40kg, 50cm de altura, 40cm de cumprimento e 20 cm de largura (!!!), o Nissan DIG-T R de 1.5 litros irá produzir 400 cv de potência e 380Nm de torque com 7,500rpm, a que se juntará ainda um sistema de recuperação de energia ainda por revelar. Com um rácio de 1kg/10cv, o motor Nissan possuiu uma relação peso/potência superior aos motores de F1 de última geração, segundo a afirma a marca nipónica.

“A nossa equipa de motores realizou um assinalável trabalho no motor de combustão interna,”  afirma Darren Cox, Director Nissan para o Automobilismo. “Sabíamos que a componente eléctrica do ZEOD RC iria certamente chamar a atenção em Le Mans, mas o nosso sistema combinado  gasolina/eléctrico é uma peça de engenharia fantástica. A Nissan irá tornar-se no primeiro grande construtor a utilizar um motor de três cilindros numa competição internacional de topo. As lições aprendidas com o desenvolvimento deste motor serão vistas nos carros do amanhã da Nissan. O nosso objectivo passa por escrever novos standards de eficiência em todos os aspectos — motorização, aerodinâmica, comportamento em estrada. 

A Nissan tem também trabalhado em estreita colaboração com a petrolífera Total que tem desenvolvido lubrificantes específicos para reduzir a fricção dentro do motor e em todos os componentes do motor.

Nos próximos quatro meses, o Nissan ZEOD RC irá dar início a um extenso programa de testes com vista à sua participação no âmbito da 'Garage 56', destinada a carros experimentais com novas tecnologias, nas 24 Horas de Le Mans. No comunicado, a Nissan sublinha que as lições retiradas deste projecto irão contribuir para o desenvolvimento do futuro projecto LMP1 para 2015.

YouTube Preview Image

Fonte: Comunicado de imprensa da Nissan