Le Mans | Notícias | WEC

24 Horas de Le Mans

Nissan apresenta ZEOD RC durante as 6 Horas de Fuji (video)

por Hugo Ribeiro, 19 de Outubro de 2013 2 Comentários

© Nismo

A Nissan aproveitou a presença do Campeonato Mundial de Resistência no Japão, em Fuji, para apresentar publicamente o protótipo ZEOD RC com o qual irá participar nas 24 Horas de Le Mans, na "Garagem 56" — o convite endereçado a projectos de relevante inovação tecnológica. A Nissan vai colocar o protótipo em exposição no paddock, após da divulgação à imprensa no QG da Divisão de Alto Desempenho da Nismo em Yokohama, mas antes disso haverá umas voltas ao circuito de Fuji.

A Nissan apresentou publicamente o protótipo que irá fazer rodar nas 24 Horas de Le Mans, e que serve de ponta de lança do Projecto LMP1 previsto para 2015. O ZEOD (Zero Emissions on Demand ou Emissões Zero a Pedido) RC , que tem como base o projecto DeltaWing desenvolvido pelo agora Director para a Inovação Desportiva da Nissan, Ben Bowlby (com a Nissan e a DeltaWing Racing Cars em tribunal a disputar os direitos de copyright sobre o protótipo) pretende ser o primeiro protótipo a cumprir uma volta completa a Le Mans em modo 100% eléctrico.

Apesar de toda a especulação inicial, na verdade o ZEOD acabar por ser apenas uma diferente abordagem aos sistemas de propulsão híbridos, que combina motor de combustão interna com sistemas de recuperação de energia, aquela que actualmente Audi e Toyota utilizam, e que a Nissan já comercializa com o Nissan LEAF desde... 2009, pese embora toda a evolução que a tecnologia tem vindo a sofrer desde então.

“O Nissan ZEOD RC utiliza tecnologia por nós adquirida através do desenvolvimento do Nissan LEAF Nismo RC, o primeiro carro de competição eléctrico baseado num veiculo de produção em massa com zero emissões, de onde o sistema de gestão de energia, e o eficiente sistema de recuperação de energia do LEAF RC, apropriados para competição, são dois exemplos. Acreditamos que essas tecnologias são dois passos importantes no caminho da utilização de carros eléctricos em competição,” afirmou Shoichi Miyatani, Presidente da Nismo.

YouTube Preview Image

“Este fim-de-semana representa um importante marco na nossa jornada com o Nissan ZEOD RC até Le Mans. O nosso objectivo é levantar o véu para que os fãs possam ver a tecnologia inovadora que a Nissan se encontra a desenvolver. Não podíamos idealizar melhor momento do que a prova de Fuji do WEC para a primeira aparição pública do ZEOD RC. Interrompemos o nosso intensivo programa de testes no Reino Unido para trazer o carro até ao Japão e o mostrar aos fãs japoneses. O nosso agradecimento ao ACO por nos terem convidado para a edição do próximo ano das 24 Horas de Le Mans, e pela oportunidade de mostrar o carro aqui no Japão.” acrescentou Darren Cox, Director Desportivo da Nissan.

YouTube Preview Image

 “O Nissan ZEOD RC irá utilizar tecnologia nunca antes vista em Le Mans e irá proporcionar uma experiência única para os fãs. Ver o carro descrever a recta de Mulsanna, a 200km/h, virtualmente em silêncio será algo verdadeiramente único. Desenvolver a tecnologia de baterias para incorporar num protótipo Le Mans é um desafio enorme, mas as lições aprendidas serão não só benéficas para o futuro programa LMP1, como também para o desenvolvimento de versões futuras do Nissan LEAF e outros veículos de estrada eléctricos,” conclui Ben Bowlby, Director para a Inovação Desportiva da Nissan

O projecto têm vindo a cumprir um extenso plano de testes no Reino Unido, incluindo já testes em pista, e neste momento, o piloto espanhol Lucas Ordóñez tem sido o único piloto de testes do ZEOD RC. Brevemente terá a companhia de Michael Krumm, que nesta madrugada fez o carro rodar no circuito de Fuji.

Fonte (citações): Comunicado de Imprensa da Nismo