Notícias | USCC
United SportsCar Championship
Muscle Milk e Starworks ausentes em Long Beach e Laguna Seca
por Andrew Remedios, 29 de Março de 2014 Sem Comentários

© IMSA
A Muscle Milk Pickett Racing e a Starworks Motorsport anunciaram esta semana que estariam ausentes nas próximas duas provas, em Long Beach e Laguna Seca.
Muscle Milk fica de fora para continuar preparação do Oreca e avaliar o BoP
O ORECA Nissan de Muscle Milk irá concentrar os seus esforços nos próximos dois meses em testes de fiabilidade e desempenho, regressando para a prova de Detroit. A equipa teve apenas cinco semanas de preparação com o carro antes de Daytona e, juntando a isso, uma nova categoria de protótipos (a equipa tinha apenas corrido em P1 até então) e os pneus Continental, uma marca nova tanto para a equipa como para a ORECA 03 Nissan LMP2.
Embora tivessem terminado a prova de Daytona sem problemas de maior, em Sebring a história foi outra, tendo havido com percalços que levaram à desistência. O dono de equipa Greg Pickett refere que “nunca é uma decisão fácil faltar à uma prova. Tivemos um problema em Sebring com a direcção assistida que poderia ter tido efeitos na segurança e apesar de nada ter acontecido, queremos ter a certeza que não aconteça de novo.” Para além disto, Pickett acrescenta que “foi uma pré-época muito curta: recebemos o carro no final de Dezembro e estavamos a correr no final de Janeiro. A equipa trabalhou muito para podermos estar em Daytona e Sebring mas sentimos necessidade de dar um passo atrás para poder continuar a seguir em frente.”
Um dos pratos fortes para a equipa é o Balanço de Desempenho (Balance of Performance, ou BoP), cuja evolução querem analisar, desde Daytona a Laguna Seca. Pickett acrescenta que “embora tivessemos liderado algumas voltas em Sebring, o diferencial de velocidade entre os Daytona Prototypes e os P2 continua muito grande e quero ver o que a IMSA vai fazer ao longo das próximas corridas, especialmente em pistas que devem favorecer os P2. Participamos no campeonato para sermos competitivos e sabemos que temos os pilotos e o carro para isso, mas grande parte dessa competitividade advém do balanço de desempenho e não podes lutar por vitórias se não estiverem todos ao mesmo nível.”
Starworks foca-se na PC enquanto Honda desenvolve motor DP
A Starworks Motorsport enfrentava uma situação semelhante com o novo motor Honda DP, que só esteve disponível em Sebring. Segundo avançou o site americano RACER.com, depois duma prova decepcionante e com uma longa lista de melhorias a fazer, o projecto DP foi encostado pelo menos até Detroit.
Em declarações à RACER.com, o dono da Starworks, Peter Baron menciona que “é uma proposta difícil enfiar um motor bi-turbo num Daytona Prototype e esperar que tudo funciona logo.” Baron acrescenta ainda que “uma das áreas problemáticas é o local da conduta para os intercoolers nas portas, que foram definidos antes de eles terem abertos os louvers, e isso reduziu muito a quantidade de ar que alimenta os intercoolers – que aumenta a temperatura do ar que chega ao motor, e com a competitividade destes carros, não se pode abdicar de nada.”
A refrigeração do motor e manter o pico de potência foi um problema constante nos testes e em Sebring. O fluxo do ar é um problema grave para o qual a Starworks e Honda terão que encontrar uma solução, frisando Baron que “em Sebring debatemo-nos com temperaturas ambiente de mais de 20 graus; imagina o que seria durante o verão quando estamos próximos dos 40 graus.” Para tal, Baron acrescenta que “a Honda irá enviar a Wirth Research para fazer uma avaliação completa para ver o que é preciso. Vão fazer um teste de fiabilidade completa do motor para ver o que tem de ser modificado, alterado, ou se alguma peça nova dianteira ou traseira é necessária para ajudar na refrigeração.”
Com isto tudo por fazer, o momento de regresso não está definido, mas Baron espera volta em Watkins Glen, sendo Detroit uma possibilidade se houver patrocínio. O programa PC continua inalterada e os dois carros estarão presentes em Laguna Seca.
Fontes: comunicado de imprensa da Muscle Milk Pickett Racing e RACER.com
Artigos Relacionados
- Action Express Racing vence em Detroit… mas não o #5 de João Barbosa
- Falken Tire termina programa GTLM no final de 2015
- Bentley interessada em Daytona e no United Sportscar Championship
- IMSA apresenta às equipas planos para as classes PC e GTD
- ESM, Krohn e Aston Martin abandonam restante temporada do NAEC
- Westbrook e Valiante vencem em Laguna Seca e ‘roubam’ liderança do Campeonato a João Barbosa
- Wayne Taylor Racing volta a vencer e Barbosa termina em quinto
- As últimas novidades do Regulamento LMP2 de 2017
- Visão 2020: Entrevista com Scott Atherton, Presidente da IMSA
- Barbosa regressa às vitórias com um grande desempenho da equipa Action Express Racing
- DeltaWing apresenta novo projecto GT
- IMSA e ACO estendem parceria até 2020