Le Mans | Notícias | WEC

24 Horas de Le Mans

Motor Subaru LMP: verdade ou mais uma das aventuras de Al Solaroli?

por Hugo Ribeiro, 17 de Novembro de 2013 Sem Comentários

Fonte: Racecar Engineering

Fonte: Racecar Engineering

A reconhecida revista Racecar Engineering revelou esta semana o lançamento de um novo motor LMP1: o eLMP R, um motor revolucionário com base no novo motor Subaru FA20DIT, utilizando tecnologia "Pseudo Adiabatic". Por detrás deste projecto está uma desconhecida empresa de nome RTU (Revolutionary Technologies United), e por detrás desta, um nome bem conhecido... Al Solaroli! Lembram-se dele?

thaw_64072 - version 2Em 2007, o Porsche RS Spyder era o "brinquedo" que meio mundo queria ter no ALMS. Para além da equipa semi-oficial da Penske, apenas a Dyson Racing havia conseguido deitar as mãos aos ultra-competitivos LMP2. No início da temporada de 2007, após as 12 Horas de Sebring, uma outra equipa, totalmente desconhecida, apresentava o seu projecto: dois Porsche RS Spyder, um Porsche 997 RSR GT3, um orçamento de 50 milhões de dólares para começar, promessas de construção de um centro de competição com mais de 500 funcionários, pilotos com pedigree "F1"... e a ainda promessa extra de que esta equipa tinha muito mais para oferecer à Porsche do que o próprio Roger Penske!

E o que tem esta história a ver com o motor Subaru/RTU? A equipa chamava-se CET Solaroli, e à frente desta estava Alberto 'Al' Solaroli. O que se seguiu foi uma fraude monumental: a equipa ainda chegaria a apresentar um Porsche RS Spyder com as suas cores  e, supostamente, ainda terá realizado os primeiros pagamentos devidos à Porsche, mas depois... desapareceu. A história é longa e complicada, e sobre ela recomendamos a leitura de um artigo em três partes de Tom Kjos no site Last Turn ClubHouse, mas, curiosamente, no mesmo dia em que o motor era revelado na Alemanha, nos EUA esta tinha mais um capítulo... com uma ordem de prisão a ser emitida por um tribunal americano.

Fonte: Racecar Engineering

Fonte: Racecar Engineering

O que a RTU afirma que tem para oferecer, e já oferece, e entre o que a CET (Combustion Engine Technology) afirmava oferecer e supostamente oferecia, é praticamente o mesmo. Até as logomarcas da RTU e da CET são semelhantes... pelo que aqui há gato, não com o rabo à mostra, mas com tudo bem escancarado.

Quanto ao motor, o eLMP R tem como base o Subaru FA20DIT, um motor de 1.6 litros turbo, equipada com a famosa e comprovada (sem que ninguém saiba verdadeiramente onde) tecnologia pseudo adiabaticb - cuja patente pertence a Al Solaroli - e que alegadamente aumenta exponencialmente a eficiência energética com menor recurso a arrefecimento. A ser verdade, parece evidente que será extremamente competitivo de acordo com as regras para 2014 no Mundial de Resistência.

Haverá algum fundo de verdade neste projecto? Uma notícia saída numa revista conceituada como a Racecar Engineering é sempre vista como credível, mas num projecto onde o nome Solaroli está envolvido, que a Racecar Engineering diz apenas ter um "passado interessante", recomenda-se "cuidados e caldos de galinha"...

Fontes: Racecar EngineeringPlanet Le Mans e Last Turn ClubHouse