Notícias | WEC

World Endurance Championship

Millenium Racing não irá a Silverstone

por Hugo Ribeiro, 15 de Abril de 2014 Um Comentário

© Circuito Magny-Cours

Ontem diziamos que havia vários projectos desportivos no ELMS e no WEC em risco devido às sanções económicas impostas pela União Europeia e pelos EUA à Russia devido à crise política na Ucrânia. Hoje, movimentações que aparentam não estar relacionadas com esta situação, obrigaram a Millenium Racing a desistir da prova de Silverstone. O panorama LMP2 já não era brilhante, agora é apenas confrangedor...

Um problema não especificado impediu a Millenium Racing de aceder aos fundos oriundos do seu investidor: a OMD. Segundo o comunicado de imprensa emitido hoje, a conta na qual a OMD depositou os fundos para o programa desportivo Millenium Racing terá sido bloqueada, tendo a OMD interposto uma acção junto do Tribunal Internacional de Justiça em Haia. O mesmo comunicado fala em "manobras políticas iniciadas por algumas instituições internacionais de forma a bloquear as acções da OMD." Entretanto o Banco Mundial recebeu já indicações para desbloquear as contas da OMD, mas a situação só será normalizada nos próximos dias.

Este caso parece ser independente do que actualmente vivem as instituições bancárias russas, que muito certamente irá reflectir-se mais cedo ou mais tarde na SMP Racing e não só, dado que falamos de capitais com origem (ao que tudo leva a crer) nos Emiratos Arabes Unidos.

Bertrand Vallois, Director-Geral da OMD: “A OMD irá ser capaz de honrar todos os seus compromissos nos próximos dias, incluindo o programa Millenium que deverá arrancar de acordo com os planos. Este programa é muito importante para os nossos futuros desenvolvimentos e estamos ansiosos pelos próximos passos.”

Simon Dowson, Team Principal da Millennium Racing: “Estamos devastados por perder a primeira prova do campeonato. A equipa trabalhou arduamente ao longo do inverno mas teremos de esperar por Spa para mostrar a nossa performance. O nosso programa tem sido sempre baseado numa parceria de longo prazo e, apesar da nossa desilusão por falhar Silverstone, temos de nos manter positivos em relação aos nossos planos futuros. Quero agradecer a todos os nossos parceiros e ao FIA WEC pelo seu apoio ao longo dos últimos difíceis meses. Não poderia pedir mais.”

Fonte: Comunicado de Imprensa da Millenium Racing