ELMS | Notícias | Portugueses

ELMS / 4H do Estoril: Rescaldo

Miguel Faisca e as 4 Horas do Estoril: “Estou satisfeito, mas gostava de ter sido ainda mais rápido.”

por Press Release, 19 de Outubro de 2014 2 Comentários

© Nissan Portugal

A brilhante actuação de Miguel Faísca e o título conquistado pelos motores Nissan marcaram as 4 Horas do Estoril, a derradeira prova do calendário do European Le Mans Series. Na prova de estreia no Circuito do Estoril e aos comandos de um protótipo de Le Mans, o português terminou a corrida na 7ª posição. Uma rara demonstração de talento e de maturidade do jovem piloto, que disputou apenas a 7ª corrida da carreira e há 13 meses “só” realizava corridas virtuais na PlayStation.

Para Miguel Faísca, mais do que o resultado, fica a satisfação de ter cumprido dois turnos consecutivos em que chegou a ser o mais rápido em pista. Depois de 1h30m aos comandos do Zytek-Nissan, o campeão europeu da GT Academy’2013 admitiu: “Estou satisfeito, mas gostava de ter sido ainda mais rápido. Eu sei que era a minha estreia, que tenho pouca experiência, mas tenho de ser ambicioso se quero chegar longe na carreira. No entanto, claro que estou satisfeito. Aprendi bastante e graças à Nissan vivi uma experiência fantástica, frente a milhares de portugueses. O apoio ao longo da prova foi fantástico e até nas redes sociais foram muitas as manifestações de apoio que me sensibilizaram”.

Para Miguel Faísca, as maiores dificuldades do fim-de-semana foram “as ultrapassagens aos concorrentes mais lentos e as travagens para curvas como a ‘parabólica interior’ e a ‘orelha’, onde ainda tenho muito para evoluir”. Quanto à adaptação ao Zytek-Nissan, o jovem piloto assume que “esperava que fosse mais difícil. Nas curvas rápidas penso que até já estou ao nível dos melhores e isso foi o que mais me surpreendeu. Face ao Nissan GT-R GT3 que pilotei anteriormente, considero este protótipo mais fácil de pilotar”.

“Gostava de agradecer e dar os parabéns à organização da prova e à Nissan Portugal pelo fantástico trabalho de envolvimento dos fãs do desporto automóvel. Sem dúvida que as 4 Horas do Estoril passam a ser uma referência em termos de promoção deste tipo de eventos. O Miguel Faísca ultrapassou as minhas expectativas e surpreendeu-me muito pela rapidez e maturidade. Pelo andamento demonstrado, vai ser para nós Nissan uma ‘dor de cabeça’ para a próxima época”, sublinhou Darren Cox, Director Geral de marca, Marketing e vendas, NISMO.

As 4 Horas do Estoril foram a derradeira prova do calendário do European Le Mans Series. Uma jornada que decidiu o título a favor dos motores Nissan com a equipa Signatech-Alpine e que confirmou o talento de Miguel Faísca. Na estreia num protótipo de Le Mans e, em corridas em Portugal, o português (juntamente com o americano Matt McMurry e o inglês James Fletcher) foi o 7º classificado.

Como faz questão de sublinhar Guillaume Pelletreau, Director-geral da Nissan Iberia Portugal “temos imenso orgulho em apoiar o Miguel Faísca. Ele está de parabéns pela corrida que efectuou e pelo que evoluiu ao longo do fim-de-semana. Por outro lado, os milhares de pessoas que se deslocaram ao Estoril e a elevada participação nas iniciativas da Nissan – com mais de 200 testes realizados durante o fim-de-semana – demonstram que, em Portugal, a paixão pelos automóveis e o desporto motorizado continuam a ser muito fortes”.

Fonte: Comunicado de Imprensa da Nissan Portugal