GT / Protótipos | Notícias

24 Horas de Nurburgring

Medidas de segurança anunciadas e suspensões levantadas em Nurburgring-Nordschleife

por Andrew Remedios, 8 de Abril de 2015 Sem Comentários

© VLN

Na passada terça feira o Deutscher Motor Sport Bund (DMSB) anunciou uma série de medidas de curto prazo com efeitos imediatos nas competições e eventos que decorrem no Nurburgring-Nordschleife e que lhe permitiu levantar a suspensão provisória às categorias anteriormente alvos dessa medida, nomeadamente dos GT3. A decisão chega a tempo de assegurar a participação destas categorias na prova de qualificação para as 24 horas de Nurburgring, que decorre este fim-de-semana.

As medidas foram anunciadas após uma reunião em Frankfurt com peritos de segurança e de tecnologia da DMSB, condutores profissionais e amadores experientes, representantes das marcas, os operadores do circuito e representantes do campeonato VLN e das 24 horas de Nurburgring, enquanto que as investigações do inquérito policial continuam e o DMSB espere para iniciar as suas próprias investigações sobre o sucedido. Foi Hans-Joachim Stuck, antigo piloto e actual presidente do DMSB que explicou as 3 medidas num comunicado de imprensa publicado no site da organização: um limite de velocidade é imposto em certas secções do Nordschleife, uma redução de potência em 5% e uma limitação de acesso dos espectadores a algumas zonas do circuito.

Em relação à imposição do limite de velocidade, haverá um de 200 km/h em Flugplatz (local do acidente), Schwedenfreuz e Antiniusbuche, e outro de 250 km/h no Döttinger Hohe, a recta mais longa do circuito e que traz os carros de regresso à pista GP. De acordo com Stuck, as zonas serão delimitadas com bandeiras amarelas e o controlo de velocidade será feita através dos GPS, equipamento já utilizado nas provas para localizar os carros em pista. Estão proíbidas travagens bruscas nestas zonas, sendo previstas pesadas sanções em caso de violação destes limites e destas regras. Esta regra se assemelha ao “Code 60” introduzidas por Creventic nas 24 horas de Dubai, e já adoptadas em Le Mans e em Nurburgring, mas neste cato, com aplicação generalizada.

Para a redução de potência não foi mencionado que categorias seriam abrangidas por esta medida mas presume-se que as categorias suspensas serão candidatos obrigatórios (salvo, eventualmente, os GT4).

Finalmente, o acesso de espectadores será restringido nalgumas áreas de Flugplatz, Schwedenfreuz, Metzgesfeld e Pflanzgarten de modo a permitir efectuar as modificações necessárias nestas zonas para garantir a segurança de todos.

Como referimos anteriormente, as categorias SP7, SP8, SP9, SP10-GT4, SP-Pro e SP-X tinham sido suspensos provisoriamente no dia seguinte à prova e depois foi a vez da SP8T, os GT da H4, Cup2 (carros Porsche Carrera Cup), E1-XP1, E1-XP2 e EX1-XP Hybrid. A suspensão dos GT4 (SP10) tinha sido levantada já há alguns dias e agora chegou a vez do resto com este pacote de medidas.

Stuck assegurou que estas medidas foram acordados entre todos os presentes na reunião de Frankfurt para permitir o regresso às competições das categorias enquanto que o DMSB irá estabelecer um comité de peritos que irão discutir e propor medidas de médio e longo prazo, podendo até haver alterações significativas aos regulamentos técnicos e desportivos do VLN e das 24 horas de Nurburgring.

As provas no Nurburgring-Nordschleife voltam este fim-de-semana com a já referida prova de qualificação para as 24 horas de Nurburgring, estreada no ano passado, e onde deverá marcar presença Pedro Lamy na equipa oficial da Aston Martin num Vantage GT3 na categoria SP9. Será o primeiro teste das medidas implementadas e o início de uma nova etapa, mais sombria, no Inferno Verde.

Fonte: comunicado de imprensa do DMSB