Le Mans | Notícias | WEC

World Endurance Championship

Lotus LMP dá a cara em Le Mans

por Hugo Ribeiro, 12 de Junho de 2014 Sem Comentários

© Lotus LMP

Depois de um enorme muro de silêncio, onde só foi possível conhecer pormenores do projecto a muito custo, a Lotus/Kodewa foi a Le Mans dar a cara e mostrar o Lotus P1/01 (a designação T129 foi abandonada...) AER. Toda a equipa e os pilotos estiveram presentes, e ficou a promessa de que o protótipo irá estrear em Austin.

O caminho para aqui chegar não foi fácil. Aliás, o novo Lotus LMP1 — rebaptizado Lotus P1/01, tendo inicialmente sido anunciada a designação Lotus T129 — só aqui chegou para mostrar que existe, praticamente. O projecto tem sofrido bastantes dissabores, a começar pela motorização que ainda é apontada pelos responsáveis como a grande razão pelo atraso de todo o projecto. O carro inicialmente iria utilizar um motor baseado no motor Audi DTM, mas a empresa encarregue do desenvolvimento desta motorização acabaria por falhar todos os prazos, mostrando-se mesmo incapaz de arrancar com o projecto. A seguir veio um nunca confirmado, mas muito falado, falhanço no primeiro crash-test.

Depois de muita tinta (e bytes) ter corrido sobre o projecto, sobretudo porque da Lotus LMP as informações eram escassas ou simplesmente nulas, é já um passo em frente ver que o protótipo realmente existe. Christijan Albers, Christophe Bouchut e Pierre Kaffer, que serão os pilotos do Lotus P1/01 AER, levantaram o véu.

“É muito recompensador ver tantos apoiantes e fãs da equipa aqui em Le Mans,” afirmou Boris Bermes, Director de Operações da Lotus LMP. “É muito difícil estar aqui e não competir. Eles fizeram tudo o que puderam para cumprir o prazo para a homologação, mas agora estamos focados nos testes antes da prova em Austin. Estou ansioso por mostrar aos nossos fãs e aos nossos rivais o que o carro consegue fazer, num futuro muito próximo”

A equipa deverá inciar brevemente um programa de testes com vista às 6 Horas do Circuito das Américas, em Austin no EUA, quarta prova do Mundial de Resistência (WEC) que terá lugar a 20 de Setembro.

Fonte: Comunicado de Imprensa da Lotus LMP