Notícias | USCC | WEC
World Endurance Championship
Level 5 Motorsports com olho no Mundial de Resistência e na classe LMP1
por Hugo Ribeiro, 27 de Outubro de 2013 Sem Comentários
Depois de ter alinhado no Intercontinental Le Mans Cup em 2011, o campeonato que antecedeu o renovado Campeonato do Mundo de Resistência, a Level 5 Motorsport poderá regressar em 2014 com um novo projecto para a classe LMP1.
Quanto se esperava que a Level 5 Motorsports fosse uma das equipas a alinhar com dois LMP2 no novo United SportsCar Championhip (USCC), eis que em declarações ao site americano Racer.com, David Stone — Team Manager da Level 5 — confirmou que a equipa do gentleman-driver Scott Tucker tem outros planos em mente: em cima da mesa, um regresso ao palco mundial na classe LMP1. O caminho que a IMSA está a desenhar para a classe unificada DP/LMP2 prevista para o USCC “não se enquadra na nossa agenda,” afirma Stone.
O ALMS têm feito valer o principio Pro-Am da classe, previsto pelo ACO para Le Mans e para o WEC, mas o novo USCC está claramente apostado em não impor limites na sua classe de Protótipos, abrindo às portas a alinhamentos 100% profissionais. Para equipas como a Level 5, as hipóteses de vitória serão bem mais reduzidas, segundo Stone, o que obriga a equipa a repensar o seu programa desportivo após ter vencido por três vezes o Título LMP2 ALMS.
Para além de uma eventual passagem para a classe PC, para a qual a equipa adquiriu três chassis, mas que poderá ficar posta de parte dado o limite (10) de inscrições imposto no USCC pela IMSA, Stone confirmou que um regresso ao palco mundial está em cima da mesa com um projecto para a classe LMP1, junto das equipas privadas. Sobre o USCC, Stone afirma mesmo que o melhor seria o campeonato desenvolver uma especificação de protótipos que fosse aceite globalmente junto do ACO — e há conversações nesse sentido para que os DP sejam aceites em Le Mans — que permitissem a equipas como a Level 5 poderem utilizar o mesmo carro nos EUA e em Le Mans, mas tal não deverá acontecer nos próximos três anos segundo Stone.
(ndr.: na imagem o piloto português João Barbosa ao volante do HPD ARX-01g da Level 5 nas 6 Horas de Imola)
Fonte: Racer.com
Artigos Relacionados
- Pedro Lamy: “Fica sempre um sabor amargo, mas as corridas são assim”
- Toda a Informação sobre as 24H Le Mans 2015: A antevisão da LMP1
- Silverstone e Spa Francorchamps, as casas antes da partida
- Pedro Lamy nas 24 Horas de Le Mans: “daremos o máximo para conquistar a vitória”
- Tiago Monteiro nas 24 Horas de Le Mans: “O meu objetivo passa por conseguir chegar ao final da corrida”
- Toda a Informação sobre as 24H Le Mans 2015
- Filipe Albuquerque e as 24 Horas de Le Mans: “Temos condições para ganhar!”
- Toyota com nova motorização em 2016?
- Aston Martin Racing revela o seu ‘Art Car’ para Le Mans
- Toda a Informação sobre as 24H Le Mans 2015: O programa Eurosport Portugal (Transmissão TV)
- Pneu encurta teste em Le Mans para Tiago Monteiro
- Filipe Albuquerque preparado para as 24h de Le Mans depois dos testes oficiais