Le Mans | Notícias | WEC
World Endurance Championship
Judd confirma desenvolvimento de motor LMP1 para 2014
por Hugo Ribeiro, 9 de Outubro de 2013 Sem Comentários

© Engine Developments Ltd.
Como já aqui havíamos referido, esperava-se algum tipo de revelação por parte da Engine Developments Ltd em relação ao seu envolvimento na endurance como fornecedor de motores, revelação essa que surgiu na segunda-feira passada em forma de um novo motor V8 para a classe LMP1.
A Engine Developments Ltd (Judd) anunciou esta segunda-feira que se encontra a desenvolver um novo motor LMP1 para as equipas privadas que competirem no Campeonato Mundial de Resistência (WEC). O DB 4.4L V8 é um motor de combustão pobre, derivado de uma plataforma V8 existente, mas ainda não identificada, que a Judd pensa providenciar uma boa combinação de potência e economia de combustível, tal como os regulamentos para 2014 prevêem.
O motor tem estado em testes desde Julho, sensivelmente na altura em que os primeiros rumores começaram a surgir, e segundo a Judd, já completou um extenso programa de testes no dinamómetro. Injecção Directa, drive-by-wire e sistemas de controle electrónico do motor a este associados estão agora a ser avaliados e refinados, seguindo-se mais testes no dinamómetro no próximo mês. Mais pormenores relativos ao novo motor serão revelados em tempo oportuno, mas a Judd espera que o motor possa fazer os primeiros testes em pista no início do ano.
“Após longas conversações com vários fabricantes de chassis e trabalho de simulação, optamos pelo caminho do V8 naturalmente aspirado como a forma mais sensível e financeiramente eficiente de providenciar um motor fiável e competitivo a equipas cliente a partir de 2014 ”, explica John Judd, Director da Engine Developments. “Tornou-se claro como resultado do nosso trabalho, e dessas conversações, que o V8 N/A é a configuração certa. Em certos pormenores, o nosso V10 poderia ser uma proposta atractiva mas, entre outras considerações, sentiu-se que esta opção não era a ideal com a redução do peso mínimo dos LMP1 para 2014. Ao escolhermos o V8, ficamos satisfeitos por ver o nosso trabalho de simulação confirmado.”
“Estamos muito satisfeitos com a performance do motor até ao momento, e temos atingido todas as nossas metas. Temos uma quantidade significativa de trabalho de desenvolvimento ainda pela frente, mas os testes até ao momento estão a correr muito bem e os resultados preliminares são muito encorajadores”.
Fonte: Comunicado de Imprensa da Engine Developments Ltd
Artigos Relacionados
- Pedro Lamy: “Fica sempre um sabor amargo, mas as corridas são assim”
- Toda a Informação sobre as 24H Le Mans 2015: A antevisão da LMP1
- Silverstone e Spa Francorchamps, as casas antes da partida
- Pedro Lamy nas 24 Horas de Le Mans: “daremos o máximo para conquistar a vitória”
- Tiago Monteiro nas 24 Horas de Le Mans: “O meu objetivo passa por conseguir chegar ao final da corrida”
- Toda a Informação sobre as 24H Le Mans 2015
- Filipe Albuquerque e as 24 Horas de Le Mans: “Temos condições para ganhar!”
- Toyota com nova motorização em 2016?
- Aston Martin Racing revela o seu ‘Art Car’ para Le Mans
- Toda a Informação sobre as 24H Le Mans 2015: O programa Eurosport Portugal (Transmissão TV)
- Pneu encurta teste em Le Mans para Tiago Monteiro
- Filipe Albuquerque preparado para as 24h de Le Mans depois dos testes oficiais