ELMS | Notícias | Portugueses

European Le Mans Series

JOTA Sport confirma Filipe Albuquerque para a temporada 2015

por Hugo Ribeiro, 19 de Fevereiro de 2015 Sem Comentários

© DPPI

Estavam à espera de outra coisa? Como se previa, a Jota Sport confirmou o piloto português Filipe Albuquerque para mais uma temporada ELMS. O piloto oficial Audi junta-se de novo a Simon Dolan com o claro objectivo de conquistar o que em 2014 foi perdido por uma nesga: o título!

A equipa inglesa Jota Sport confirmou ontem o seu segundo piloto para a temporada 2015 do European Le Mans Series. E, como se esperava, trata-se do piloto português Filipe Albuquerque. A equipa mantém assim a dupla de pilotos de em 2014 foi uma das principais animadoras da temporada, tendo perdido o título por apenas quatro pontos. Para este ano o objectivo é claro: a conquista do título LMP2 do Campeonato Europeu. A JOTA Sport irá utilizar a versão revista do Zytek Z11SN: o agora apelidado Gibson 015S Nissan.

“Estou muito feliz por estar de regresso à JOTA Sport em 2015, em complemento do meu programa de fábrica com a Audi. Após a última temporada, já conheço muito bem a equipa JOTA, o que será uma enorme ajuda logo na prova de abertura. Estou encantado com este regresso após ter perdido o título por pouco com o Simon Dolan e o Harry Tincknell. A cada ano que passa o campeonato está mais competitivo e penso que 2015 será ainda mais duro, em termos de carros e pilotos, pois as equipas estão a elevar a fasquia, mas estou certo que nós, como equipa, estaremos ainda mais fortes. Olhando especificamente para as regras do campeonato, e os tempos de condução dos pilotos, estou muito satisfeito por os organizadores terem tomado medidas e alterado o tempo obrigatório para pilotos Prata/Bronze.

Correr no ELMS no ano passado foi perfeito, e definitivamente ajudou-me a entrar no ritmo mais depressa no meu programa Audi LMP1. Aprendi imensas coisas, incluindo como lidar com as situações de tráfego. Competir no ELMS dá-me a oportunidade de correr em casa, no Estoril, o que é sempre especial. No ano passado, os organizadores portugueses e o público criaram um ambiente espetacular. Foi um dia perfeito para o automobilismo em Portugal e para o ELMS, apesar de termos perdido o título,” afirmou Filipe Albuquerque.

Sobre os recentes testes Dunlop no Estoril, Albuquerque acrescentou ter tido “algum azar com o tempo nos testes Dunlop no Estoril este mês. Choveu a maior parte dos dois dias de testes e só conseguimos fazer alguma voltas em pista seca. Há grande potencial no revisto Gibson, mas há também ainda muito trabalho a ser feito.”

Sam Hignett, co-proprietário da JOTA Group: “A JOTA Sport teve um ano de 2014 extraordinariamente bem sucedido, vencendo as 24 Horas de Le Mans e perdendo por muito pouco o título ELMS. Em Le Mans, o Simon Dolan, o Harry Tincknell e o Marc Gené, e mais tarde o Oliver Turvey, fizeram um trabalho fantástico, enquanto o Filipe Albuquerque se juntou ao Simon e ao Harry para o ELMS. Os três fizeram-nos muito orgulhosos perdendo o título na derradeira corrida, algo que planeamos não fazer em 2015. Estou muito feliz por ter o Filipe de volta para o ELMS e agradeço imenso à Audi Sport por permitir que ele junte o nosso ao seu programa de resistência. Obviamente o Harry seguiu em frente, passando para o programa LMP1 da Nissan, e todos na JOTA estão muito entusiasmados por ele.

Isso deixa-nos no entanto uma vaga por preencher e esperamos anunciar o nosso terceiro piloto para o ELMS no próximo mês. Entretanto, estamos a trabalhar afincadamente em preencher o lugar também vago para as 24 Horas de Le Mans.”

Fonte: Comunicado de Imprensa da JOTA Sport