Le Mans | Notícias | Portugueses

24 Horas de Le Mans

João Barbosa regressa a Le Mans com a Krohn Racing

por Hugo Ribeiro, 7 de Maio de 2015 2 Comentários

© IMSA

O piloto português João Barbosa irá juntar-se a Rui Águas, Pedro Lamy e Filipe Albuquerque nas 24 Horas de Le Mans. Depois da última participação ter resultado num 3º lugar na classe LMP2, Barbosa regressa à mesma classe num Ligier JS P2 Judd da equipa norte-americana Krohn Racing.

João Barbosa está de regresso a Le Mans! O piloto campeão norte-americano de Resistência (NAEC) e do United SportsCar Championship (USCC) foi confirmado hoje de madrugada (em Portugal) como terceiro piloto da Krohn Racing, equipa norte-americana que colocará em pista um Ligier JS P2 Judd da classe LMP2 e que tem como restantes pilotos o piloto/dono da equipa Tracy W. Krohn e o seu companheiro de equipa de longa data Nic Jonsson. Krohn e Jonsson alinharão pela décima vez em conjunto em Le Mans (correm juntos há 11 anos), mas pela primeira vez não estarão ao volante de um GT/GTE. A equipa tem como melhores resultados um 2º lugar à classe em 2007, e dois 3ºs lugares em 2009 e 2012. Em 2014 a equipa não foi além do 10º lugar entre os GTE Am.

João Barbosa foi durante longos anos um habitué em Le Mans, e esta será a sua oitava aventura na grande clássica. Presente sem qualquer interrupção entre 2004 e 2009, seria em 2011 que o piloto natural do Porto obteria o seu melhor resultado em Le Mans com um 3º lugar à classe (em 2007 ficaria no 4º lugar à geral, a sua melhor classificação) — prova bem na memória do Le Mans Portugal que assistiu a este excelente resultado bem de perto, no paddock de Le Mans, quando acompanhavamos por dentro a participação da ASM Team na classe LMP1. Actualmente totalmente focado na competição nos EUA, onde em 2014 conquistou o título de campeão do USCC e do NAEC, e onde leva já duas vitórias à geral nas 24 Horas de Daytona e cinco pódios e uma vitória à classe, Barbosa respondeu afirmativamente ao convite da Krohn Racing — que por sua vez mudou-se de armas e bagagens para a Europa e para o ELMS —, convite esse que nasceu de uma conversa de Barbosa com o engenheiro da Krohn, a quem o piloto português confessou o quanto gostaria de regressar a Le Mans...

“Damos as boas vindas  ao João Barbosa ao seio da nossa equipa para as 24 Horas de Le Mans,” afirmou Tracy Krohn. “Como podem imaginar, nós tivemos imenso interesse de pilotos que queriam juntar-se a nós este ano em Le Mans no novo Ligier-Judd. É um pacote competitivo, e um passo em frente da equipa. Já demonstrá-mos imensa força num curto período de tempo, e esperamos fazer o mesmo em Le Mans. O João é uma grande reforço porque, embora ele nunca tenha pilotado o Ligier, tem experiência em Le Mans e é um feroz e habilidoso piloto e irá encaixar-se bem na nossa equipa. Ele não poderá juntar-se a nós no Teste Oficial, devido aos seus compromissos com a IMSA, com uma corrida de Detroit, mas nós sentimos que ele será capaz de se ambientar ao Ligier bem depressa durante a semana da corrida”.

“Estamos encantados por receber um piloto tão rápido e experiente como o João Barbosa na Krohn Racing para as 24 Horas de Le Mans,” afirmou o Team Manager Gary Holland. “A sua experiência e habilidade serão muito importantes em Le Mans, junto do Tracy e do Nic. Estamos a tentar construir sobre a forte exibição nas 12 Horas de Sebring e sobre o sólido arranque no ELMS em Silverstone. A classe LMP2 é extremamente competitiva, como tanto as corridas do WEC como as do ELMS já demonstraram até agora, no entanto pensamos ter as ferramentas certas para sermos bem sucedidos em Le Mans.”

Como não poderia deixar de ser, optámos por chegar directamente à fala com o piloto português...

© Action Express Racing

© Action Express Racing

Le Mans Portugal (LMP): Como surgiu este convite da equipa Krohn Racing?
João Barbosa (JB): O convite surgiu apenas esta terça-feira! Durante as 12H de Sebring eu falei com o engenheiro deles sobre o Ligier e sobre como gostaria de voltar a correr em Le Mans! Ele disse-me que poderia haver uma hipótese e fomos mantendo contacto!! Até que recebi a chamada e rapidamente chegámos a acordo.

LMP: Os teus mais recentes resultados em Daytona e no TUSCC tiveram alguma influência?
JB: Penso que todos os resultados têm influência! Demonstram que sou capaz de fazer um bom trabalho e que merecem a confiança da equipa!

LMP: Já há vários anos que não competes num LMP2. Sentes-te preparado? Tens alguma programa de testes preparado até Le Mans?
JB: Infelizmente, testes não vou ter devido aos meus compromissos com o TUSCC, e claro que estes são a minha prioridade! Mas isso também demostra bem a confiança que a equipa depositou em mim, pois o primeiro contacto que vou ter com ela e com o carro vai ser durante o fim de semana da corrida! Normalmente corro contra este chassis, pelo que vou ter uma boa oportunidade para ver o quanto é realmente bom!

LMP: Já não competias em Le Mans desde 2011, onde terminaste na 3ª posição na classe LMP2. Ansioso com este regresso?
JB: Claro que sim! É sempre bom voltar a Le Mans! Penso que temos uma excelente equipa e combinação Ligier/Judd/Michelin para conseguirmos um bom resultado!

LMP: Quais são os teu objectivos para a edição deste ano? Até onde pensas que a equipa pode chegar?
JB: O objectivo da equipa é o pódio! Temos todas as condições para conseguirmos um excelente resultado! Um bom carro e uma boa equipa! Os P2 estão muito competitivos, mas penso que podemos ter um bom resultado.

Palmarés nas 24 Horas de Le Mans

Ano Equipa Comp. Equipa Chassis - Motor Cl. P.º C.º Cl.
2004 Rollcentre Racing Martin Short / Rob Barff Dallara SP1 Judd LMP1 DNF DNF
2005 Rollcentre Racing Martin Short / Vanina Ickx Dallara SP1 Judd LMP1 16.º 8.º
2006 Rollcentre Racing Martin Short / Stuart Moseley Radical SR9 Judd LMP2 20.º 5.º
2007 Rollcentre Racing Stuart Hall / Martin Short Pescarolo 01 Judd LMP1 4.º 4.º
2008 Rollcentre Racing Stéphan Grégoire / Vanina Ickx Pescarolo 01 Judd LMP1 11.º 10.º
2009 Pescarolo Sport Christophe Tinseau / Bruce Jouanny Pescarolo 01 Judd LMP1 8.º 8.º
2011 Level 5 Motorsports Scott Tucker / Christophe Bouchut Lola B08/80 HPD LMP2 10.º 3.º
2015 Krohn Racing Tracy Krohn / Nic Jonsson Ligier JS P2 Judd LMP2 ? ?

Fonte: Comunicado de Imprensa da Krohn Racing (citações de Tracy Krohn e Gary Holland)